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quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Obra vai interditar BR-316

Nos dias 18, 19 e 20, no horário compreendido entre 23 horas até às 5 da manhã, a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) vai interditar parte das pistas da rodovia BR-316, na altura do km 1, sentido Ananindeua-Belém, para implantação da estrutura metálica do Pórtico Metrópole, projeto urbanístico que dará uma nova cara à entrada de Belém. Os trabalhos serão complementados nos dias 25, 26 e 27, no mesmo horário, já no sentido contrário (Belém-Ananindeua).

Esta será a maior e mais moderna passarela da Amazônia, que além de um complexo de escadas convencionais, elevadores e escadas rolantes, também terá mirante, estais e funcionará como cartão-postal da capital paraense.

O semáforo em frente ao Castanheira será deslocado para a frente da lanchonete Habibs até conclusão da estrutura de estaiamento, que sustentarão a passarela.

O pórtico terá fundamentalmente a função de passarela. Vai promover a retirada de um sinal para travessia de pedestres em frente ao shopping e conferir segurança a mais de 4 mil pessoas que passam por hora no local. Está sendo erguido em frente ao Castanheira e terá um conjunto de quatro elementos: dois blocos de acesso (um ao lado da loja Esplanada e outro ao lado do shopping), a passarela propriamente dita e sua torre de sustentação.

No bloco da Esplanada, haverá escadas rolantes (subida e descida), uma plataforma de percurso vertical (PPV) destinada a portadores de necessidades especiais e uma escada convencional. O bloco do Castanheira contará com as escadas rolantes e escadas convencionais, sendo que a plataforma de percurso vertical será substituída por dois elevadores convencionais.

Os blocos têm estrutura de concreto armado, paredes em alvenaria de tijolos cerâmicos, cobertura de telhas termoacústicas e serão integralmente revestidos, tanto interna e quanto externamente, em material cerâmico de alta resistência.

A passarela propriamente dita será um conjunto metálico com as laterais abertas para assegurar a ventilação e a iluminação natural em seu interior. A cobertura terá forma abobodada, sustentada por estruturas tubulares paralelas. A tecnologia utilizada será a mesma existente na Alça Viária, que é de uma ponte estaiada. O quarto elemento, a torre de sustentação, será em concreto com altura de 40 metros e ficará localizada no bloco Castanheira. A obra atende às legislações federais que disciplinam construções que cruzam rodovias a uma altura mínima de 5,50 metros de altura. (Fonte: Amazônia)

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