Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 25 de março de 2010

Dom Alberto assume hoje a Arquidiocese

Unidade e comunhão. Esses serão os valores que darão o tom à mensagem de acolhida que será lida hoje durante a cerimônia de posse canônica do novo arcebispo de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa. A celebração começará às 19h30, na Catedral Metropolitana de Belém. Ela será dividida em duas partes: a posse canônica e a celebração eucarística. A primeira terá início ainda do lado de fora da Catedral. Dom Alberto irá abrir as portas da igreja da Sé, beijará a cruz que estará nas mãos do chanceler da Cúria, padre Ronaldo Menezes, e entrará no templo abençoando o povo.

Após a entrada solene, dom Alberto seguirá até a capela do Santíssimo Sacramento para orar. Terminada a oração, ele se sentará em um lugar reservado e assistirá o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisserie, iniciar a cerimônia. O núncio - espécie de embaixador do Vaticano nos países - fará a leitura da "Bula de Nomeação", emitida pelo Papa Bento XVI. A posse canônica do religioso atende a uma sequência ditada pelo Código de Direito Canônico.

O rito da cerimônia de posse exige que dom Lorenzo Baldisseri dê a licença para que o novo arcebispo seja investido no cargo. "No uso das faculdades que nos foram outorgadas pela Santa Sé, damos a licença para que sua excelência possa, válida e licitamente, tomar posse canônica do seu cargo", dirá o núncio apostólico na cerimônia. Após a leitura do documento pontifício, iniciam-se os pronunciamentos, dentre eles o de dom Lorenzo Baldisseri em nome do Vaticano.

"O núncio falará sobre a unidade da Igreja com o papa, sobre a comunhão dos bispos entre si e sobre a fidelidade e obediência à Igreja", adiantou o administrador diocesano de Belém, monsenhor Raimundo Possidônio. Ele também dará as boas-vindas ao novo arcebispo. "Falarei um pouco sobre a nossa Arquidiocese e a felicidade de recebê-lo como pastor de nossa igreja", disse o monsenhor.

Findados os pronunciamentos, dom Alberto Taveira receberá o báculo, símbolo do pastor da Igreja, das mãos do núncio apostólico no Brasil. Após este momento, o novo arcebispo de Belém sentará pela primeira vez na cátedra. Lá ele receberá os cumprimentos dos bispos e dos padres presentes durante a cerimônia. Segundo o monsenhor Possidônio, participarão desse momento 23 bispos e 120 padres diocesanos. Logo depois os bispos e o arcebispo se paramentam para dar início à Santa Missa, a segunda parte da cerimônia.

Quando retornar à Catedral, o arcebispo de Belém, terá trocado a veste coral - veste solene do bispo - por uma branca ou dourada. Ele já estará de posse do báculo e da mitra. Dom Alberto Taveira se dirigirá à paróquia como arcebispo pela primeira vez durante a homilia. "A partir da Liturgia da Palavra da Missa, quero abrir os horizontes de atuação na Igreja de Belém e de nossa participação construtiva na vida da sociedade", antecipou Dom Alberto, durante entrevista exclusiva a este jornal.

Todo o rito deve durar aproximadamente três horas. Espera-se que a Santa Missa dure duas horas. A cerimônia solene será registrada no fato canônico, o documento de posse do novo bispo. Ele deve ser lavrado em quatro exemplares: dois serão enviados imediatamente à Nunciatura Apostólica e os outros dois ficarão na Cúria Metropolitana. O chanceler da Cúria é quem irá lavrar o fato canônico em uma ata. Esta ata, um documento oficial, deve ser lido para o clero e ao povo presente na catedral na hora da posse.

Este ato será feito na Sé, em ato litúrgico, com presença do clero e do povo, que servirão de testemunhas. O novo arcebispo de Belém assume o cargo faltando 35 dias para expirar o prazo em que é obrigado a tomar posse, contado após o anúncio de sua escolha para a nova diocese, em 30 de dezembro do ano passado.

Dom Orani e Dom Geraldo chegam a Belém

O arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, chegou ontem à tarde a Belém para participar da cerimônia de posse no novo arcebispo. Vindo de Brasília, onde participava de uma reunião da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a bordo do voo 3446, o ex-arcebispo de Belém pisou em solo paraense pouco depois das 15h30. No mesmo voo estava o arcebispo de Salvador (BA), primaz do Brasil, e ex-presidente da CNBB nacional dom Geraldo Magella Agnello. (Fonte: Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário