Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Até breve

Em gozo de um período de férias, eu e Albanira ficaremos ausentes de Belém a partir de amanhã e até o dia 6 do próximo mês. Assim, somente no dia 7 reiniciarei as atualizações diárias deste blog. Um grande abraço a todos os leitores que prestigiam este modesto trabalho.

Gente que brillha: FRANSSINETE FLORENZANO

A “mocoronguíssima” jornalista, blogueira e minha querida amiga Franssinete Florenzano é uma mulher moderna em sua essência: bonita, classuda, elegante, inteligente e dinâmica.

Clonando Pensamento

“Se os teus inimigos te elogiam, fizestes algo errado. Se eles te censuram, estás no caminho certo”. (Anônimo)

Tristeza





Descanse em paz meu bom amigo GERMANO DO VALE, falecido dia 20 em Santarém. Expresso minhas condolências aos seus familiares.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Missa - Convite

A Missa de 30 dias (1 mês), pela intenção da alma de minha querida e saudosa mãe ROSILDA (viúva e musa inspiradora do maestro Isoca), será celebrada hoje (18) na Igreja da Trindade, em Belém (PA), às 18h.
Solicito a presença de todos e, por favor, avisem os amigos. Deus lhes pague!Também haverá Missa em Florianópolis e Santarém.
Obrigado. Abraços,Vicente Malheiros da Fonseca.

Leitorado

"Amigo Ercio,
Aqui de Manaus, onde curto a minha melhor idade, leio todo dia O Mocorongo, onde mato as saudades da minha terra lendo suas notas. Parabéns, continue sempre assim, dinâmico e vibrante como sempre foi.
Um abraço do amigo José Sarmento Silva."
==´
Muito obrigado, Sarmento. É um prazer imenso tê-lo como leitor. Saúde e vida longa é o que desejo a você e seus familiares.

Leitorado

Fico satisfeito em saber que o Celson Vaughan, santareno da melhor qualidade, “espia” este blog. Aliás, através de sua agência de turismo – CVTour, Celson levou 15 pessoas de Manaus, Belém e Macapá para participarem da Festa do Sairé. Agora, começa a trabalhar na organização do Baile do Círio que será realizado dia 08 de outubro, reunindo a “mocorongada” em Belém.

Leitorado

De L.T - bairro Nazaré - Belém:
"Há poucos dias, nos jornais e em todos os programas esportivos das emissoras de rádio e de televisão, em Belém, era anunciada com estardalhaço a iniciativa do presidente Amaro Klautau, considerada ´louvável`, ´acertada`, ´genial`, ´nunca vista no Clube do Remo`: a composição de uma comissão para angariar recursos financeiros e materiais para a revitalização do Estádio Antonio Baena, inclusive o aumento de sua capacidade para comportar até 20 mil espectadores. E, de repente, o Amaro busca e consegue espaço na mídia para divulgar a ´boa nova`: a venda do Baenão! E o que é pior: com total apoio do presidente do Condel, Felício Pontes. Quem diria! Não é necessário fazer comentários sobre esses dois fatos, mas apenas dizer: POBRE REMO!"

No Repórter 70 (O Liberal):

  • O vice-governador Odair Corrêa (PDT) vai tentar se entender com a governadora Ana Júlia sobre o seu já restrito território no governo. Ele anda descontente com o avanço de alguns secretários sobre o CredPará, único quinhão que lhe coube no latifúndio estadual. O ataque acontece desde que Odair revelou que será candidatro a deputado federal. Suas verbas foram reduzidas a ponto de ter que pagar do próprio bolso o aluguel de aeronave para viajar pelo Estado.

Lealdade - O vice-governador está proibido de comprar passagens aéreas para seus poucos assessores e não tem conseguido usar os aviões do Estado, que sempre estão com problemas mecânicos ou em missão. Odair pretende dizer à governadora, caso ela o receba, que sempre lhe foi fiel e a defendeu por todos os quadrantes dos ataques inimigos. E que, nas vezes que assumiu o governo, não praticou nenhum ato que comprometesse a sua lealdade.

Clonando Pensamento

"Tire-se da maioria dos homens públicos brasileiros o dinheiro que têm e o que lhes restará? Vinte anos ou mais de cadeia. (Millôr)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

No Repórter 70 (O Liberal):

A prefeita de Santarém, Maria do Carmo, está em Brasília desde ontem. Hoje à noite, Maria participa de jantar na residência da ministra Dilma Roussef, em companhia de outros nove prefeitos de importantes cidades do Brasil. Pièce de resistance, como diriam os colunistas sociais: a formação da coordenação nacional da campanha petista à Presid~encia da República. Maria será a coordenadora estadual da campanha animada pelo Planalto.

Eleição 2010 - Câmara conclui votação da lei eleitoral

O plenário da Câmara conclui, ontem, a votação da reforma eleitoral. Os deputados derrubaram quase todas as emendas feitas pelo Senado.Foram mantidas, porém, aquelas que tratam do uso da internet nas eleições.Ele fica liberado durante o período eleitoral, sendo vedado o anonimato e garantido o direito de resposta.As restrições à web passam a ser somente para a publicidade paga e para os debates, que vão ter de seguir as normas do rádio e da televisão.

Com a derrubada das emendas do Senado, a convocação de nova eleição no caso de cassação de prefeitos e governadores deixa de existir.Também caiu a necessidade de reputação ilibada e idoneidade moral para o registro de candidaturas.Lula precisa sancionar a nova Lei eleitoral até o dia 2 de outubro para que ela seja válida nas eleições de 2010.

Veja algumas mudanças na legislação eleitoral:

FICHA SUJA

Como é: Não há critérios definidos para os candidatos ficha suja. Nas eleições passadas eles foram autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O entendimento da Corte foi o de que ninguém pode ser considerado culpado antes de uma condenação definitiva.

Como fica: É assegurado o registro de candidatura para quem responde a processos na Justiça. Candidatos que tenham sido condenados também podem concorrer desde que exista a possibilidade de recurso à condenação.

Prazos para julgamentos

Como é: Na legislação atual não há prazos estipulados.

Como fica: Para evitar a cassação do registro de candidatura após a vitória nas eleições, a nova Lei obriga a Justiça Eleitoral a julgar todos os registros até 45 dias antes do pleito. Já quando outros processos que podem culminar com a perda de mandato forem abertos, a Justiça vai ter um ano para concluir o julgamento. Se passar do prazo o processo passa a ser prioritário na Corte que tramita.

Casos de cassação de mandato

Como é: Não há regra que determine a convocação de nova eleição ou posse do segundo colocado em casos de cassação de prefeitos, governadores e seus vices. O TSE fixou um entendimento que, quando a eleição for até o segundo turno e o vencedor for cassado, assume o segundo colocado. Se a vitória se der no primeiro turno cabe ao Legislativo realizar eleição indireta.

Como fica: Não há regra para o tema devido à derrubada da emenda do Senado que exigia a realização de nova eleição em qualquer caso de cassação.

Debates

Como é: A regra atual assegura a participação de candidatos que contem com pelo menos um deputado Federal em seu partido.

Como fica: Para a realização de debates é preciso que dois terços dos candidatos concordem com as regras estipuladas pela emissora de rádio, tv, ou internet. Haverá a possibilidade realizar debates com três candidatos por vez. Também fica assegurada a participação de candidatos que contem com pelo menos um deputado Federal em seu partido.

Foto

Como é: Portando somente o título de eleitor o cidadão pode votar.

Como fica: O eleitor vai precisar levar um documento com foto e o título para votar.

Voto em trânsito

Como é: O voto é permitido somente na zona eleitoral onde o eleitor é registrado.

Como fica: Quem estiver fora de seu domicílio eleitoral vai poder votar em cabines especiais nas capitais dos Estados.

Campanha na internet

Como é: Uma resolução do TSE restringe toda a campanha à página própria do candidato.

Como fica: Não há restrições no uso de sites ou outras ferramentas como o e-mail, blog, redes de relacionamento e Twitter. Para eleitores e imprensa o uso da internet também é liberado. É proibido, contudo, o anonimato. Também fica assegurado o direito de resposta. As restrições ficaram para a publicidade paga e para os debates, que em sites noticiosos vão ter de seguir as mesmas regras do rádio e da televisão. Em blogs assinados e em páginas pessoais eles podem ser realizados sem restrições.

Registro das propostas

Como é: Não há Lei que determine o registro das propostas dos candidatos.

Como fica: Para obter o registro da candidatura para prefeito, governador ou presidente as propostas vão ter de ser protocoladas na Justiça Eleitoral. (Fonte: O Globo)

Idosa não foi estuprada

A idosa encontrada morta dentro de casa, no bairro da Cidade Velha, na última terça-feira, não foi vítima de abuso sexual. É o que aponta a avaliação preliminar dos peritos de local de crime do Centro de Perícias Científicas (CPC) Renato Chaves, divulgada ontem. O corpo de Maria de Lurdes Botelho, 89 anos, estava sentado em uma cadeira, 'com a cabeça em contato com o piso e sem roupa íntima', o que fez a polícia trabalhar com a hipótese de abuso sexual no primeiro momento. Na mesma avaliação, o CPC informa que o laudo oficial será divulgado apenas entre 10 e 15 dias, prazo que pode ser prorrogado em caso de necessidade.

Oferta de vagas atrai 4,5 mil

A oferta de vagas em uma loja de departamentos que nem sequer foi inaugurada atraiu, da última segunda-feira até ontem, mais de 4,5 mil pessoas. O processo de seleção causou uma enorme aglomeração de pessoas no entorno da unidade da Microlins localizada na travessa São Pedro, no Centro. Lá, os candidatos puderam saber um pouco sobre a empresa que se instalará no Pará no final deste ano e fará parte do conjunto de lojas de um shopping center local.

Os nomes dos 160 aprovados na seleção serão conhecidos entre os dias 26 e 28 de setembro pelo site www.lojasrenner.com.br. As vagas oferecidas pela companhia são para assistente de loja, fiscal de loja, operador de caixa, analista de crédito, analista de cobrança, costureira, auxiliar de expedição, auxiliar de armazenagem e auxiliar de estoque. Até ontem, havia 28 pessoas disputando cada vaga oferecida.

Segundo Priscila Maia, coordenadora da empresa responsável pela seleção, o processo de escolha foi dividido em três etapas. Na primeira fase mil candidatos serão aprovados a partir da análise de currículo e de entrevista. Na segunda etapa será feita uma dinâmica de grupo. Por fim, os selecionados farão uma entrevista técnica. Pelo menos 5% das vagas foram destinadas a portadores de necessidades especiais.

A perspectiva salarial dos candidatos é em média de um salário mínimo, segundo a coordenadora, e os cargos de assistente e de fiscal de loja são os mais procurados. 'A escolaridade mínima exigida é o ensino fundamental completo. Os candidatos devem ter características como dinamismo, disponibilidade de horário e ter um bom conhecimento de marketing pessoal', afirma. (Fonte: Amazônia)

A corda chegou

A corda dos promesseiros do Círio 2009 chegou ontem a Belém. Fabricada em Salvador (BA), a peça ficará guardada na Estação dos Carros, ao lado do Centro Social de Nazaré. Ao ser entregue à Diretoria da Festa, hoje, às 17h, os 800 metros de comprimento serão esticados para conferência de metragem e, em seguida, divididos em duas partes iguais, 400 metros para a Trasladação e 400 metros para a Grande Procissão.

Durante mais de dez anos, as cordas utilizadas nas procissões da Trasladação e do Círio foram confeccionadas na Paraíba. Mas, devido ao fechamento da fábrica paraibana, desde 2006 a produção é feita na Bahia. A peça é feita de sisal oleada, torcida em três pernas de 48 milímetros, equivalente a duas polegadas, de diâmetro e pesa cerca de 1,2 mil kg.

Nas procissões da Trasladação e do Círio, as cordas vão continuar sendo organizadas com dois núcleos e cinco estações. O primeiro núcleo fica no início da corda e o segundo no final, onde fica a Berlinda. Com o objetivo de dar mais agilidade no percurso das duas procissões e fazer com que a peça chegue atrelada à Berlinda também no Círio deste ano, a Diretoria da Festa de Nazaré alterou o formato, deixando de ser em forma de 'U' para ser linear.( Fonte: Amazônia)

Presa em Belém a gata do pó - droga estava na cintura

Alessandra Vilhena, 22 anos, foi presa anteontem à tarde na rodovia Transmangueirão, no Bengui, quando portava na cintura 3,5 quilos de cocaína pura, droga avaliada em R$ 50 mil. Ela foi presa durante operação coordenada pelo delegado Hennison Jacob e o investigador Edinaldo Araújo, da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), e autuada por tráfico de droga, com base no artigo 33 da Lei n 11.343/06. Alesssandra tinha acabado de chegar do município de Santarém, na região do Baixo Amazonas, e se preparava para entregar o entorpecente a uma pessoa na rodovia Augusto Montenegro.

A partir de uma denúncia anônima pelo telefone 181, a polícia tomou conhecimento de que uma mulher iria desembarcar em Belém com uma quantidade de droga. Uma operação foi montada pela DRCO para prender Alessandra Vilhena, o que ocorreu na rodovia Transmangueirão, próximo de um posto de combustível e do condomínio fechado Cristal Ville, por volta das 14 horas de anteontem.

Surpresa - 'Ela (Alessandra) estava em um táxi, e nós já tínhamos organizado uma barreira na área, sabendo que a mulher estaria no local', destacou o delegado Hennison. Ele contou que na abordagem a Alessandra nada foi encontrado de imediato. Mas, uma investigadora fez uma revista pessoal na suspeita, e, aí, enfim, foi descoberta a droga toda enrolada em uma embalagem plástica no ventre da mulher, que estava vestida com um blusão. Presa, Alessandra foi levada para a sede da DRCO.

Policiais que atuaram na operação informaram a quantidade de droga apreendida, quando misturada a outras substâncias, é capaz de render nove quilos de pasta de cocaína.

Para os policiais, Alessandra Vilhena não falou muito, mas disse que recebeu a encomenda de um homem de prenome Antônio, em Santarém. A polícia informou que a mulher iria entregar a droga a uma pessoa na rodovia Augusto Montenegro, e foi presa no momento em que se dirigia para o encontro com o receptador. Alessandra mora em Belém e é viúva de um homem acusado de ser traficante de droga, morto em guerra do tráfico no município de Marituba. Ela foi encaminhada para o Centro de Recuperação Feminino, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua. (Fonte: Amazônia - foto de Cristino Martins)

Clonando Pensamento

"O prefeito atual de Belém, se não conseguir imunidade parlamentar, dois meses depois de deixar o cargo vai ser preso como chefe de uma quadrilha organizada que tomou o Palácio Antonio Lemos, mas que vai ser expulso de lá pelo povo.” (Vereador Said Xerfan, do PP)

Derrubada punição a fiscais da SEFA

O desembargador Ricardo Nunes concedeu nesta quarta-feira (16) liminar em mandado de segurança ajuizada por três funcionários da Secretaria de Fazenda (Sefa) transferidos de seus cargos em Belém para exercer novas funções no interior do Estado. Decretadas em portarias do secretário José Raimundo Trindade, as remoções, ex officio (por dever de Estado), revoltaram o Sindicato dos Servidores do Fisco Estadual do Pará (Sinditaf), que considerou retaliação por adesão dos fiscais de tributos à greve de cinco dias deflagrada no final do mês passado pela categoria.
Ricardo Nunes acatou o argumento do advogado de Ione do Socorro Gonçalves da Silva e Silva, Rivânia Raquel Mariano Porto e Antônio José Tavares Henriques. As remoções, segundo o mandado de segurança, configuraram quebra do princípio da impessoalidade da administração pública, ficando claro que as transferências não foram motivadas por necessidade funcional, mas por razões pessoais, no caso a greve. (Fonte: Assessoria de imprensa do Sinditaf)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Clonando Pensamento

"Os rios da região amazônica têm eloquência pela sua quantidade de água. A festa do Círio de Nazaré é eloquente pelo volume de fé, acumulado, represado e derramado nas ruas de Belém" (Rafael Grecca)

Leitorado

De G.M.S - bairro Sacramenta - Belém:
"Li, hoje, no jornal O Liberal - coluna Repórter 70, esta nota: ´Amaro Klautau está levantando todos os números do Remo para mostrar que a única alternativa para o clube sair da crise é se desfazer do estádio Antônio Baena. O Trabalho está adiantado. O Projeto do Remo é receber de uma empresa um outro estádio, na área metropolitana, e uma parte em dinheiro, suficiente para quitar todas as dívidas. Klautau diz que há dois interessados`. Pergunto: por quê o Amaro não fez isso antes de ser candidato à presidência do Clube? Por quê enganou os Conselheiros votantes dizendo que, se eleito fosse, defenderia de todas as formas a preservação do patrimônio do clube? É mentira afirmar que a venda do Baenão é a única alternativa para tirar o Remo do sufoco. Há outras, entre elas, e principalmente, a renuncia desse presidente incompetente que só pensa e faz besteira. Exemplo? O tal programa Sócio Torcedor que será lançado nos próximos dias, oferecendo vantagens mirabolantes aos que dele participarem como sócios. E os milhares de sócios Proprietários do Remo, o que ganharão?"

No Diário do Pará:

XERFAN DIZ QUE DUCIOMAR COMANDA QUADRILHA NA PREFEITURA DE BELÉM
O vereador e ex-prefeito de Belém, Said Xerfan (PP), voltou ontem à tribuna da Câmara para o segundo dia consecutivo de ataques ao prefeito Duciomar Costa (PTB) por causa da anistia de ISS aos empresários de ônibus. Provocado pelo líder Orlando Reis (PTB), que creditou a Xerfan remissão fiscal à época que governou a cidade, o vereador fez o mais violento discurso já proferido contra o atual prefeito. Aproximando os punhos, num gesto que remete a algemas, Xerfan advertiu Reis: "Tenha cuidado para não sair daqui algemado, junto com o chefe da quadrilha".

No claudiohumberto.com.br

Dupla Self-Goodstein na campanha de Dilma

Além de Ben Self, que esta semana assinará contrato, conforme esta coluna revelou ontem com exclusividade, Scott Goodstein, outra estrela do staff eleitoral de Barack Obama, acertou com o PT para a campanha de Dilma Rousseff. Self foi o responsável pelo site da campanha e criou o sistema de arrecadação para Obama, via internet; são de Goodstein as redes sociais e uma eficiente central de mensagens para celulares.


Muito requisitados, Ben Self e Scott Goodstein só acertaram com o PT de Dilma e Lula após a decisiva opinião favorável de Barack Obama. Ben Self e Scott Goodstein serão consultores da campanha de Dilma, mas o marqueiro é João Santana, o mesmo da reeleição de Lula.

Pedindo para perder

Enquanto o PT se arma para a campanha e já contrata marqueteiros, os tucanos José Serra e Aécio Neves ainda brigam pela candidatura.

Coisa horrível

Uma mulher de 89 anos foi encontrada morta e com indícios de violência sexual, ontem, na casa onde morava sozinha há cerca de 20 anos, localizada na travessa São Pedro entre as ruas João Diogo e a Avertano Rocha, no bairro da Cidade Velha. O corpo de Maria de Lurdes Botelho estava na sala do imóvel, sobre uma cadeira, seminu da cintura para baixo (com as roupas íntimas arriadas até a perna), com o vestido levantado e com a cabeça pendendo para o lado. Por esses sinais, há forte suspeita de que Maria de Lurdes possa ter sido vítima de violência sexual.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Botos encantaram

Parabéns aos dirigentes e aos integrantes dos botos Tucuxi e Cor de Rosa (o grande vencedor este ano) que, mesmo enfrentando dificuldades de toda ordem, conseguiram, com muito esforço e muito trabalho, apresentar um exuberante espetáculo na festa do Sairé em Alter do Chão. O grande público presente no “Sairódromo” vibrou bastante, aplaudindo, cantando, enfim, externando a sua alegria e premiando a beleza, a criatividade, a exibição impecável de cada grupo.

Os coordenadores dessa festividade merecem, também, o reconhecimento e a gratidão dos santarenos, pois, apesar de algumas falhas, principalmente quanto aos horários das apresentações dos botos, o resultado foi satisfatório e gratificante para todos que estiveram nessa vila maravilhosa. De igual modo, a governadora Ana Júlia Carepa e a prefeita Maria do Carmo Martins são merecedoras de aplausos, afinal, o apoio financeiro dos governos estadual e municipal foi fundamental para a realização desse importante evento.

Idéia para mudar
Um leitor (anônimo) deste blog mandou e-mail dizendo: ”Já é tempo de ser estudada uma fórmula para retirar as danças do Tucuxi e do Cor de Rosa, da programação do Sairé, ficando essa festividade na sua forma tradicional, isto é, apenas um ritual religioso no mês de julho, como era antes. As apresentações dos botos deveriam ser realizadas anualmente, no mês de setembro, porém, não em Alter do Chão, mas no Estádio Barbalhão ou em outro local com capacidade para acolher um grande público, com mais conforto e segurança”.

