Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Sai o ranking da violência

São Brás é o bairro mais violento de Belém, segundo o balanço divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup). Foram 353 ocorrências na área somente de janeiro a novembro de 2009. O triste primeiro lugar foi conquistado a partir de uma equação que dividiu o número de registros policiais feitos na seccional da área pelo total de habitantes do bairro. Logo em seguida, estão os bairros da Sacramenta, Coqueiro, Pedreira e Telégrafo.

Para Luís Dário, comandante geral da Polícia Militar, o número de ocorrências em São Brás 'foi insignificante', já que, proporcionalmente, foram 178 crimes para cada grupo de 10 mil habitantes. No entanto, para os moradores do bairro, os dados estatísticos só confirmam o medo de viver em algumas pontos de São Brás.

Pedreira - O ranking apresentado pela Segup sofre mudança se considerado somente o número de ocorrências registradas por bairro, colocando no topo da lista a Pedreira, com 532 ocorrências, seguida do Guamá, com 521; Marco, com 445; Jurunas, com 433; e Sacramenta, com 379. 'Não vejo São Brás como um bairro violento', disse o coronel Luís Dário.

Armas - Na mesma coletiva de ontem, a Polícia Militar informou que foram feitas 52 apreensões de armas de armas de fogo somente em dezembro deste ano na Região Metropolitana de Belém. Ao longo de 2009, mais de 770 armas foram apreendidas.

Esse foi um dos dados utilizados pelas autoridades policiais para justificar o decréscimo no número de ocorrências de 2008 para 2009. 'De janeiro a novembro do ano passado, foram mais de 117 mil. Enquanto que este ano a polícia registrou pouco mais de 114 mil. Além disso, efetuamos quase 6.500 prisões', informou o delegado geral da Polícia Civil, Raimundo Benassuly.

Mortes - No entanto, apesar da dimunuição de ocorrências, o número de homicídios aumentou em 2009, passou de 965 para 1.064. 'Isso se deve ao combate ao narcotráfico. Com a prisão de traficantes, que alcançaram o número de 2.700 pessoas, aumentamos a disputa entre as ‘bocas’. O que, consequentemente, gera revolta entre os criminosos e acontecem os homicídios. Com isso, o número de execuções por dívidas com drogas, os chamados acerto de contas, também aumentam', explicou Benassuly.

Polícia apreendeu 228 kg de coca e 539 kg de maconha durante o ano

Em 2009, de acordo com os dados da Segup, também foram feitas 333 mil abordagens a transeuntes, 108 mil a pessoas em motocicletas e 92 mil a pessoas em bicicletas. E apreendidos 228 quilos de cocaína, sendo 20.588 petecas, 539 kg de maconha e 200 mil pés da droga. Houve ainda o crescimento no número de prisões qualificadas, como as de crimes tecnológicos, que foram 53. Além das relacionadas ao setor de inteligência da polícia, que, ao todo, foram 477. Sendo, deste total, 98 relacionados à assaltos a banco.

Mais de 3.700 agentes de segurança pública - entre policiais civis e militares, bombeiros, entre outros - também foram contratados. Contabilizando um efetivo de quase 30 mil profissionais. Até maio de 2010, a expectativa é que mais 1.200 homens ingressem na PM.

Réveillon - Para a festa de Ano Novo, o coronel Luís Dário informou que vai haver aumento no efetivo policial dos principais balneários do Estado, como Mosqueiro, Salinas e Bragança, sem deixar de lado a capital paraense. Os policiais vão ter direito a pagamento extra para cada hora de trabalho excedida. 'Mas prefiro não revelar os números de homens e viaturas para evitar que os bandidos se planejem para agir nessa época do ano', ressaltou. (Fonte: Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário