Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Parabéns, Sâmia!

A bela jovem Sâmia Albertoni (foto), filha do casal Semir e Maria D´Jesus Tapajós, completou dia 22, 15 anos de idade. O evento foi comemorado na séde da AABB em Itaituba. O registro é do Vilson Schuber, amigo da família e leitor deste blog. Parabéns, SÂMIA!

Clonando Pensamento

"A criminalidade a ser combatida não é apenas a das ruas, das praças e das favelas. Não podemos perder de vista a criminalidade do conluio, do silêncio, a criminalidade engravatada, exatamente aquela do malandro que nunca se dá mal. O malandro engravatado com mandato político ou não, consegue ficar cada vez mais parceiro de um coleguinha pelas adjacências dos cofres públicos". (Edson Vidigal, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça - STJ)

Marina agora é verde

A senadora Marina Silva (AC) filiou-se ontem ao Partido Verde (PV) em ato com tom de comício e marcado pela atmosfera de sua provável candidatura presidencial. Marina, que chegou a chorar, pontuou o discurso de 40 minutos entre elogios ao seu passado no PT e críticas veladas às políticas e aos personagens do governo federal, embora tenha evitado citar nomes. Numa metáfora sobre uma árvore amazônica em torno da qual nada consegue nascer, ela atacou a forma de fazer política no país.

Em seu discurso, ela evitou falar em candidatura presidencial, mas deixou escapar que o processo eleitoral está batendo à sua porta.

- Estamos aqui porque temos ideais, porque temos uma visão de mundo. Não apenas para ganhar uma eleição de deputado, vereador, senador, presidente da República - afirmou a senadora.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

No Repórter Diário (Diário do Pará):

O presidente nacional do PMDB, Michel Temer, telefonou ontem ao deputado Jader Barbalho para relatar a conversa que teve com o presidente Lula sobre 2010. As alianças peemedebistas no Pará e Bahia entraram na prioridade da agenda presidencial.
====
O acordo selado entre Simão Jatene e Mário Couto, no ganinete do senador, recoloca o ex-governador como candidato natural do partido na corrida sucessória do próximo ano. Futuro presidente do PSDB, o deputado Zenaldo Coutinho festejou a paz pelo Twitter.
====
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará decidiu aguardar a manifestação protocolar do Tribunal Superior Eleitoral para iniciar preparativos visando à eleição plebiscitária que colocará em jogo a emancipação política do distrito santareno de Mojuí dos Campos.

No Repórter 70 (O Liberal):

Refeito de uma cirurgia, o vice-governador Odair Corrêa reapareceu. Foi à Capanema entregar créditos do programa Credpará e agora irá a Santarém, em missão diferente: tentar solucionar o impasse criado por um promotor público federal com os irmãos Almada. Inventores de eficientes miniusinas hidrelétricas, os dois estão sendo processados por terem vendido algumas unidades para a prefeitura equipar assentamentos rurais.

Clonando Pensamento

“A verdade é algo tão eficiente que é surpreendente que não seja usada com mais frequência”. (Gil Oshos)

Cartão vermelho para Sarney

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) subiu à tribuna nesta terça-feira para pedir a renúncia do presidente da Casa. Num discurso cheio de referências futebolísticas, Suplicy puxou um cartão vermelho para mostrar para Sarney, que, no entanto, não estava mais presente no plenário. A sessão era presidida pelo senador Mão Santa (PMDB-PI).
Em aparte, o senador Heráclito Fortes (DEM/PI) disse a Suplicy:
“V. Exa. devia guardar esse cartão vermelho para apontar para o presidente Lula, que é o responsável por essa crise toda. E V. Exa. não teve coragem de lhe apontar o cartão vermelho. [...] Cartão vermelho para o Lula, porque foi quem invadiu o campo aqui, foi quem invadiu as dependências do Senado. Cartão vermelho para o Presidente Lula, que deu cartão amarelo para o Líder do seu Partido, o Senador Mercadante. [...] V. Exa. não tem coragem de dar cartão vermelho a Lula. Por que não dá o cartão vermelho aí, para o País todo ver? Porque o responsável disso tudo, quem foi? Seja sincero. Quem foi o responsável por isso tudo?”

Argentina não pune mais maconha

Em sintonia com a posição defendida publicamente pela presidente Cristina Kirchner, a Suprema Corte de Justiça da Argentina declarou ontem inconstitucional o artigo 14 da lei 23.737, que prevê até seis anos de prisão para adultos consumidores de pequenas quantidades de maconha e outros tipos de entorpecentes.

A decisão foi adotada no caso específico de cinco pessoas detidas na província de Santa Fe em 2006, com cigarros de maconha em seus bolsos. No entanto, a resolução aprovada por unanimidade pelos juízes argentinos criou um precedente inédito na História do país e acentuou uma tendência cada vez mais forte no continente.

Este mês, o governo mexicano promulgou a reforma de disposições legais do país, permitindo a posse de pequenas quantidades de drogas para uso pessoal, desde que o usuário não tenha relação com o crime organizado. De acordo com a nova Lei Geral de Saúde mexicana, não será punido o consumo de até dois gramas de ópio, 50 miligramas de heroína, cinco gramas de maconha, 500 mg de cocaína, 40 mg de metanfetamina e 0,015 mg de LSD.

Para o advogado argentino Alejandro Corda, professor da Universidade Nacional de Buenos Aires (UBA) e membro da Intercambios, uma associação civil especializada no estudo e atenção de problemas relacionados com as drogas "vários países estão entendendo que é necessário concentrar esforços no combate a grandes operações de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro" (Fonte: O Globo)

No jornal Amazônia:

MÉDICO É EXONERADO E ALUNOS DIZEM QUE PRATICA É CONTUMAZ
O diretor do Hospital Abelardo Santos, José Aldo de Oliveira Pinho, foi exonerado do cargo pela governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, após denúncia de que um estudante de Medicina, do quarto ano, da Universidade Estadual do Pará (Uepa), estava atendendo pacientes como se fosse o médico, sem supervisão e ainda usando o carimbo com registro do diretor, a partir de seu consentimento. A Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) vai abrir sindicância para apurar a conduta do médico. De acordo com a nota encaminhada pela Sespa, 'está sendo aberto procedimento administrativo disciplinar para medir a extensão do caso'.

A denúncia, no entanto, não surpreendeu os alunos de Medicina do Centro de Ciência Biológicas e da Saúde (CCBS), localizado na avenida Almirante Barroso. Ontem pela manhã, eles denunciaram que, sobretudo aos domingos, alunos podem ser encontrados no Pronto-Socorro da 14 de Março assumindo o papel dos médicos. Os finais dae semanas são justamente períodos com maiores registros de faltas dos profissionais. Há casos, contam os estudantes que preferem não se identificar, que eles trabalham enquanto os médicos urgência e emergência vão tirar um cochilo.

Os alunos contam também que não haveria a menor possibilidade de um aluno cursando o quarto ano receitar remédios sem supervisão como ocorreu no Hospital Abelardo Santos. Consideram um erro gravíssimo e dizem que isso não colabora para o aprendizado deles.

Sobre a vida acadêmica de Alan, os estudantes afirmam que ele é uma espécie de 'lenda' dentro da Uepa. Informam que ele já é repetente há vários anos e era engajado no movimento estudantil. Sua gestão até teria sido acusada de desviar recursos do Centro Acadêmico de Medicina.

OCUPADOS CAMPI DA UEPA EM TRÊS MUNICÍPIOS
Mais de 350 estudantes da Universidade Estadual do Pará (Uepa) continuam a ocupar os campi de Paragominas, Redenção e Conceição do Araguaia em protesto contra o sucateamento de laboratórios, baixa estrutura da instituição no interior, falta de professores e grande corte nas vagas para o vestibular este ano, que chegou a 444.