No blog da Franssinete Florenzano:

>Nazinha, livrai-nos!
Acreditem. Agnaldo Timóteo foi recebido em audiência no Palácio dos Despachos, ontem, para fechar os últimos detalhes de sua apresentação no Círio de Nazaré deste ano. Com tanto talento paraense, e depois da chatice no ano passado, ninguém merece.

No claudiohumberto.com.br

PT contrata Ben Self, o marqueteiro de Barack Obama

O marqueteiro americano Ben Self, que fez a campanha do presidente Barack Obama, fechou contrato com o PT para atuar como consultor da campanha presidencial de Dilma Rousseff. O caso vem sendo tratado sob sigilo, mas Ben Self chega a Brasília esta semana para uma primeira reunião com o presidente Lula e com a ministra. Ele é conhecido por introduzir e otimizar recursos de internet em campanha eleitoral. O valor do que o PT vai pagar a Ben Self faz parte da cláusula de sigilo do contrato com a empresa dele, a Blue State Digital.

STF suspende processos de cassação de governadores

O ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta segunda (14) a suspensão de todos os processos que pedem a cassação de políticos que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral. Na prática, a decisão suspende o julgamento de quatro processos que podem resultar em cassações de governadores: Ivo Cassol (PP), de Rondônia; José de Anchieta Jr. (PSDB), de Roraima; Marcelo Déda (PT), de Sergipe; e Roseana Sarney (PMDB), do Maranhão.

Segundo o Grau, há divergências dentro do TSE sobre a competência para julgar esses casos. Para ele, se o tribunal continuar a julgar casos de perda de mandato pode promover injustiças sem o devido direito de reparação. A decisão vale até que o plenário do STF decida sobre a ação apresentada por cinco partidos que questiona se o TSE tem a atribuição de julgar processos de cassação contra políticos.

Governo amplia restrições a estrangeiros na Amazônia

A soma de terras nas mãos de estrangeiros não poderá ultrapassar 10% das superfícies dos municípios da Amazônia Legal, segundo projeto de lei finalizado pelo governo e no aguardo do presidente Lula para ser enviado ao Congresso. Hoje o limite é de 25% em todo o país, inclusive na região amazônica.

O novo limite valeria para a compra, por estrangeiros, de áreas rurais nos Estados do Norte, em Mato Grosso e em parte do Maranhão, que integram a Amazônia Legal. A proposta mantém para o restante do país os 25%.

Por exemplo: num município paraense com área de 50 mil hectares, as propriedades de estrangeiros, somadas, não poderiam ultrapassar os 5.000 hectares (10%). Já num município paulista com a mesma dimensão, seria mantido o limite atual de 12.500 hectares (25%).

As restrições, listadas na minuta do projeto de lei obtida pela Folha, valem para três categorias: estrangeiro que vive no Brasil, pessoa jurídica estrangeira residente no país e pessoa jurídica brasileira controlada por capital estrangeiro. As limitações são a solução jurídica para, no papel, fechar o cerco à invasão estrangeira na Amazônia e, no discurso, falar em soberania nacional. (Fonte: Folha de S.Paulo)

Terror durante a madrugada

No AMAZÔNIA:
Vidros e aparelhos quebrados, marcas de tiros e vários objetos roubados. Assim ficou a Unidade Municipal de Saúde de Ananindeua depois que 20 homens invadiram o local na madrugada de ontem. Eles acompanhavam um rapaz que tinha sido baleado em uma festa. E, como a vítima não resistiu ao ferimento, os homens se revoltaram e invadiram a Unidade de Saúde quebrando o que viram pela frente. Armados, eles perseguiram os funcionários do hospital, que tiveram que se esconder em armários e salas de raios-x do local.

O clima de pânico durou cerca de 10 minutos e até a a manhã de ontem alguns dos 4 funcionários que estavam no momento do incidente não conseguiam falar sobre o assunto.

Os homens chegaram no hospital por volta de meia-noite com um homem gravemente baleado. Quando o médico plantonista da Unidade de Saúde tentou abrir o portão para recebê-los, eles imediatamente arrombaram o cadeado e invadiram o local. O homem ferido morreu em seguida sem ao menos ser atendido pelo profissional.

Indignados com a morte do amigo, os 20 homens pegaram várias pedras, uma delas com mais de 30 centímetros, e quebraram vários vidros da Unidade Municipal de Ananindeua. Eles também dispararam tiros no teto e na direção das duas técnicas em enfermagem, recepcionista e o médico, que estavam de plantão no local. Com medo, os funcionários tiveram que se esconder em armários e o médico se trancou na sala de raios-x até que decidissem ir embora.

Durante a ação, os acusados levaram um aparelho de ar-condicionado, televisão, bebedouro e até mesmo os lençóis dos colchões do hospital. Eles também quebraram cadeiras e ventiladores. A sala de reanimação ficou imprestável, já que o desfibrilador foi destruído pelos homens, assim como a sala de sutura. Ontem de manhã, os restos da noite de pânico estavam espalhados pelo chão. Cacos de vidro, pedras e muitos objetos completamente deteriorados.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Vale a pena ler

Do meu dileto amigo, conterrâneo e leitor deste blog, José Wilson Fonseca, recebi, agradeço e divulgo com prazer:

“Bom início de semana. Quero dividir com você estas belas palavras. Tenho experimentado isto em minha vida, constantemente”.

QUANDO UMA ETAPA CHEGA AO FIM - Encerrando Ciclos

(Fernando Pessoa)

"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final... Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver.

Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram. Foi despedida do trabalho? Terminou uma relação? Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu....

Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seus amigos, seus filhos, seus irmãos, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora... Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem.

Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração... e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar. Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.

Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do "momento ideal".

Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará! Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante.

Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é. Torna-te uma pessoa melhor e assegura-te de que sabes bem quem és tu próprio, antes de conheceres alguém e de esperares que ele veja quem tu és..

E lembre-se :

“Tudo o que chega, chega sempre por alguma razão”

Clonando Pensamento

“Antes de enaltecer a glória dos homens, procura conhecer os meios que eles se serviram para alcançá-la”. (Napoleão Bonaparte)

No Repórter 70 (O Liberal):

O presidente do Remo, Amaro Klautau, diz que a indenização que o clube pagará à família da jovem que morreu na piscina do clube será de 200 salários mínimos, imediatamente, e 1/3 do mínimo, mensalmente, por 9 anos. O Remo representará contra o advogado à OAB por ele ter perdido o prazo de recorrer.
********
O prefeito Duciomar Costa esteve pessoalmente com o juiz federal Rubens Rollo. Pediu-lhe desculpas, em nome da Guarda Municipal, pelo episódio que o envolveu. O magistrado sensibilizou-se com a visita.
********
A vida de técnicos de futebol é mesmo cheia de altos e baixos. Uns dizem até que tem mais baixos do que altos. Vejam o exemplo do treinador Valter Lima. Vinha dando um show no São Raimundo, de Santarém. Aí, o Paysandu dispensou Édson Gaúcho e o contratou. Valtinho veio para Belém e passará para a lembrança dos bicolores como o técnico do jogo em que o Paysandu levou de 6 a 2 do Icasa (CE) e foi eliminado da terceirona. Agora, Valtinho está sem clube. O Pantera não o quis de volta. E o Papão não o manteve.

Cozinheira prepara marmitas num garimpo do Pará


Década de 1990 – o fotografo Orlando Brito trabalhava em Veja e, com um colega repórter, foi fazer uma matéria sobre o modo de vida dos garimpeiros. Depois de ouvirem em torno de vinte operários que a pessoa mais importante para eles no acampamento era a única mulher lá existente foram ao seu encontro. Aí está na foto de Orlando, dona Loura, a caprichosa cozinheira encarregada de fazer o almoço e o jantar de mais de duzentos homens. (Fonte: Blog claudiohumberto.com.br)

Divergência sobre o valor da usina de Belo Monte

Depois de vencida a etapa de elaboração dos quatro projetos do marco regulatório do pré-sal, o governo volta sua energia agora para viabilizar a licitação da usina de Belo Monte, o maior empreendimento hidrelétrico em elaboração no mundo. E o gigantismo da obra é justamente o maior entrave, hoje, à licitação da hidrelétrica, localizada no rio Xingu, no Pará

Dos gastos com alimentação ao seguro para o empreendimento, todos os números da hidrelétrica são vultosos e atrapalham o cálculo de parâmetros elementares como o preço da tarifa. Isso está atrasando a finalização da modelagem e do edital de licitação.

Para se ter uma ideia, segundo grupos privados com interesse no empreendimento, o custo de alimentação dos mais de dez mil trabalhadores que estarão envolvidos na construção é estimado em R$ 600 milhões ao longo dos ao menos quatro anos de obra. (Fonte: O Globo)

domingo, 13 de setembro de 2009

Charge: Amarildo

O jatinho do bispo

Edir Macedo vendeu há meses um jato Global Express que tinha. E daí?Mesmo na mira do Ministério Público paulista, ele acaba de comprar outro, que descerá em Sorocaba (SP), estalando de novo.

O avião, com matrícula americana, ganhará um registro na Anac. É uma casa – lavabo, minibar, mesas adaptadas para refeição e sofá. O líder da Igreja Universal usará o jato pela Alliance Jet para viagens internacionais. Custa a bagatela de US$ 50 milhões.

Macedo, ou a Alliance, já tem um Falcon 2000 (US$ 25 milhões) e um Citation X (US$ 15 milhões). (Fonte: Jornal do Brasil)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cosanpa mostra obras





Atendendo ao convite da Cosanpa, vereadores da Câmara Municipal de Belém visitaram hoje pela manhã as obras que a empresa está executando na área metropolitana da capital com recursos do PAC e Governo do Estado. O presidente Eduardo Ribeiro e os diretores Maurício Almeida, Haroldo Araújo, Haroldo Martins, Gilberto Drago e Sérgio de La Rocque mostraram aos edís tudo o que está sendo feito na Estação de Tratamento Bolonha e na Estação de Captação de Água Bruta do rio Guamá e esclareceram que, após concluídas essas obras, haverá expressiva melhoria no sistema de abastecimento de água em Belém, inclusive com expansão de rede para atender maior número de consumidores. (Fotos: Max Alencar)

Morre ex-secretário de Segurança Pública do Pará

Em Belém, morreu ontem e foi sepultado hoje, o advogado Arnaldo Moraes Filho, que exerceu mandatos de deputado estadual e federal e ocupou o cargo de secretário de Segurança Pública do Pará.

Clonando Pensamento

“O insucesso é apenas uma oportunidade para começar de novo, de maneira mais inteligente”. (Henry Ford)

No Ceará Lula faz apelo a jovens para que participem da política e estudem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo aos jovens para se interessem por política e pela condução do futuro do Brasil, ao discursar, nesta quinta (10), em Sobral (CE), na inauguração de escolas técnicas.

“Você serão os políticos de amanhã. Em vez de desanimarem quando vocês virem na televisão roubalheira, notícias de deputados, de senadores, em vez de desanimarem na buscas de um político perfeito, vocês têm que entrar na política, porque o político perfeito que vocês querem pode não estar em mim, mas pode estar dentro de vocês. Então, assumam a responsabilidade pelo destino deste país”, disse.

Lula também fez um apelo aos jovens para que estudem. “O jovem tem que perceber que o melhor momento da vida dele é esse que ele tem uma energia maluca e tem que gastar, tem que estudar, tem que chegar em casa e estudar".

Em Sobral, o presidente Lula inaugurou, em cerimônia simultânea, duas escolas técnicas - uma em Sobral e outra em Limoeiro do Norte. Ambas integram o Instituto Federal do Ceará. (Fonte: Jornal O Povo)
11 DE SETEMBRO

Hoje, há oito anos, o mundo parecia não ter amanhã.

"NÃO REELEJA NINGUÉM!" - é a campanha que rola na internet já contando com muitas adesões.

Liberdade para o italiano acusado de beijar a filha

A juíza substituta da 12ª Vara Criminal do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza (CE), Cristiane Maria Martins Pinto de Faria, concedeu liberdade provisória ao italiano acusado de beijar na boca a filha de 8 anos na Praia do Futuro.

A decisão seguiu o parecer do promotor de Justiça Amsterdan de Lima Ximenes sobre o caso. A titular da Delegacia de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Dececa), Ivana Timbó, deve concluir o inquérito ainda nesta quinta-feira.

A juíza Cristiane de Faria impôs algumas condições para a concessão do habeas corpus, entre elas o retorno imediato do acusado à Itália, onde ele possui residência fixa, não mudar de endereço sem a autorização da Justiça, não se ausentar por mais de 8 dias da casa e comparecer a todos os autos processuais até o dia do julgamento. O estrangeiro estava internado no Hospital Gênesis com hipertensão.

Sem direito à prisão especial

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem projeto de lei complementar do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que tira de magistrados e membros do Ministério Público o direito a prisão especial. Outros trabalhadores com curso superior já tinham perdido o benefício. Para entrar em vigor, porém, a proposta terá ainda de ser submetida ao plenário do Senado e passar pela Câmara.

Minc defende descriminalização da maconha

Embalado pelo som do reggae, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, deu um show à parte domingo passado em Alto Paraíso (GO), tradicional recanto de hippies, esotéricos e viajandões na Chapada dos Veadeiros.

Aproveitando o feriado na cidade, ele subiu ao palco enfumaçado da banda Tribo de Jah e fez um animado discurso em defesa da descriminalização da maconha, para delírio de uma plateia repleta de jovens. A performance foi filmada com celulares e virou hit no YouTube.

O ministro usou uma metáfora futebolística para defender a legalização da erva.

— Ontem a gente meteu 3 a 1 na Argentina. Só que tem outro placar que a gente está perdendo. Os juízes da Argentina descriminalizaram! — exclamou, arrancando gritos de apoio. — O usuário não é criminoso! Esse jogo a gente tá perdendo aqui. Vamos virar esse jogo! Acabar com a hipocrisia! A consciência! (Fonte: O Globo)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sacoleiro poderá importar até R$ 110 mil por ano

O governo publicou nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial da União (DOU) o decreto presidencial 6956, que institui o Regime de Tributação Unificada (RTU) para os sacoleiros que trazem mercadorias do Paraguai, por via terrestre.

A lei 11.898, que trata do assunto, foi aprovada pelo Congresso em dezembro do ano passado, sendo sancionada em janeiro deste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas só entrou em vigor hoje, com a publicação do decreto presidencial no DOU.

Segundo o normativo, os sacoleiros poderão importar, anualmente, até R$ 110 mil em mercadorias para revenda no Brasil, sendo R$ 18 mil para o primeiro e segundo trimestres, e outros R$ 37 mil para o terceiro e quarto trimestres de cada ano.

A regra estipula que os chamados sacoleiros terão uma alíquota única de 25%, paga à vista, sobre o preço de aquisição dos produtos, no ato do registro das importações. Atualmente, a tributação supera os 40%.
A alíquota engloba os seguintes tributos: Imposto de Importação, Imposto Sobre Produtos Industrializados, Cofins-Importação e Contribuição para o PIS/Pasep-Importação.

De acordo com a norma, é vedada a importação de mercadorias que não sejam destinadas ao consumidor final, bem como de armas e munições, fogos de artifícios, explosivos, bebidas, inclusive alcoólicas, cigarros, veículos automotores em geral e embarcações de todo tipo, inclusive suas partes e peças, medicamentos, pneus, bens usados e bens com importação suspensa ou proibida no Brasil.

TJE instalará mais uma Vara do Tribunal do Júri em Santarém

Hoje (11), às 9h, no Fórum Desembargador Ernesto de Vasconcelos Chaves, em Santarém, o presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Rômulo Ferreira Nunes, acompanhado da vice-presidente do TJPA, desembargadora Raimunda do Carmo Noronha, e da corregedora de justiça das comarcas do interior, desembargadora Maria Rita Xavier, instala a 10ª Vara Criminal do Tribunal do Júri e, por distribuição, para os crimes relativos a Entorpecentes da Comarca local.

No Repórter Diário (Diário do Pará):

Safra
Os agricultores familiares que perderam lavouras em decorrência das enchentes no Pará serão beneficiados pelo projeto "Reconstruindo Vidas", recém-criado pelo Banco da Amazônia, Casa Civil do Governo e Emater. O projeto prevê crédito emergencial de R4 2 mil ou renegociação de dívidas com o FNO. O crédito é exclusivo para agricultores de municípios que decretaram estado de emergência no período de 01 de abril a 27 de maio deste ano.
Religião
O princípio constitucional que reza, desde 1988, que o Estado brasileiro é laico vai embalar uma audiência pública programada pelo Ministério Público para o dia 14, em Belém. As promotorias de Direitos Humanos do MP querem saber se os órgãos públicos estaduais e municipais estão obedecendo ao mandamento que proíbe e pune intolerância religiosa, como ataques às minorias que cultuam credos diferentes dos majoritários. É inconstitucional, por exemplo, a existência de símbolos religiosos em prédios públicos.

Clonando Pensamento

“Só se cultiva um jardim arrancando-lhe, sem pena, as ervas daninhas e as pragas. Assim também a criança precisa ser disciplinada e punida quando erra para que se torne um adulto responsável. É preferível que chore ela, quando nova, a dor de um castigo justo, a chorarem, mais tarde, os seus pais omissos e excessivamente tolerantes". (Dom Fulton Sheen – bispo católico)

Irregularidades em 524 farmácias

O Conselho Regional de Farmácia divulgou ontem dados referentes aos trabalhos de fiscalização Verão e Salus III, feitos de julho a setembro de 2009. Foram visitados, no total, 36 municípios do Pará, realizadas 4.104 inspeções e 524 farmácias apresentaram irregularidades. As ações executadas em parceria com a Polícia Federal (PF) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foram focadas em cidades onde se observa um estabelecimento a cada 10 mil habitantes, média considerada ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e também em polos que revelaram deficiências durante as visitas sistemáticas, sucedidas cerca de três vezes ao ano.

De acordo com informações do Conselho Federal de Farmácias, Belém é a cidade que possui o maior percentual do país em farmacêuticos presentes nas farmácias, de aproximadamente 99,8%. A capital também é a campeã do Estado em número de farmácias registradas no conselho regional, 534. Ananindeua aparece em terceiro no ranking, com 148 comércios especializados em saúde. Desta soma, 10 foram interditados na última operação periódica na região, em julho. Santarém, segundo lugar em número de farmácias, tem 150 estabelecimentos. O município detém, ao mesmo tempo, uma das melhores marcas do Estado e a maior incidência de irregularidades. A operação Salus III foi desenvolvida especialmente para a cidade.

Para denunciar irregularidades em farmácias o cidadão deve acessar o endereço eletrônico do conselho regional, www.crfpa.org.br, ou comunicar a suspeita pelo número 3239-9500. (Fonte: Amazônia)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Clonando Pensamento

“Há quem critique e até se arvore em ser juiz das coisas e das pessoas sem se preocupar em avaliar suas próprias atitudes, seu comportamento e seus defeitos”. (Anônimo)

Socorro Coelho toma posse na SEDUC

A nova titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a pedagoga Socorro Coelho, tomou posse ontem após a celebração de um culto ecumênico na sede do órgão, na avenida Augusto Montenegro. Ela agradeceu a confiança da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, e do deputado federal Paulo Rocha, que a indicou para assumir o cargo.
Também foram apresentados os novos secretários adjuntos da equipe de Socorro. A Secretaria Adjunta de Gestão ficou nas mãos de Albertino Leão; a de Logística, sob a responsabilidade de Luiz Gonzaga Lopes, e a de Ensino, com Nei Cristina. Rafael Queiroz assume a Assessoria Jurídica, Getúlio Trindade comanda a Assessoria Política e Nazaré Costa passa para a Diretoria administrativa e Financeira.
Além da descentralização da gestão, Socorro Coelho também prometeu maior investimento nos espaços de trabalhos dos professores e maior atenção às unidades regionais de educação. 'Vou estar mais perto da escola, acompanhar a reforma das escolas e observar se o professor e demais profissionais estão tendo as condições necessárias de desenvolverem seus trabalhos', garantiu.
Segundo a nova secretária, outra medida é ir até as unidades regionais e conhecer as demandas de perto. 'Estarei pessoalmente em cada unidade, para que os diretores não se desloquem de lugares tão distantes para Belém. A minha equipe de trabalho é o Estado inteiro. Quando me olharem, verão o esforço de cada um refletido', disse Socorro. (Fonte: Amazônia)

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Clonando Pensamento

"Todo dia ao acordar somos assaltados por notícias que causam melancolia ou indignação, visões de cinismo, conchavos perversos, desprezo pela honra e falta de modelos positivos. Pouco se faz. Nada se faz. Vivemos ao ritmo desse triste refrão: “as coisas são assim mesmo”, “é a vida”, “política é isso”, “impossível administrar a violência”, “o narcotráfico manda em toda parte”, “ninguém tem nada a ver com minha vida”, “não adianta querer mudar”, e assim por diante.
Por toda parte famílias em crise. Pais omissos ou ocupados demais não sabem o que fazem filhas de 10 anos em festinhas sem o cuidado de adultos; pré-adolescentes transam, curtem bebida, maconha ou drogas pesadas, depois que o primeiro cigarrinho abriu as portas. Numa grande festa, jovenzinhos bêbados ou drogados vomitam ou dormem nos banheiros de um clube elegante. Onde estão os pais? Vão me achar rigorosa demais, mas eu insisto: onde estão os pais? Sabem onde andam os filhos, com quem convivem nas longas horas fora de casa, têm consciência do quanto são responsáveis? Este é um dos dramas da maternidade e paternidade: teve filho, é responsável. Quem ama cuida. E que seja com alegria, ou não vale. Não funciona. É de mentira".
(Lya Luft, escritora - revista Veja)

Na coluna de Guilherme Augusto (Diário do Pará:

O amor é lindo
O ex-governador Almir Gabriel bota um ponto final na solteirice em que se encontra no dia 18 de dezembro, data escolhida para o seu segundo casamento. A noiva, por sinal, nesse dia, acaba com a sua recente viuvez. Como dizem os colunistas sociais, o casal fixará residência em São Paulo, para onde a noiva já começou a transferir seus teréns.

No claudiohumberto.com.br

De Ciro Botelho:
O Brasil ganhou da Argentina. Para o delírio do Galvão e desespero do Maradona! A Argentina virou pó! Por isso que o Maradona é treinador da Argentina: essa seleção é uma droga! E o Maradona tá um rolha de poço! Avisa pro Maradona que quem gosta de gordura é detergente! Ele devia mudar de esporte. Devia lutar sumô com o Ronaldo Fofômeno!
Mas o grande babado da semana é o PRÉ-SAL. Lula lança o pré-sal. Será que o Brasil agora vai sair do Pré-juizo? Mas eu acho que o Brasil precisa de um pré-sal grosso. E pra aguentar o Lula, um pré-sal de frutas! E pra terminar, uma piada diretamente de Lisboa! O português comprou aquele livro de posições sexuais, o Kama Sutra. Aí resolveu treinar com a mulher: "Maria, você passa o seu braço por aqui e eu passo a minha perna pro outro lado, você coloca o cotovelo pra trás, assim, agora eu levanto a coxa, passo por cima da perna e AAAIII. "O que foi, Joaquim, não gostaste da posição?" "É que eu acabei me enrabando."

OS VELHINHOS SIFU

O orçamento da União para 2010 não contempla o reajuste de 6% acertado pelo governo com as centrais sindicais que representam aposentados e pensionistas, com gastos adicionais de R$ 3,5 bilhões.

SEEL TEM NOVO TITULAR

JORGE LUIZ GUIMARÃES PANZERA, que era subchefe da Casa Civil, é o novo titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) no lugar de Alberto Leão que ocupará uma diretoria na Seduc. Essas decisões da governadora Ana Júlia Carepa constam no Diário Oficial de hoje (8).

sábado, 5 de setembro de 2009

Clonando Pensamento

“Na política esteja sempre pronto para romper um acordo”. (Charlie Coyle)

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Rolou a festa

Dançando com o irmão Ercinho
Com as colegas de turma
Alegria na passarela
Festejando a vitória
Com os cunhados Eric e Robson
A valsa com o pai feliz e orgulhoso
Com os pais Ercio e Albanira, irmãs Ellen e Elaine e irmão Ercinho
Doutora Christine Elizabeth Lobato Bemerguy
Foi ontem, no salão da Assembléia Paraense, a bonita e animadíssima festa comemorativa da colação de grau em Direito de uma turma da Faculdade do Pará (FAP), da qual faz parte a minha filha Christine Elizabeth, a querida Betinha. As fotos mostram a alegria reinante nesse evento com a presença de colandos e seus familiares.

Orgulho de ser diferente

Por: Ercio Bemerguy
A "PARADA DO ORGULHO GAY" que é realizada em várias cidades brasileiras, inclusive em Belém (realizada ontem) é desaprovada por algumas pessoas - a minoria, felizmente. São pessoas que insistem em desconhecer que manifestações públicas como essas, de afeto e de amor entre pessoas do mesmo sexo, não é uma ousadia, nem tampouco uma afronta, um desrespeito à sociedade, mas uma coisa normalíssima.


Infelizmente, o preconceito em relação ao homossexualismo ainda continua forte, pois não é fácil para muitos entender o que é ser gay, aceitar esta ou outra forma de homens e mulheres desenvolverem e assumirem publicamente a sua sexualidade. Mas, apesar disso, exige-se de todos quantos abominam esse modo de ser e de viver, apenas isto: RESPEITO!
O “problema”, conforme afirmou certa vez o psicoterapeuta Cláudio Picazio, “é que os gays fazem parte de uma minoria aNo Brasil tem bolsa para todo mundo, até as famílias dos presos recebem a bolsa-bandido, de R$ 860 mensais, certamente mais do que grande parte dos idosos brasileiros, que trabalharam a vida inteira, sobreviveram a planos econômicos desastrosos, roubalheiras incomensuráveis e incompetência dos seus governantes. Muitos presidiários vivem bem melhor do que idosos pobres, presos em casa e em asilos.

Clonando Pensamento

"Enquanto o poço não seca, não sabemos valorizar a água". (Thomas Fuller)

"O sucesso não tem nada a ver com dons divinos ou talentos incomparáveis. O sucesso é uma possibilidade ao alcance de todos, seja quem for, esteja onde estiver. Basta ter ousadia, criatividade, disposição, desejo de mudança e, principalmente, ambição". (Anônimo)

Descanse em paz, Pintão

O jornalista Raimundo José Pinto faleceu no final da noite de ontem. Seu corpo está sendo velado na capela mortuária da Beneficente Portuguesa, de onde sairá para o sepultamento, no cemitério de Santa Izabel, na manhã desta sexta-feira.
Ao seu irmão Lúcio Flávio Pinto e demais familiares, apresentamos nossas condolências.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mais de quatro décadas

Exatamente no dia 07 de setembro de 1970 foi iniciada a construção da Rodovia Santarém-Cuiabá, até hoje não concluída. É muito tempo, né não? E o pior: ninguém sabe quando este sonho dos habitantes de Santarém e de outras cidades do Oeste do Pará que serão também beneficiadas, se tornará realidade.

No Repórter 70 (O Liberal):

A Câmara de Custeio do governo do Pará decidiu ontem que os contracheques dos servidores referentes ao mês de setembro não serão mais impressos. A ordem é modernizar a gestão pública e reduzir custos. Agora, o servidor que quiser imprimir o documento terá dois caminhos: o Portal do Servidor, na internet, e os caixas eletrônicos do Banpará. A mudança vai atingir cerca de 99 mil servidores do Estado, que estão avisados sobre a mudança desde julho deste ano, através de mensagens no contracheque.

Clonando Pensamento

“A pesquisa eleitoral não é feita para aferir o que o povo pensa, mas para fazer o povo pensar aquilo que a pesquisa quer”. (Anônimo)

Proibida venda de frango vivo

Comprar frango abatido na hora nas feiras é uma tradição que está com os dias contados em Belém. Por decisão da Secretaria Municipal de Economia (Secon), os feirantes só poderão comercializar a ave resfriada ou congelada, do mesmo modo como é feito nos supermercados. A decisão da Secon vai atingir primeiro os trabalhadores e os consumidores das feiras da 25 de Setembro, da Cremação e do Ver-o-Peso, mas, aos poucos deverá chegar, a partir de 2010, todas as 36 feiras oficiais de Belém. A nova ordem para as feiras é baseada nas normas de vigilância sanitária para o comércio de carnes e ainda em normas ambientais, já que o abate de frangos em local aberto irregular produz detritos, como penas e vísceras que, sem o destino adequado, representam risco de contaminação nas feiras.

O processo de mudança no abate e no comércio de frangos vai ser feito em etapas a partir de janeiro de 2010, a cada recadastramento dos feirantes que exercem essa atividade, e que no momento da renovação da licença não terão mais a permissão para abater o frango na própria feira, somente para vender o produto resfriado. (Fonte: Amazônia)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Me engana que eu gosto

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realizará audiência para debater projeto de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que obriga os agentes públicos eleitos para cargos nos Poderes Legislativo e Executivo, na União, estados e no Distrito Federal, a matricular seus filhos ou outros dependentes em escolas públicas na educação básica. O requerimento, apresentado pelo relator da matéria, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), foi apresentado na reunião desta quarta-feira (2).
Para debater o tema, em data ainda a ser definida, serão convidados o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, Gilberto Luiz Moraes Selber. Na lista, devem estar ainda dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da Câmara de Educação Básica do Conselho nacional de Educação (CEB/CNE). (Fonte: Site do Senado)

Clonando Pensamento

"Desmatamento zero virou igual camiseta do Che Guevara. Agora vai lá tirar madeireira. Querem cortar meu pescoço. Todo mundo é a favor do desmatamento zero desde que não seja o seu desmatamento e sim o desmatamento dos outros.(Carlos Minc - Ministro do Meio Ambiente)

"Eu que sou presidente da República. Eu que já encontrei com todas as pessoas famosas do mundo. Eu que já encontrei com Bush, Obama, Clinton, com o chinês, o alemão, o francês, com artistas famosos, vou dizer uma coisa para vocês: não há nada que me dê mais prazer do que encontrar, não com gente famosa, mas com meu povo, desse país, que passa pelo que eu passei. Que precisam ter a oportunidade que eu tive para poder vencer na vida. Chega de escorraçar as pessoas mais humildes desse país. E vocês representam a cara de milhões de brasileiros, que estão olhando para a televisão, vendo denúncia de corrupção todo dia, e são poucos o que vocês vêem dizer: vamos fazer a coisa para os mais humildes". (Presidente Lula em discurso no Rio de Janeiro)

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Alegria, alegria

Sucesso, Betinha!!!
Com os pais, felizes e orgulhosos
Com a filha Lívia
No último sábado (29) a minha querida filha Christine Elizabeth recebeu o diploma de bacharel em Direito pela Faculdade do Pará (FAP). É o segundo curso de nível superior, pois já é formada em Enfermagem. Eu, Albanira e toda a nossa família exultamos de alegria e felicidade por essa conquista.

Pesar pela morte de ministro do STF

O Tribunal de Justiça do Estado, e seus integrantes, reverenciam a memória do Exmo. Sr. Ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Alberto Menezes Direito (foto), paraense, falecido na madrugada desta terça-feira, 1º de setembro, no Rio de Janeiro. Lamentando o infausto acontecimento, o TJPA mantém à meia verga as bandeiras brasileira, paraense e do Poder Judiciário no edifício sede, como expressão do pesar da Comunidade Judiciária do Pará. (Fonte: Site do TJE)

No jornal Amazônia:

VENDAS PROIBIDAS NO ARRAIAL
A venda de bebidas alcoólicas e alimentos no entorno da Basílica Santuário de Nazaré está proibida este ano durante o período da Festividade. A decisão foi tomada na reunião realizada na manhã de ontem pela Secretaria Municipal de Economia (Secon) e a Diretoria da Festa de Nazaré. Os locais onde será permitido o comércio informal ainda serão definidos pela secretaria.
De acordo com secretário municipal de Economia, João Amaral, a venda de bebidas alcoólicas foi proibida desde o ano passado. O secretário garante que não só as bebidas alcoólicas, mas as barracas de alimentos, como churrasquinho, também não serão permitidas no entorno da Basílica durante todo o período das festividades. 'A nova proposta é uma parceria entre a Secon e a Diretoria com o objetivo de promover uma fiscalização mais efetiva do evento', explica.
Para o diretor do Arraial, Maurício Bitar, o objetivo da proibição é 'trazer de volta a família para o arraial'. Ele alega que eram constantes as reclamações sobre pessoas que bebiam durante o evento e urinavam nos muros do Exército e até mesmo na Basílica.

JUIZ FEDERAL É SEQUESTRADO
Um juiz federal foi sequestrado ontem à noite no bairro de Nazaré, em Belém. Rubens Rollo d’Oliveira, da 3ª Vara Especializada em Ações Criminais da Capital, foi mantido refém durante aproximadamente dez minutos, dentro de seu veículo, um Pegeout.
Os três acusados abordaram o veículo em um sinal de trânsito, na esquina das avenidas Conselheiro Furtado e Generalíssimo Deodoro, por volta das 20h30. O segurança e motorista do magistrado, Abraão Abud, estava ao volante e contou que o trio bateu no vidro e ordenou que ele saísse. Um dos acusados usava revólver. 'Acreditamos que eles (acusados) não sabiam que tinha alguém no banco de trás do carro', relatou Abraão.
Quando os assaltantes entraram e perceberam que tinha uma pessoa no banco de trás (juiz), seguiram em alta velocidade pela cidade. 'Eu temi pela minha vida, porque quem estava dirigindo parecia não ter habilitação. O meu medo era de um acidente de trânsito', afirmou o juiz. Segundo o magistrado, os assaltantes mandaram que ele descesse do carro na esquina da rua dos Timbiras com a travessa Quintino Bocaiúva. 'Além do veículo, eles levaram minha carteira com dinheiro, documentos e objetos pessoais. Eu entreguei o que eles pediram, e não reagi', disse Rubens Rollo.

Município de Belém é condenado - multas e sequestro de bens

O Município de Belém foi condenado a sofrer multas e a ter seqüestrado recursos próprios em valores que chegam a quase R$ 1 milhão, por não ter indicado a destinação que foi dada a equipamentos adquiridos com recursos federais transferidos integralmente pela União em razão da assinatura, em 2003, de um convênio no valor de R$ 3 milhões.
O convênio, que tinha contrapartida da Prefeitura de Belém no valor de R$ 300 mil, previa a implantação, aparelhamento e adequação dos postos de saúde do Tapanã, Jurunas, Marambaia, Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro e Sacramenta. Também deveriam ser equipados os hospitais “Dr. Mário Pinotti” e “Dr. Humberto Maradei”. Mas os bens adquiridos foram parar em outros locais, segundo afirma o Ministério Público Federal, que ajuizou ação civil pública perante a 2ª Vara.
A sentença condenatória (leia aqui a íntegra) foi proferida nesta segunda-feira pela juíza federal Hind Ghassan Kayath.
(Fontes: Justiça Federal/Seção Judiciária do Pará e blog Espaço Aberto)