Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Leitorado: Decadência do carnaval santareno

De Carlindo G. Silva – bairro Santíssimo – Santarém/Pará:
“As cidades de Cametá, Óbidos e Oriximiná já estão preparadas para receber foliões no carnaval deste ano com uma programação que prioriza os blocos de sujo, bandinhas nas praças e trios elétricos para o povão dançar, se divertir a valer. Nada de desfiles de escolas de samba, blocos de empolgação ou coisas parecidas. Aliás, essa estratégia já vem sendo utilizada a vários anos com resultados positivos, ensejando a presença de milhares de visitantes de outras cidades do Pará e até mesmo de outros Estados, gerando significativo aumento dos índices de emprego e renda no comércio, hotéis, pousadas, bares, restaurantes, etc.
E o carnaval santareno? Infelizmente, pelo que se sabe, a exemplo de anos anteriores, persiste a idéia boba da administração municipal (leia-se Secretaria de Cultura) de querer imitar o carnaval do Rio de Janeiro colocando para desfilar arremedos de escolas de samba organizadas pela Associação das Agremiações Carnavalescas de Santarém (Asac) e Liga Independente dos Blocos de Santarém (Libes), estas exigindo verbas da prefeitura para bancar as despesas do preparo das exibições na orla da cidade. E o que é pior: brigam entre si, antes, durante e depois da quadra momina, o que gera o costumeiro fracasso do carnaval santareno. Já é hora da prefeita Maria do Carmo dar um basta nessa esculhambação e, principalmente, usar o dinheiro público da melhor forma, ou seja, contratar e pagar apenas conjuntos musicais, trios elétricos e bandinhas para tocar nos bairros da cidade, em festas populares, batalhas de confete e concursos de fantasias, aos sábados e domingos para o povo se divertir. A Asac e a Libes, se quiserem continuar com a idéia burra de promover desfiles, que o façam com a sua própria grana que poderá ser obtida com promoções durante o ano inteiro. Prefeita Maria, com firmeza e certamente com o integral apoio do povo, tire o poder daqueles que compõem atualmente a comissão de frente desse importante evento para a alavancagem do turismo e abra alas para novas caras capazes de transformar o carnaval santareno em grande atração.

Eu, já escolhi o rumo a seguir nos feriados de carnaval: Óbidos e Oriximiná, cidades que proporcionam aos brincantes a chance de dançar e cantar livremente nas praças e nas ruas em ambiente seguro, saudável e, sobretudo, democrático".

Nenhum comentário:

Postar um comentário