De acordo com Marcelo Bezerra, a desocupação dos campi só ocorrerá caso a reitora Marília Brasil assine um documento se comprometendo a revitalizar os laboratórios, manter os profissionais temporários até final do ano e prestar contas a respeito do corte de verbas para educação, votado pela governadora Ana Júlia Carepa esse ano.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Leitorado

O gente-boa Paulo Lisbôa, para satisfação nossa, "espia" este blog e adora ler as postagens sobre o passado santareno. Como político, exerceu mandatos de vereador, deputado estadual e prefeito da Pérola do Tapajós, sendo reconhecido até hoje como um dos melhores administradores que a cidade já teve, daí continuar desfrutando do respeito, do carinho e da gratidão do povo "mocorongo".

Lula entra no jogo

O presidente Lula informou ontem ao presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), que vai entrar em campo para resolver as divergências entre PMDB e PT nos estados. Eles conversaram a sós durante duas horas no almoço ontem, em São Paulo. Lula vai começar pela Bahia e pelo Pará e os primeiros com quem vai conversar são o ministro Geddel Vieira Lima e o deputado Jader Barbalho. (Fonte: O Globo)
Cada amanhecer é uma oportunidade nova para que possamos identificar os nossos desejos, realizar os nossos sonhos, aprender, ensinar, servir, ter novas idéias e a chance de compreender melhor os outros. Bom dia, leitor!

Clonando Pensamento

"Se quiserem achar que ser brega é sinônimo de merda, eu quero ser a fossa". (Reginaldo Rossi, cantor, em entrevista ao jornal O Liberal - maio/99)

Privatização da Cosanpa causaria aumento da tarifa

Eduardo Ribeiro entrevistado ontem

Eduardo Ribeiro, presidente da Cosanpa, adicionou à lista de empecilhos da possível privatização do serviço de água e esgoto o temor de aumento da tarifa. Segundo ele, o serviço de abastecimento de água é primordialmente social e por isso as empresas privadas seriam obrigadas a aumentar o valor da tarifa para recuperar o dinheiro investido e garantir lucro.
'Noventa por cento do faturamento do mercado é proveniente de residências. Dentro do mercado residencial, 47% estão cadastrados como consumidores de baixa renda. Para esse público é estimado o consumo mensal de 10 mil litros e por esse consumo é cobrada uma tarifa fixa de R$ 14,00. É um mercado muito social. A privatização desse serviço causaria danos a uma grande parcela da população', comenta.

Enquanto o dilema não chega ao fim, município e governo correm contra o tempo no intuito de provar seus pontos de vista. Hoje pela manhã o procurador geral do Estado irá até a 1ª Vara de Fazenda da Capital para um encontro com a juíza Ana Patrícia Nunes Alves Fernades . O objetivo é fazer com que a magistrada defira a liminar que solicita a suspensão imediata do processo de privatização do serviço público.(Fonte: Amazônia)

No jornal AMAZÔNIA:

Juiz condena pedófilo a 106 anos de prisão
O professor Claudiomir Andrade Santos foi condenado a 106 anos e quatro meses de reclusão pelo crime de atentado violento ao pudor contra sete crianças com idades entre 5 e 9 anos. As vítimas eram alunas do educador na escola em que ele trabalhava em Salinópolis, no interior do Estado. A pena foi dada pelo juiz de direito Heyder Tavares da Silva Ferreira, titular da comarca do município.


Diretor é afastado
O governo do Estado determinou o afastamento imediato do médico José Aldo Oliveira Pinho, diretor do Hospital do Estado Abelardo Santos, depois que um estudante do 4º ano de Medicina foi flagrado fazendo atendimento e usando o carimbo do médico em receitas para pacientes. O médico será exonerado hoje de suas funções e o Estado determinou a apuração do caso. O flagrante do exercício ilegal da Medicina foi registrado no hospital público Abelardo Santos, em Icoaraci, distrito a 18 quilômetros de Belém. O estudante examinou vários pacientes, receitou medicamento e ainda assinava as receitas usando carimbo do diretor do hospital, sem ser médico. O acadêmico é aluno de Medicina da Universidade Estadual do Pará (Uepa).

Poderes trocam acusações
A notícia da ação civil pública movida ontem pelo Governo do Estado contra a Prefeitura Municipal de Belém deu início a um sem-número de alfinetadas entre os poderes. O motivo da ação é a possível privatização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário da capital. O governo do Estado se declarou contrário à privatização do serviço. O procurador geral do Estado Ibraim Rocha declarou ontem que 'a prefeitura não pode simplesmente dizer ‘pira paz não quero mais’'. O procurador se referia ao convênio de cooperação federativa entre Prefeitura Municipal de Belém e Governo do Estado do Pará assinado por ambos em janeiro de 2007. Ao ser informado que o Estado move uma ação contra a privatização do serviço de abastecimento de água, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Belém (Saaeb), Raul Meireles, disparou: 'Essa é a coisa mais estúpida que eu já ouvi. Isso é uma aberração jurídica. Como é possível mover uma ação contra algo que não existe?', questionou. Segundo ele, 'não existe previamente nenhum interesse em privatizar ou estatizar o serviço. Isso quem vai dizer é o resultado da licitação, a prefeitura não tem como saber se será uma empresa pública ou privada a vencedora do processo licitatório. 'Não sei se as licitações feitas pelo Estado têm as cartas marcadas, mas garanto que a que será feita pela prefeitura não tem', declarou. Do outro lado, Ibraim Rocha afirma que retirar a concessão dos serviços de água e esgoto em Belém da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) é uma atitude ilógica e ilegal.

Romarias sem alterações
O Círio de Nazaré, reconhecido pela Igreja Católica como a maior manifestação religiosa do Brasil, não deverá sofrer alterações em sua programação por causa da gripe A, causada pelo vírus H1N1. A diretoria do Círio resolveu manter todas as romarias da festividade, e as agências de viagem de Belém estão otimistas em relação à procura dos promesseiros e turistas que costumam visitar a capital paraense todo ano por ocasião da festividade.

Colégio Nazaré suspende aulas por causa da gripe suína
O Colégio Marista suspendeu as aulas de três turmas como forma de prevenção da disseminação do vírus H1N1. A medida se deu depois que a direção da escola confirmou que três alunos foram infectados pelo vírus. Os casos foram notificados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Um deles na última sexta-feira e os outros dois ontem. Segundo a diretora geral da escola, Gina Moraes, cerca de 90 alunos ficaram sem aula e só devem voltar ao colégio na próxima segunda-feira. As turmas que tiveram as aulas suspensas foram a 2/9 - 1, a 605 e a 803, com alunos entre 6 e 14 anos.

São Raimundo quer o "Zé da Fiel"
Após ter acertado a chegada do zagueiro Magrão, que defendeu o Águia no Brasileiro da Série C, a diretoria do São Raimundo corre atrás de mais um reforço para a disputa da Quarta Divisão. O atacante Zé Augusto, que recentemente foi eliminado da Terceirona junto com o Paysandu, está na mira dos alvinegros, que pretendem trazer o Xodó da Fiel para atuar na reta final da competição nacional. O jogador não foi encontrado para falar do interesse santareno, mas está disponível desde que o Bicolor disse adeus ao Nacional, e está negociando a sua permanência na Curuzu, o que não o impediria de ser emprestado até o término da Série D. Apesar de a diretoria ter afirmado que, garantida a classificação da equipe para a 3ª fase, o técnico Válter Lima assumiria o comando da equipe, o treinador negou que já esteja à frente e deu suas explicações.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

SANDIS - um novo conceito de hotel

Este registro não é “comercial”, mas apenas o reconhecimento do trabalho empreendedor de um santareno – Jorge Emílio Carvalho da Silva – que, com muito esforço, implantou e mantêm em funcionamento desde o ano passado, um excelente hotel localizado na Rua Floriano Peixoto, 609 – entre Travessa dos Mártires e Av. Barão do Rio Branco. É o HOTEL SANDIS que oferece aos seus hóspedes, além de um bom tratamento, uma infra-estrutura de lazer na praia de Carapanari, uma das mais bonitas da região, distante 21 km da cidade, com campo de futebol soçaite, quadra de vôlei de praia, 500 metros de pista para caminhada no meio de um bosque e outros atrativos. Telefones para reservas: 2101-2700 e 2101-2705 (fax).

Missa para a viúva do maestro Isoca

A missa de sétimo dia pela intenção da alma de Rosilda Malheiros da Fonseca será nesta segunda-feira, em Belém, às 18h30 no Santuário de Fátima e em Santarém, às 17h30 na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Em Florianópolis (SC), onde a senhora Rosilda faleceu, a missa será amanhã (25) na Igreja de Santo Antônio.

Clonando Pensamento

"Morena Marina, você se pintou. Marina, você faça tudo, mas faça o favor. Não mude o discurso da ética, que é só seu. Marina, você já é respeitada com o que Deus lhe deu. O povo se aborreceu, se zangou, e cansou de falar. Lula e Dilma estão de mal com você e não vão perdoar. Mas o eleitor não poderia arranjar outra igual para embaralhar o jogo sonolento da sucessão em 2010. Ao menos num dos turnos, vamos discutir princípios e fins. E principalmente os meios". (Ruth de Aquino, chefe da sucursal da revista Época no Rio de Janeiro)

Casa de Zumbis

De: Eliana Cantanhêde, jornalista

Na Presidência, José Sarney não tem condições de presidir sessão nenhuma, arrastando os pés tristemente do gabinete ao plenário sob uma nuvem de ostracismo. Sua voz e sua mão nunca mais vão parar de tremer na tribuna.

Na liderança do PT, Aloizio Mercadante é um fantasma dele mesmo, numa função fantasma. Líder de uma bancada subjugada pelo Planalto e que se desfez em pedaços e em intrigas, ele não fala mais para seus pares petistas, nem para a base aliada, nem para a oposição.

Na liderança do PSDB, o principal partido da oposição, Arthur Virgílio engaveta os seus discursos irados e recheados de um certo lustre intelectual para conviver hoje, amanhã e sempre com o depósito feito por Agaciel Maia para pagar hotel em Paris e com os milhares de reais que saíram do público para financiar o estudo privado de um amigo assessor.

Sarney, Mercadante e Virgílio são zumbis de um Senado zumbi. E não só do Senado, mas da política.(Fonte: Folha de S.Paulo)

Apoio de petistas a Sarney é insustentável, diz Marina

Da senadora Marina Silva (AC) em entrevista à Folha de S.Paulo:

O PV já prepara festa para a sua filiação no dia 30. A sra. já disse que todos os partidos têm problemas. Qual é o maior do PV?

O primeiro deles é que o partido teve de se abrir para evitar perder o registro. Algumas pessoas se filiaram e até se elegeram sem identidade programática.

O presidente do PV disse ter feito o convite à sra. para ser candidata ponderando que haveria muitas limitações de dinheiro e de espaço na televisão. Com quanto dinheiro se faz uma campanha?

Não sou candidata ainda, isso é em 2010. E tenho consciência dessas limitações. Inclusive, quando alguns companheiros me perguntavam como eu me sentiria se, porventura, a minha saída inviabilizasse o projeto histórico do PT, sobretudo na questão da inclusão social, eu dizia: acho que vocês estão superestimando.

Se comparar o tempo de TV da candidatura do PT -o que significa o Bolsa Família, o PAC, o Luz para Todos, o que significa (o programa) Minha Casa, Minha Vida, ter um presidente com 80% de credibilidade, ter palanques de A a Z em 5.000 municípios, com uma militância de 1,6 milhão de filiados- com a de um partido pequeno, com menos de dois minutos na TV, sem palanques, é como se fosse uma luta de Golias contra Davi.

Como não imagino que a candidatura do PT é Golias e nem tenho a pretensão de ser o Davi, só posso imaginar que a minha funda vai se lançar contra o Golias da desesperança, do pragmatismo. Tenho experiência nisso. Se fosse fazer cálculo em termos pragmáticos, nunca teria feito nada. O esforço é por aquilo que significa em termos de semeadura.

É sustentável o apoio do PT a José Sarney?

Isso já se mostrou insustentável por tudo o que está acontecendo com o Congresso, com o governo, com o PT, e com o próprio presidente Sarney. No meu entendimento, o melhor para a crise era o seu afastamento temporário, inclusive como forma de preservar a figura histórica de Sarney.
Deu na Folha de São Paulo
De: Janio de Freitas
UM MOMENTO ANORMAL

O desarranjo no território da política é tão grande, tão tipicamente subdesenvolvido, que uma frase simples de uma possível candidata à Presidência, só por retomar o normal na democracia, soa como anormalidade.

A meio de outra explicação de sua saída do PT para a pretendida candidatura oposicionista, Marina Silva disse que o governo deixa de "ouvir os apelos da sociedade ao dar mais destaque às preocupações com a manutenção da governabilidade em suas relações com o Senado".

Mas nenhum dos que estão aí como candidatos a alguma coisa tem audácia, ou lá o que seja, para emitir um conceito contrário ao governo, a Lula e ao lulismo. Muito menos, ainda que de partido dito oposicionista, se possível candidato a presidente.

Quando governadores, estão silenciados por verbas e copatrocínios de obras e programas. Também. Porque, tanto governadores como os outros, aspirantes à Presidência ou a governos estaduais, estão todos emudecidos e dobrados pelo medo de espicaçar os índices de popularidade de Lula.

Ainda que obtenham proveitos dessa invalidação da política, vulgar no subdesenvolvimento gerador dos governos fortes, os praticantes desse oportunismo contribuem para a popularidade lulista que os atemoriza.

A falta de crítica e de oposicionismo, por parte dos supostos contrários políticos e programáticos ao governo, só pode traduzir-se para o eleitorado como aprovação a Lula e seu governo. Falta de reparo, aprovação é.

Então, ainda que para provocar, vem uma perguntinha: se José Serra, Aécio Neves, Ciro Gomes, e todos os candidatos não petistas a qualquer cargo, não têm reparos a fazer a Lula e seu governo, por que pretendem substitui-lo e substituir o PT?

Nada justifica que queiram impedir o prosseguimento daquilo a que não têm reparo algum.

As "meninas" do Brasil são fenomenais

Há exatamente um ano, a Seleção Brasileira feminina conquistava o seu primeiro ouro olímpico, em Pequim-2008. Ontem, no aniversário do título, a equipe voltou a subir no lugar mais alto do pódio com mais um feito memorável: o oitavo título do Grand Prix. O Brasil é o maior vencedor na História do torneio.

domingo, 23 de agosto de 2009

Clonando Pensamento

  • "Errei ao dizer que anunciaria uma renúncia irrevogável mas gostaria que vocês conhecessem as razões mais profundas que me levaram a essa decisão. O presidente disse que sou imprescindível, apesar das divergências diante da postura do PT e do governo frente à crise do Senado". (Aloizio Mercadante, senador (PT))

  • "Mercadante, estamos juntos há 30 anos travando as lutas que interessam ao povo brasileiro e mudando a história do País. Dificuldades e divergências fazem parte dessa caminhada, mas são menores do que ela. Em nome dessa história e dessa caminhada, fique na liderança". (Presidente Lula em carta endereçada ao senador Mercadante)

    Protesto e revolta

    Manifestantes deixam pizzas em frente à residência do senador Paulo Duque (PMDB), no Rio. Duque é presidente do Conselho de Ética do Senado. Foi ele que arquivou as 11 denúncias e representações contra José Sarney (PMDB-AP) por quebra de decoro. (Foto: Marcos Arcoverde - Agência Estado)

    Estudantes protestam na porta da casa de Sarney

    O refresco dado pela tropa de choque no Senado não livra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), de continuar tendo que assistir a protestos pedindo sua saída do cargo.
    Ontem, um grupo de cerca de 40 estudantes secundaristas e universitários abriu mão do sábado de descanso para ir à porta de sua casa, no Lago Sul, pedir sua renúncia.

    Empunhando cartazes com o já conhecido slogan "Fora Sarney", a garotada argumentava que não há mais espaço para que o senador continue no comando da Casa como se nada tivesse acontecido. Eles reclamaram da truculência de seguranças do senador, que os expulsaram da rua sem saída que dá para a casa de Sarney.

    - O Sarney é o Brasil que não existe mais, o Brasil patrimonialista, o Brasil coronelista. A gente não aguenta mais isso - desabafou Mateus Lôbo, 20 anos, estudante de Ciências Políticas da UnB. (Fonte: O Globo)

    sábado, 22 de agosto de 2009

    Clonando Pensamento

    “O Brasil é governado por quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Aquisitivo”. (Eugênio Mohallem)

    Fonte: www.eramos6.com.br

    "Não me sinto culpado de nada", diz Sarney

    O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), reafirmou ontem (21) que não pensa em deixar o cargo e que não se sente culpado de nada."Não posso deixar [o cargo] porque não me deram nenhuma saída que não de cumprir o meu dever até o fim," disse em entrevista exclusiva à Globo News.

    "No dia em que os colegas, a maioria dos colegas do Senado chegar e me destituirem, muito bem. Eles me elegeram, podem me destituir," completou. Ele negou sentir qualquer tipo de pressão para deixar o cargo. "Não existe pressão porque eu não me sinto culpado de nada. Eu estou procurando servir ao país. Estou procurando ajeitar essa casa. Estou pagando por isso. Eu vou continuar até o fim. Não tenha dúvida," afirmou.

    Mundo sem droga é tão difícil como sem sexo, diz FHC

    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, 78, afirmou ontem que existir um "mundo sem drogas" é tão difícil quanto um "mundo sem sexo". Presente à reunião de criação da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia, no Rio, ele voltou a defender a descriminação do uso da maconha, a adoção de política de redução de danos e o atendimento a usuário de drogas na rede pública de saúde.

    "Imaginar um mundo sem drogas é um objetivo difícil de alcançar. A humanidade sempre usou algum tipo de droga. Então, é como imaginar um mundo sem sexo".

    FHC defendeu campanhas para desestimular o uso de drogas e sugeriu como modelo o bem avaliado programa de combate à Aids do Brasil. (Fonte: Folha de S.Paulo)

    sexta-feira, 21 de agosto de 2009

    Cinema em Cametá

    Os grandes sucessos do cinema, ao serem exibidos em Cametá, uma bela e hospitaleira cidade do interior do Pará e que tem um português próprio, não davam público. O cinema estava quase indo à falência. Para salvar os negócios, o proprietário resolveu adaptar os títulos dos filmes ao dialeto local. Literalmente, bamburrou!!!

    Aqui, alguns exemplos:

    -Velocidade Máxima = Rápido Pra Purra!

    -Duro de Matar = Escruto de Morrer

    -Esqueceram de Mim = Me deixaram suzinho, mano

    -Coração Valente = Curaçao Presepeiro

    -Free Willy = Tambaqui Porrudo

    -Tubarão = Mapará que Mata

    -Tubarão II = Mapará que Mata... De nuvo!

    -Titanic = Narfrágio do Fé em Deus IV

    -Epidemia = Mina de Curuba

    -Máquina Mortífera = Jegue Matador

    -Fantasma = A Visage

    -Querida, Encolhi as Crianças = Mulhé, as crianças tão gitiiinha

    -Às Margens da Loucura = Na Ilharga da Duidera

    -Amor Selvagem = Trepada no Maracapucu

    -A Gaiola das Loucas = Arapuca de Fresco

    -9½ Semanas de Amor = Um Monte de Trepadas

    (Colaboração do meu leitor e dileto amigo José Wilson Fonseca)

    Poetando

    PUÇANGA ESQUISITA (Autor: Emir Bemerguy)
    Eu vou contar uma história,
    Fiado só na memória:
    Faz muito tempo que a ouvi.
    Um cabra namorador,
    Metido a conquistador,
    Chegou certa vez aqui.

    O talismã fabuloso,
    OLHO DE BOTO famoso,
    Pretendeu logo comprar.
    Sem demora apareceu
    Alguém que lhe ofereceu
    Um, novinho, de estalar...

    Por artes não sei de quem,
    O sujeito, entrou, porém,
    A falar fino, engraçado...
    Um fenômeno esquisito:
    Só homem vinha e ele, aflito,
    Deu de andar bem rebolado...

    Procurou, muito sem graça,
    O vendedor que, na praça,
    Gozava a peça marota...
    Depois de tanto inquirir,
    Acabou por descobrir:
    Era olho, mas... de BOTA!

    Clonando Pensamento

    “Quando dois homens de negócio concordam, uma coisa é certa: cada um acha que passou o outro pra trás”. (Anônimo)

    Do Zé Simão:

    =Novo apelido do Edir Macedo: EDIRZIMO Macedo.
    =O Conselho de Ética do Senado devia se chamar Conselho de Étitica. Étitica de galinha.
    =O site Éramos Seis revela o milagre dos milagres! Moisés abriu e atravessou o Mar Vermelho. O PT abriu e o Sarney atravessou o Mar de Lama.
    =Sabe como se chama aquele bigodão estilo Sarney e Mercadante? Rodapé de xoxota!

    quinta-feira, 20 de agosto de 2009

    Embelezando a Pérola

    Ponte que ligará o Mapiri à praia Maracanã
    No Uruará, orla e conjunto residencial
    Uruará: bela orla
    Recentemente visitei as obras que estão sendo executadas com recursos do PAC, nos bairros Uruará e Mapiri na cidade de Santarém. Em fase bem adiantada, no Uruará, a construção de uma orla belíssima e um conjunto (350 unidades) de casas residenciais em alvenaria para famílias de baixa renda.No Mapiri, além da orla, uma ponte para uso de pedestres, ligando Mapiri à praia Maracanã. Ouvi dos técnicos da Prefeitura local e da empresa executora, que tudo estará concluído até o final do primeiro semestre do próximo ano. Que bom!

    Leitorado

    De anônimo:
    "O presidente do Paysandu, Luiz Omar, é lambanceiro, sim, mas desta vez ele acertou, mas tomara que ele cumpra mesmo o que prometeu: passar o cadeado nas dependências do clube; dispensar quase todos os integrantes do atual plantel e, os que ficarem entrarão em gozo de férias pelo menos até o mês de dezembro. No começo de 2010 contratará comissão técnica e jogadores daqui e de fora para formar uma equipe competitiva para o Parazão e Copa do Brasil. Joguinhos amistosos no interior a preço de banana, nem pensar. Isso fica para o Clube do Remo que paga - aproximadamente R$-70 mil mensal - "garotos" e comissão técnica e cobra tão somente R$-10 mil por cada partida em gramados interioranos e contra times sem qualificação alguma e, mesmo assim, quando consegue empatar é uma festa, é uma glória. Ao final do ano, o Amaro mandará todo mundo embora e repetirá o erro de sempre: trará pernas-de-pau e mercenários sabe-se lá de onde e começara tudo de novo: dívidas, leilões de bens imóveis, fora de qualquer série, enfim, o Remo continuará no fundo do poço.Quem viver, verá!"

    Clonando Pensamento

    “As caixas e as sacolas de donativos das igrejas são os caça-níqueis da fé”. (Sofocleto)

    Gerson Peres responde a leitor deste blog

    Ontem, com muito prazer, atendi telefonema do deputado Gerson dos Santos Peres, cientificando-me de que estaria enviando através de e-mail, resposta ao comentário (leia aqui >Leitorado) feito por um leitor deste blog, envolvendo o seu nome.
    Admiro, respeito e estimo bastante Gerson Peres, como político, como parlamentar, como homem público, como cidadão probo. Todos sabemos que é do feitio de Gerson, não deixar ataques, ofensas, sem resposta. É do tipo "bateu, levou". Mas, o faz de modo respeitoso, não abdica do princípio da ética que sempre norteou a sua vida, as suas ações, os seus atos. Com a palavra, Gerson Peres:
    Caro Ercio Bemerguy
    O M.P.V não honra teu blog. Certamente está a serviço ou pagando a conta dos que o ajuda para descaracterizar minha trajetória política. Pretende pela ironia, pela molecagem e leviandade fazer os paraenses acreditarem que “fui aquinhoado no Governo Jatene com a Secretaria de Educação”, cujo titular e ordenadora de despesa foi a cunhada do governador. Esqueceu-se como Secretário Especial que não interferia senão para colaborar e zelar pelo Governo Jatene. O compromisso político terminou com o término da “União Pelo Pará”. A amizade particular continua a mesma da minha parte. O comentário do M.P.V que teu conceituado blog abriga, com uma despeitada e preconceituosa crítica, retrata na literatura invejosa o desconhecimento de que o PP é um partido independente. Faz acordos como os demais partidos, sempre que sua Executiva, membros, líderes, prefeitos, vereadores e deputados, com prévia audiência partidária e, em função do interesse público e do seu partido, pelo Pará e seu povo. Não tem, com isso, de prestar satisfações ao que o M.P.V gostaria que prestasse. “Boi avoa”, exatamente, quando lê em teu blog, meu caro Bemerguy, críticas descabidas, desrespeitosas e mentirosas, que retratam pelo M.P.V a inveja de quem tem 12 mandatos, entre oposição e governo, com humildade, coragem e seriedade. Lembro ao M.P.V que a fúria da inveja é a força de meu triunfo e de minhas vitórias.

    quarta-feira, 19 de agosto de 2009

    A turma do Dudu levou a pior

    Na abertura, tudo normal, tudo calmo
    Manifestantes contrários à privatização dos serviços prestados pela Cosanpa
    Ambiente tumultuado
    Eu não ouvi dizer. Eu estava lá e vi bem de perto, no plenário da Câmara Municipal de Belém, uma turma de agitadores, de bagunceiros, pegar muita porrada. Eles, organizados e estrategicamente postados bem próximos à mesa oficial para causar tumulto e paralisar a sessão, não esperavam a reação dos contrários ao projeto do prefeito Duciomar Costa para privatizar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Belém. De acordo com as notícias publicadas hoje em jornais de Belém, vereadores da base aliada do prefeito Duciomar Costa e ele próprio, usam dessa tática para intimidar, para impedir que prospere qualquer protesto ou providência que vá de encontro aos seus interesses, como aconteceu no caso da CPI da Saúde, impedida de ser instalada.

    Manifestação de repulsa e solidariedade

    Em seu site, a Justiça Federal – Seção Judiciária do Pará, divulga nota (leia, abaixo) em que manifesta repulsa a violações das prerrogativas legais do magistrado Rubens Rollo D´Oliveira e se solidariza com ele.
    *****
    A Justiça Federal - Seção Judiciária do Pará externa a sua mais veemente repulsa a procedimentos adotados pela Guarda Municipal de Belém e pela Polícia Militar do Estado, durante eventos ocorridos na última segunda-feira (17), em que se viu envolvido o Juiz Federal RUBENS ROLLO D’OLIVEIRA.

    O Estado Democrático de Direito não pode e nem deve ser uma abstração. Deve configurar-se, concretamente, em garantias que assegurem aos cidadãos, independentemente de qualquer condição social, econômica ou profissional, o direito de serem tratados estritamente de acordo com as leis.E os fatos demonstram, à exaustão, que os incidentes em que se viu envolvido o Juiz Federal RUBENS ROLLO D’OLIVEIRA revelaram uma afrontosa violação das prerrogativas legais asseguradas aos Magistrados, claramente previstas na Lei Orgânica da Magistratura Nacional (LOMAN).

    Leia-se, a propósito, o que preceitua o que preceitua o artigo 33, os inciso II e IV do referido diploma legal:
    Art. 33: São prerrogativas do magistrado:(...)
    II – não ser preso senão por ordem escrita do Tribunal ou do Órgão Especial competente para o julgamento, salvo em flagrante de crime inafiançável, caso em que a autoridade fará imediata comunicação e apresentação do magistrado ao Presidente do Tribunal a que esteja vinculado;(...)
    IV– não estar sujeito a notificação ou a intimação para comparecimento, salvo se expedida por autoridade judicial.

    Atente-se, além disso, para o que preceitua a Súmula Vinculante nº 11, do Supremo Tribunal Federal (STF):“Só é lícito o uso de algemas em caso de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado.”Resta evidente, assim, que o ato de algemar, ainda que momentaneamente, o Juiz Federal RUBENS ROLLO D’OLIVEIRA e posteriormente conduzi-lo coercitivamente a uma Delegacia de Polícia representa inaceitável violação de prerrogativas que deveriam ser respeitadas num ambiente democrático, em que deve prevalecer o império da lei.Da mesma forma, o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), referente aos incidentes que resultaram no constrangimento ilegal do Magistrado, foi lavrado por autoridade incompetente, uma vez que o Juiz Federal se encontrava na Delegacia de Polícia na condição de detido.

    Ao reiterar sua repulsa a violações que depõem contra o Estado, que por seus agentes também deverá sempre – e inarredavelmente – submeter-se à lei, a Seção Judiciária do Pará deseja expressar a sua solidariedade ao Juiz Federal RUBENS ROLLO D’OLIVEIRA. Ao mesmo tempo, lamenta o tratamento desrespeitoso e deturpado de alguns segmentos em relação a um episódio que tem origem em relações estritamente pessoais do Magistrado e que, por isso, não deveria ser explorado de forma maliciosa e inadequada.

    Morreu a musa inspiradora de Isoca


    Faleceu ontem (18), aos 91 anos de idade, ROSILDA MALHEIROS DA FONSÊCA, viúva do maestro santareno Wilson Fonseca (Isoca).Dona Rosilda residia em companhia de suas filhas Maria das Dores e Maria da Conceição, em Florianópolis (SC), onde será sepultada hoje à tarde.
    Aos seus familiares, as nossas condolências.

    Leia, abaixo, os versos da música “Um lugarzinho pra você”, que Isoca compôs para Dona Rosilda, sua musa inspiradora, em 1936:

    Procurei uma forma original
    que eternizasse o nosso amor
    e encontrei uma idéia genial:
    viveremos com Nosso Senhor!

    Um lugarzinho pra você
    eu vou guardar, minha flor,
    lá no paraíso
    - quero que Jesus proteja o nosso amor!...

    Quando no céu você chegar,
    de certo estarei sozinho.
    Procure pousar juntinho a mim
    - Preparei nosso ninho!

    No Repórter Diário (Diário do Pará):

    Conflito
    Familiarizada com os dois lados do balcão, a promotora de Justiça licenciada e prefeita Maria do carmo Martins (PT), de Santarém, vai testemunhar, com a própria expertise, na 55ª reunião da Frente Nacional dos Prefeitos, no Rio de Janeiro, de hoje a sexta-feira, a relação institucional conflituosa entre as prefeituras e o Ministério Público. A mesa com a participação de Maria, na sexta, será coordenada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Os prefeitos têm reclamado muito das intervenções do MP na gestão das cidades.
    ====
    A Brigada Amarela, famosa na cidade por rivalizar com a Brigada Vermelha do ex-prefeito Edmilson Rodrigues, saiu do QG do prefeito Duciomar Costa para defender a privatização da água, no campo de batalha em que se transformou a sessão na Câmara. *** Donos de DAS na prefeitura, os baderneiros esperaram senha dada por um certo Piauí para começar a pancaria e atrapalhar, aos gritos, o discurso do presidente da Cosanpa, Eduardo Ribeiro. Depois disso, até um revólver, felizmente não acionado, foi detectado. *** Um vereador relata que a confusão generalizada envolvendo os militantes do Sindicato dos Urbanitários e mais tarde do PSTU, foi precedida por reunião secreta no gabinete do líder do governo, Orlando Reis (PTB). Lá, a Brigada Amarela teria recebido instruções. *** Não é de hoje que se alerta a polícia para o risco que represnta o grupo de seguidores truculentos do prefeito. A brigada enfileira comissionados que ganham sem trabalhar, reservados a missões políticas nos bairros, e arregimentados a R$-50,00 por cabeça.

    terça-feira, 18 de agosto de 2009

    Estado do Tapajós

    Por: Ercio Bemerguy
    Que pena! Os supostos líderes do Movimento Pró-Estado do Tapajós estão brigando, não se entendem, e, o resultado é este: o projeto para que seja realizado plebiscito continua engavetado na Câmara dos Deputados. Parece até que, como defunto enjeitado, já foi enterrado sem lágrimas, sem nenhuma flor. Não poderia ser de outra forma, afinal, as conquistas exigem harmonia de forças, coordenadas por seguras, influentes e responsáveis lideranças. E, nesse caso, isso nunca existiu. Mas, não há nenhuma dúvida: nos palanques eleitorais do próximo ano, os candidatos aos parlamentos estadual e federal desfraldarão mais uma vez a bandeira da criação do Estado do Tapajós, prometendo lutar e até morrer se preciso for para tornar realidade esse sonho dos habitantes da região Oeste do Pará. Me engana que eu gosto!

    Dúvida

    "Se Deus sabe tudo o que vai acontecer, para que Ele põe no mundo um cara que vai cometer pecado e irá para o inferno?" (Arnaldo Jabor - jornalista)

    Clonando Pensamento

    "O Paysandu precisa ter jogadores comprometidos com sua grandeza”. (Treinador Walter Lima que considerou falta de empenho de alguns atletas que participaram da partida (6x2) contra o Icasa)

    “A sabedoria fiscal está em tributar cada vez menos sobre cada vez mais. Os cidadãos pagam menos e os governos ganham mais". (Harry Markowitz, prêmio nobel de economia).

    Leitorado

    De M.P.V - bairro de Fátima/Belém:
    "Os jornais de hoje mostram as fotos da posse do novo Secretário de Administração (Sead), Wilson Figueiredo, indicado pelo deputado Gerson Peres, presidente do Partido Progressista (PP) no Pará. Essa secretaria foi o preço cobrado por Peres para que o seu partido passe, a partir de agora, a fazer parte da base aliada da governadora Ana Júlia. Até aí tudo bem, tudo entendido, pois política é assim: é dando que se recebe. O que não está tudo bem e ninguém entende, é como o Gerson Peres consegue convencer os detentores do poder – seja federal, estadual ou municipal – de que tem influência, de que tem força para causar-lhes embaraços e, assim, fica sempre por cima. Foi assim em passado recente quando, sem mandato, foi aquinhoado no governo Jatene com a Secretaria de Educação. Graças a esse cargo, conseguiu conquistar mais um mandato de deputado federal. Hoje, Gerson é petista desde criancinha; amanhã, se a Ana Júlia não for reeleita, cairá nos braços de quem a suceder. Este sim, faz até boi voar, porque o seu partido conta apenas com um deputado estadual, mesmo assim, vende a ilusão de que esse unzinho é decisivo nas votações de interesse do governo do Estado na Assembléia Legislativa".

    segunda-feira, 17 de agosto de 2009

    Leitorado

    De Fernando G. S - bairro Umarizal/Belém:
    "Ercio, ontem eu também atuei como "secador" dos bons. Te lembras o quanto fomos xingados quando ficamos fora de quaisquer séries do futebol brasileiro? As gozações foram muitas... E agora? Eles ficarão de férias também e o que é pior: terão que se virar para arranjar jogos em Mocajuba, Almerim e outras cidades do interior. É como diz o ditado: "aqui se faz, aqui se paga"!

    E agora Valtinho? A festa acabou...

    Ontem durante o jogo e nos programas esportivos de hoje nas emissoras de rádio, principalmente, os comentaristas e os tais "setoristas" não economizaram críticas ao treinador Valter Lima. Isso já estava previsto conforme escreveu um leitor deste blog - leia aqui >Leitorado - quando o Valtinho chegou de Santarém para assumir o comando técnico do Papão. São justas, são merecidas essas críticas? Você decide, meu caro leitor.
    Eu, particularmente, desejo que o meu conterrâneo Valtinho dê a volta por cima desse tropeço e conquiste, no Paysandu ou em qualquer outro clube, muitas vitórias, desde que não seja em jogos contra o meu querido Leão Azul. E em respeito ao trabalho desse "mocorongo", confesso que ontem, assistindo o massacre pela televisão, eu fui "secador" sómente até o Icasa marcar o quinto gol. Depois disso, deixei tudo por conta do padim Ciço e corri para festejar com a galera azulina pelas ruas de Belém com muitos fogos e buzinaço.
    E dizem que um apaixonado torcedor que foi numa excursão para incentivar, para fazer o Papão subir, resolveu não voltar e, muito rebarbado, após testemunhar a goleada, cantava assim: "Só deixo Juazeiro no último pau-de-arara. / A vida aqui não é boa, mas o Papão é pior". Coitado!!!

    Será mesmo?

    Carlos Lacerda dizia que "no parlamento finge-se tudo: o apoio, a oposição, os elogios, as críticas, os aplausos, os acordos, as vaias e até o ódio é fingido".

    Clonando Pensamento

    "Se sofreres uma injustiça, consola-te, pois a verdadeira desgraça é cometê-la". (Pitágoras)

    Mudança na diretoria da Cosanpa

    Drago e Márcio
    La Roque, Maurício Almeida, Márcio, Drago e Haroldo Martins. Ao fundo, Gilberto Vasco e Ivo Moreira.
    Hoje pela manhã, na Cosanpa, Márcio Spindola transmitiu o cargo de Diretor de Mercado da empresa, ao seu sucessor Gilberto da Silva Drago. O ato foi comandado pelo diretor (Financeiro) Maurício Almeida que representou o presidente Eduardo Ribeiro e o diretor Haroldo Araújo, ausentes por motivo de viagem. Presentes, também: diretores Sérgio de La Roque e Haroldo Martins; representantes dos sindicatos dos urbanitários e dos engenheiros e expressivo número de servidores.
    (Fotos: Max Alencar)

    Gente que brillha: VILSON e RAFAEL SCHUBER

    Vilson
    Rafael
    No último sábado (15) foi realizada no Hangar-Centro de Convenções da Amazônia, solenidade de formatura de uma turma do curso de Direito do CESUPA. Entre os colandos, o meu dileto amigo Vilson Schuber e seu filho Rafael. Com este registro, os nossos parabéns e votos de sucesso a ambos.

    Até base quer explicações de Sarney

    Senadores de partidos de oposição e da própria base governista querem investigar a conexão da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), com a construtora Holdenn Construções, Assessoria e Consultoria Ltda., cujo principal nicho de negócios é o setor elétrico, área em que o senador exerce influência.

    Reportagem publicada ontem pelo Estado mostra que dois dos três apartamentos ocupados pela família na Alameda Franca, na região dos Jardins, em São Paulo, estão em nome da empresa, antes batizada de Aracati Construções, Assessoria e Consultoria Ltda.

    O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), afirma que seria "simplório" atribuir a uma coincidência a ligação da empreiteira com os imóveis. "Tenho certeza que não é isso, mas não vou pré-julgar", diz. "O certo é que não deve pairar nenhuma dúvida sobre essa questão, sob pena de o processo de investigação se estender até o setor elétrico." Para Guerra, os fatos em si "são extremamente graves".

    O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Demóstenes Torres (DEM-GO), é categórico ao defender que as "evidências" de troca de favores são motivo de sobra para instaurar uma investigação. "Estão sobrando evidências, e não dá para desconhecer", alegou. (Fonte: O Estado de S.Paulo)

    Sortudo

    6 x 2
    O Paysandu é time ruim, convenhamos, mas tem muita sorte. Ontem, foi ganhador da Mega Sena.

    sexta-feira, 14 de agosto de 2009

    Couto enfrentará Jarbas

    O advogado Sérgio Couto (foto) decidiu disputar a presidência do conselho seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, nas eleições marcadas para novembro próximo. Couto já foi presidente dessa instituição e terá como vice na sua chapa a advogada e procuradora do Estado Maria Avelina Imbiriba Hesketh, que também já foi presidente da OAB. A chapa, segundo Couto, já escolheu o slogan “OAB Pará – Verás que um advogado teu não foge à luta”, que se inspira num dos versos do Hino Nacional. O pré-lançamento está marcado para a próxima quinta-feira, na casa de recepções Ibiza, e deverá servir como um primeiro encontro para começar a definir a estratégia de campanha.(Fonte: Blog Espaço Aberto)

    O povo não está gostando

    Muitos deputados insistem em faltar e, dessa forma, às sessões da Assembléia Legislativa do Pará não são realizadas, como aconteceu ontem. Aliás, pela segunda vez nesta semana. Suas Excelências não estão levando a sério este conselho: “nunca falte ao trabalho, pois o seu patrão (nesse caso, o povo, o eleitor) pode perceber que a sua falta não faz falta”. E, então, será difícil (2010 vem aí) conquistar novo mandato. Cuidado! As coisas estão mudando. O senso crítico da sociedade está mais apurado.

    Clonando Pensamento

    "As pessoas ricas perdem uma das grandes emoções da vida: pagar a última prestação do carro, da geladeira, do fogão". (Anônimo)

    Na coluna do Guilherme Augusto (jornal Diário do Pará):

    Foi destilada ou fermentada a poderosa birita que o procurador Paulo de Tarso Dias Klautau Filho tomou terça-feira para deixá-lo naquele estado? Não se falava de outra coisa, ontem, no serpentuário do Fórum de Belém.
    Pelo menos um grupo de veteranos boêmios que se reúne todas as sextas na Praça do Carmo, quer criar o "Troféu Paulo de Tarso". Por meio dele se homenagearia os bebuns que se destacassem com louvor ao longo do ano.

    quinta-feira, 13 de agosto de 2009

    Tristeza: Morre Lélia Campos

    Faleceu hoje em Santarém aos 92 anos de idade, Dona Lélia Campos, irmã de Miguel, Dácio e Francisco (Bibito) Campos, já falecidos.

    Clonando Pensamento

    "O MST, verdadeira malta de desocupados, bandidos e pobres inocentes que seguem o comando por um prato de feijão, continua a aprontar. Invade prédios do governo, fecha rodovias, ataca propriedades produtivas, mata e rouba. Mas ninguém faz nada para impedir o avanço deste animal sagrado da esquerda imbecilizada". (Ivanildo Alves - coluna Polícia & Justiça - jornal Amazônia)

    No blog Espaço Aberto - do Paulo Bemerguy:

    São cada vez mais insistentes os boatos – ou, se quiserem, as especulações – de que o ex-governador Simão Jatene vai se filiar ao PMDB. Se alguém, sobretudo jornalistas, indagarem sobre isso ao ex-governador, vão se deparar, provavelmente, com um riso, tendente para uma gargalhada do interlocutor, o que seria uma demonstração de que a pergunta é impertinente.
    Pode até ser. Mas, em política, tudo é possível. Ou na versão do deputado federal Gerson Peres (PP), cametaense e neo-anajulista, em política até boi avua.

    Duque arquiva denúncia contra Virgílio

    Paulo Duque (PMDB-RJ), presidente do Conselho de Ética do Senado, arquivou ontem a representação do PMDB que pedia a cassação do mandato de Arthur Virgílio (AM), líder do PSDB, por quebra de decoro parlamentar.

    O PMDB acusou Virgílio de manter um funcionário fantasma em seu gabinete, de ter pedido dinheiro emprestado ao ex-diretor do Senado Agaciel Maia e extrapolado o limite de gastos do plano de saúde com tratamento de sua mãe, que já morreu.

    A primeira acusação foi descartada por Duque porque Virgílio reconheceu o erro e começou a ressarcir o Senado do prejuízo que teve com o servidor fantasma.A segunda porque pedir dinheiro emprestado a quem quer que seja não é quebra de decoro, segundo Duque.E finalmente a terceira porque Virgílio não foi o ordenador da despesa. Foi Renan Calheiros (PMDB-AL), quando presidia o Senado, que autorizou a despesa.

    De Arthur Virgílio ao tomar conhecimento da decisão: "Não pensem que a decisão do senador Paulo Duque é mais uma peça de um possível acordão. Absurdo seria que ele aceitasse a denúncia contra mim depois de arquivar 11 denúncias contra Sarney".

    (Fonte: Blog do Noblat)

    Pacote reduz burocracia em órgãos federais

    Seis meses depois de anunciado pelo governo, parte do pacote de medidas para a redução da burocracia no serviço público foi incluída nesta quarta-feira no Diário Oficial da União.

    Entre as medidas incluídas no decreto presidencial que simplificam o atendimento prestado ao cidadão há a que estabelece que órgãos do Executivo federal não poderão exigir do cidadão documentos, certidões, atestados ou informações que já sejam de conhecimento da administração pública.

    De acordo com o decreto, os órgãos deverão buscar as informações que necessitam consultando os bancos de dados oficiais do serviço público.

    Só foram excluídas da regra a comprovação de antecedentes criminais, informações sobre pessoa jurídica e situações expressamente previstas em lei.

    Quando não for possível obter os atestados, certidões e outros documentos comprobatórios de regularidade da situação do cidadão diretamente do órgão ou entidade expedidora, os fatos poderão ser comprovados mediante simples declaração escrita e assinada pelo próprio.

    Em caso de declaração falsa, a pessoa que a prestou ficará sujeita às sanções administrativas, civis e penais previstas em lei. (Fonte: O Globo)
    Charge - T.L

    Banco do Brasil reconquista liderança

    Nove meses após ter perdido a liderança para o Itaú Unibanco, o Banco do Brasil retomou o posto de maior banco em ativos do Brasil e da América Latina.

    Segundo o balanço do segundo trimestre do ano, divulgado na madrugada de hoje, os ativos do Banco do Brasil chegaram a R$ 598,8 bilhões, ante R$ 596,4 bilhões do Itaú Unibanco.

    O Banco do Brasil salta da 10ª para a 7ª posição no ranking dos maiores bancos da América Latina e dos EUA, segundo a consultoria Economática. O Bank of America se mantém na liderança, seguido por JPMorgan Chase e Citigroup. O Itaú Unibanco cai de 7º para 8º.

    O BB lucrou R$ 4,014 bilhões no primeiro semestre, alta de 0,55% ante o mesmo período do ano passado.No segundo trimestre, o lucro foi de R$ 2,348 bilhões (+43%). (Fonte: Folha de S.Paulo)

    quarta-feira, 12 de agosto de 2009

    Cosanpa tem novo diretor

    Reunidos na manhã de hoje, os membros do Conselho de Administração da Cosanpa homologaram o nome do engenheiro Gilberto da Silva Drago para ocupar o cargo de Diretor de Mercado, substituindo Márcio Godoi Spindola que solicitou exoneração. O novo diretor pertence ao quadro de servidores da Cosanpa.

    Albanira na galeria do TJE

    Presidente Rômulo Nunes e Albanira descerram a foto
    A foto

    Em seu discurso, Rômulo Nunes enalteceu atuação de Albanira no Poder Judiciário
    Albanira agradeceu homenagem
    Muitos magistrados presentes

    Albanira e familiares
    Cumprimentos de Lourdes Lima, presidente do TCE
    Ibraim Rocha, Procurador Geral do estado representou a governadora Ana Júlia Carepa
    Com Geraldo Rocha, Procurador-Chefe do Ministério Público
    Na manhã de hoje (12) foi realizado ato solene de aposição da foto da Desembargadora Albanira Lobato Bemerguy na Galeria de Ex-Presidentes do Tribunal de Justiça do Pará. Em seu discurso de agradecimento, Albanira disse: "Deus e a virgem de Nazaré permitiram que eu pudesse cumprir as missões que me couberam, percorrendo as estradas da Justiça com a decisão e a dedicação que sempre me impus. Elevo ao Criador e à Mãe Santíssima as reverências pelas graças que me têm concedido em poder combater os bons combates, e vencer, com o apoio de meus familiares e dos colegas sempre presentes com a solidariedade indispensável, bem como da disponibilidade de servidores e assessores atuantes. Sou-lhes devedora de chegar a este momento de minha vida pessoal e de minha carreira de magistrada, a partir de agora assinalada pela honrosa inserção de minha foto nesta Galeria de Ex-Presidentes do nosso Poder Judiciário, Instituição que tanto amo e a ela tenho dedicado com especial devoção preciosos momentos de minha vida. Minha eterna gratidão aos meus pares de desembargo e a quantos me permitiram viver mais esta emoção".

    Bordalo diz: Mário Couto é "bicheiro", "contraventor" e "traficante"

    Cinco dias depois do senador tucano Mário Couto, um dos pré-candidatos do PSDB ao governo do Estado, ter ocupado a tribuna do Senado para criticar duramente a conduta da governadora Ana Júlia Carepa, os petistas deram o troco. Na sessão de ontem, o deputado Carlos Bordalo fez um pronunciamento em que se referiu a Mário Couto como “bicheiro”, “contraventor” e “traficante”.
    A seguir, a íntegra do pronunciamento de Bordalo:

    Hoje, Exas., venho a esta tribuna, não apenas como deputado, mas como brasileiro e paraense indignado e envergonhado com o lamaçal e a baixaria que tomou conta do Senado brasileiro. Indignado fiquei com palavras do senador Collor, que apenas lembram as razões por que este senhor foi apeado da presidência da república.
    Todavia, envergonhado estou como paraense ao tomar conhecimento do vômito verbal expelido ontem pelo senador do Pará Mário Couto, acusando a governadora do Pará de não se comportar como exige a dignidade do cargo.
    Logo ele, bicheiro Mário Couto, o contraventor Mário Couto, o traficante que fez sua carreira política estribado nos recursos oriundos destas atividades criminosas.
    Este senador desequilibrado Mário Couto, que como presidente da Assembléia Legislativa utiliza notas fiscais de venda de tapioca para saquear o erário e assim fazer seu caixa que permitiu com que chegasse ao Senado da República.
    Ele, Mário Couto, falando de dignidade, quando é conhecido pelo apelido de “Mário Cotoco” , em razão de que, quando era deputado estadual, ter sido capa de jornal mostrando toda a virulência de seu dedo indicador em riste contra trabalhadores em educação que reivindicavam melhores salários.
    Este inexpressivo, que tem na sua prestação de contas da verba de seu gabinete de senador impresso classificados como “convites finos” justamente às vésperas de seu casamento, mostrando qual a utilidade que tem para si seu mandato parlamentar.
    Mas o Sr. Mário Couto tem boas razões para falar mal da governadora Ana Júlia, pois a governadora de seu partido, Yeda Crusius, é a maior desastre da política brasileira, tendo sido no dia de ontem denunciada pelo Ministério Público Federal por corrupção e improbidade. Este é o exemplo do PSDB de administração estadual – uma quadrilha governando o Rio Grande do Sul.
    O desequilíbrio do senador tucano tem duas origens bem marcadas: uma de caráter cultural e psicológico. É o preconceito machista contra a mulher. A mulher que não apenas é mãe e trabalhadora, mas a mulher que assume seu protagonismo social, que exerce o poder, que debate, que enfrenta a discussão política, que administra. Contra esta o preconceituoso pede a condenação eterna a solidão, a ausência do lazer, a renúncia ao prazer. Se quer ter amigos, que fique em casa, se quer divertir-se, que o faça em casa, trancada, longe do mundo masculino que não suporta sua presença.
    A governadora do Pará é um exemplo de dedicação e trabalho. Possui um expediente diário e uma agenda de trabalho que a mantém em seu gabinete e em compromisso de governo, desde cedo até à noite, entrando por finais de semana e feriado. Muito diferente daquele anterior que governava o Pará até então, famoso por passar semanas inteiras em pescarias, inclusive, na companhia do senador Mário Couto, quando, conforme os pescadores gostavam de se gabar nas suas histórias, se içavam até sereias. Aquele governador que praticamente não ia ao Palácio dos Despachos para trabalhar e do qual ninguém tem saudade.
    A outra explicação para a verborragia de baixo nível do senador é a fixação cada vez mais nítida no Pará, de que as obras estruturais para necessárias ao desenvolvimento do Estado. Pela primeira vez vão sendo realizadas. É a inauguração das eclusas de Tucuruí, programada para 2010. A inauguração de pelo menos cinco grandes hospitais em quatro anos, dentre estes uma nova Santa Casa que vinha sendo até então sucateada. E o PAC Paraense com suas obras de saneamento e habitação. São as escolas reconstruídas, começando a ser entregue após o terremoto tucano, que as deteriorou. É a recomposição do efetivo da policia, que havia diminuído nos governos tucanos. São mais de 300 milhões de reais sendo investidos em rodovias só este ano.
    Foi a implantação do maior programa de inclusão digital do Brasil, o Navega Pará. Será a instalação de uma nova universidade no Oeste do Estado, e o investimento de 5 bilhões de reais para construção de uma siderúrgica no município de Marabá, permitindo pela primeira vez uma efetiva verticalização da produção mineral do Estado.
    São muitas obras e iniciativas. Obras e programas de governo que começam a mostrar como é possível, mesmo em um estado pobre como o nosso, utilizar os recursos públicos, com correção e eficiência. É isso que o senador não suporta, não suporta que uma mulher faça tudo isso, que uma mulher esteja à frente do Estado mais complexo da Amazônia e enfrente com coragem e determinação o desafio de governá-lo.
    Mario Couto ao ver tudo isso sabe muito bem que hoje seu mandato não passa de ilusão, que logo, logo, será levado pela enxurrada de votos com que o povo paraense referendará os resultados de um governo popular, assim como tem feito com presidente Lula.