Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Presos acusados de venda de sentenças em MT

A Polícia Federal prendeu ontem sete pessoas acusadas de envolvimento num esquema de venda de sentenças na Justiça de Mato Grosso. Cinco dos presos são advogados. A operação foi batizada de Asafe.

O grupo foi indiciado por exploração de prestígio, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha. Entre os presos está a advogada Célia Cury, mulher do ex-desembargador José Tadeu Cury, que foi aposentado compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em fevereiro deste ano, por desvio
de recursos no TJ.

Houve busca e apreensão de documentos na casa de seis magistrados: José Tadeu Cury, Donato Fortunato Ojeda (aposentado), Eduardo Jacob, Ciro Miotto, José Luiz de Carvalho e Evandro Stábile. Nenhum deles foi preso.

A PF também fez buscas no apartamento do advogado Renato Viana, que já atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral, indicado pela OAB. O superintendente da PF em Cuiabá, Valmir Lemos, disse que houve diligências em casas de magistrados, mas não confirmou os nomes dos envolvidos por causa do sigilo do inquérito.

A ministra do STJ Nancy Andrighi decretou a prisão temporária de nove pessoas, mas duas não foram localizadas. Ela também determinou buscas em 30 endereços.

Além de Célia Cury, estão presos Rodrigo Vieira, Alcenor de Souza, Alessandro Jacarandá, Jarbas Nascimento (todos advogados), Cláudio Camargo e Santos de Souza Ribeiro. A operação foi desencadeada em Cuiabá, Várzea Grande e Alto Paraguai.

O inquérito judicial foi aberto em 2007, com base em uma investigação da PF de Goiás. Durante as diligências para combater o tráfico internacional de drogas, a PF recebeu a informação quanto à exploração de prestígio no Tribunal de Mato Grosso. Como havia a suspeita de participação de desembargadores, o inquérito foi encaminhado ao Superior Tribunal de Justiça. (Em O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário