Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

domingo, 18 de janeiro de 2009

Cessar-fogo é respeitado por Israel e pelo Hamas

Da Folha Online:
O cessar-fogo unilateral israelense na faixa de Gaza - em vigor desde as 22h deste sábado, no horário de Brasília) - foi respeitado durante toda a noite, declarou nesta manhã o exército de Israel, que permanece no local. "A situação é tranquila. Não houve lançamento de foguetes do Hamas contra o território israelense desde que o cessar-fogo entrou em vigor", disse um porta-voz do exército israelense.

O movimento islâmico radical reivindicou o lançamento de seis foguetes Grad, de alcance médio, contra o sul de Israel, em diferentes comunicados. No entanto, desde o horário em que o cessar-fogo entrou em vigor, os ataques cessaram.

Do outro lado, testemunhas palestinas confirmaram que os israelenses cessaram os ataques aéreos, de artilharia e blindados após 22 dias de combates. Algumas testemunhas palestinas, no entanto, relataram um breve tiroteio entre combatentes palestinos e soldados israelenses nas cercanias de Rafah, região sul da Faixa de Gaza. O incidente não foi confirmado pelo exército de Israel.

Cessar-fogo
O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, afirmou em anúncio à imprensa, na noite deste sábado, que o país cumpriu seus objetivos em Gaza enfraquecer o Hamas e interromper o lançamento de foguetes contra seu território e que, por isso, anunciava a trégua unilateral.

As forças terrestres israelenses, que entraram em Gaza no dia 03, devem permanecer por algum tempo na região, mas sem o objetivo de reocupar o território. O primeiro-ministro afirmou que o Hamas não faz parte da trégua. "É um acordo internacional do qual organizações terroristas como o Hamas não fazem parte", disse Olmert sobre a trégua unilateral. "Se eles continuarem a lançar foguetes seremos obrigados a dar mais um resposta justificada. [...] Eu não sugiro que outras organizações nos testem."

Nenhum comentário:

Postar um comentário