Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ministro nega pedido para cancelar eleição suplementar

Na tarde de hoje o ministro Arnaldo Versiani do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou pedido de Gefferson Almeida de Oliveira para cancelar a nova eleição marcada para o município de Japurá (AM) em 15 de fevereiro deste ano. A data foi definida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Gefferson teve o registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral para concorrer à prefeitura da cidade amazonense. Japurá, que tem 2.835 eleitores, teve a eleição de 5 de outubro de 2008 anulada pela Justiça Eleitoral porque o candidato eleito prefeito na ocasião foi considerado inelegível.

Na reclamação, Gefferson afirma que o Tribunal Regional do Amazonas desrespeitou decisão do TSE, tomada na Consulta 1657, do Piauí, ao fixar nova data para a eleição em Japurá, antes do trânsito em julgado do caso.O ministro Arnaldo Versiani destaca, em sua decisão, que reclamação só é cabível em duas hipóteses: para preservar a competência do TSE ou para garantir o cumprimento de suas decisões.

Segundo o ministro, no processo referente à marcação de novo pleito em Japurá “não se faz presente qualquer uma dessas hipóteses”.“Na verdade, busca-se por meio de reclamação, a pretexto de descumprimento, em tese, do julgamento proferido (pelo TSE) na Consulta nº 1657/PI, reformar decisão prolatada pelo TRE-AM que determinou a realização de novas eleições”, ressalta Arnaldo Versiani.Afirma ainda o ministro que reclamação não pode ser utilizada como “sucedâneo recursal”. (Fonte: site do TSE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário