Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Complexo viário é inaugurado em Belém


A inauguração do complexo viário Júlio César Ribeiro de Souza e do elevado Daniel Berg, ontem, foi feita em duas etapas. Pela manhã, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, inaugurou simbolicamente a obra em meio a uma festa aberta ao público, no aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira (aeroclube). O tráfego de veículos, no entanto, só foi liberado depois das 16 horas. Segundo a governadora, "a inauguração em duas etapas é uma questão de responsabilidade. Não era viável liberar o fluxo de carros agora com todas essas pessoas aqui", destacou, referindo-se à multidão que ocupava a área. A construção do complexo viário e do elevado levou 12 meses para ser concluída.

Foram necessários R$ 23 milhões, dois mil metros cúbicos de concreto e 100 toneladas de ferro para que o complexo, construído no cruzamento das avenidas Júlio César e Pedro Álvares Cabral, fosse erguido. A obra é composta por um viaduto e quatro alças. O objetivo, segundo a governadora, é dar mais agilidade e fluidez ao trânsito no entorno das avenidas por onde circulam, em média, 46 mil veículos por dia, segundo a coordenação do projeto Ação Metrópole, reponsável pelas obras.

Apesar da inauguração, as obras da primeira etapa do Ação Metrópole (que é dividido em três) ainda não estão acabadas. Ao lado do complexo viário Júlio César será construída uma praça com 33,5 mil metros quadrados. Segundo o projeto, a praça terá áreas de passeio, espaço para a terceira idade, equipamentos de ginástica, skate park, anfiteatro, ginásio, quadras, parque infantil, estacionamento e áreas de apoio, com posto da polícia cidadã, infocentro do NavegaPará e praça de alimentação. Haverá também um centro comunitário e dois banheiros adaptados para portadores de deficiência física.

Serão construídas, também na área do complexo viário, três passarelas para a travessia de pedestres. Serão duas na avenida Pedro Álvares Cabral, em frente ao Casota, e a terceira na avenida Júlio César próximo à saída do Corpo de Bombeiros. As passarelas, garante o secretário Marcílio Monteiro, começaram a ser construídas mês passado. A conclusão das obras está prevista para a segunda quinzena do mês de agosto.

As obras de prolongamento da avenida Independência, revitalização da rodovia Arthur Bernardes e do Parque Ecológico de Belém serão entregues antes das eleições, garantiu a governadora Ana Júlia Carepa "Eu havia prometido a entrega do complexo para o final do mês de maio e antecipamos a entrega. Eu firmo aqui o compromisso de concluir essa primeira etapa do Ação Metrópole ainda na primeira quinzena do mês de setembro", afirmou.

A primeira etapa do projeto Ação Metrópole inclui ainda a duplicação da Transmangueirão, o prolongamento da avenida João Paulo II até a BR-316, a duplicação da Perimetral e a construção de uma passagem subterrânea interligando a Perimetral e a Dr. Freitas, sob a Almirante Barroso. As mudanças na rodovia Arthur Bernardes e na avenida Independência - que passará a se chamar Dalcídio Jurandir a partir da Augusto Montenegro - incluem a construção de calçadas, uma nova ponte sobre o rio Paracuri e ciclovias ao longo das duas avenidas. (Fonte: Amazônia - Fotos: Lucivaldo Sena - da Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário