Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

74% de processos parados na Justiça Estadual

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou nesta quinta-feira (19) que 74% dos processos que correm na Justiça Estadual ficaram parados durante o ano de 2007. O dado é preocupante já que esta instância é a que concentra o maior número de processos em toda a justiça brasileira, com um total de 54,8 milhões de ações em todo o país.
Até 2007, a Justiça Estadual já contava com 37 milhões de processos. E durante o ano passado, mais 17,5 milhões de ações chegaram aos tribunais.
- É um número preocupante. Especialmente porque são processos individuais. Precisamos fazer alguma coisa. É preciso trabalhar na desjudicialização -, alerta Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ.

As maiores taxas de congestionamento foram encontradas na justiça de Pernambuco, com 87,2%, e do Maranhão, com 86,9%. Os números são menores no Distrito Federal, com 44,5% de atrasos, e em Rondônia, com 32,3%.

Na Justiça Federal, o congestionamento foi de 58,1% dos processos.
- Estados, municípios e entidades precisam pensar m praticar Direito com a mínima intervenção judicial -, acrescentou Gilmar Mendes.
Somando a Justiça Estadual e Federal, são 11.626 juízes para julgar 61 milhões de processos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário