Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Caso Dorothy: negado habeas corpus para Bida

As Câmaras Criminais Reunidas, presididas pela desembargadora Albanira Lobato Bemerguy, negaram, no início da tarde desta segunda-feira, 14, pedido do fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, de habeas corpus liberatório para nulidade de realização de julgamento do júri.
A defesa do fazendeiro alegou que houve cerceamento de defesa do réu, no julgamento que o condenou a 30 anos de prisão, no último dia 1º de maio, por ter sido considerado um dos mandantes do homicídio da missionária norte-americana Dorothy Stang. O advogado Arnaldo Lopes de Paula sustentou que, no último julgamento, a defesa de Bida, realizada por meio de defensores públicos, teria sido imposta pelo juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri, Raimundo Flexa, como forma de garantir a realização da sessão do júri, tendo em vista que o primeiro julgamento marcado no dia 31 de março de 2010, não havia ocorrido pela desistência do advogado do réu. Arnaldo Lopes afirmou que houve prejuízo à defesa do fazendeiro, por entender que os defensores públicos não teriam tido tempo suficiente para estudar os 26 volumes do processo. Os argumentos, no entanto, não foram acolhidos pelo relator do processo, desembargador Ronaldo Valle. Em seu voto, ele lembrou que o réu não demonstrou interesse em constituir advogado no prazo legal. Além disso, no dia do último julgamento, o juiz, conforme prova a ata da sessão, perguntou ao réu se ele se importava de ser defendido pelos defensores públicos, o que foi respondido negativamente. O desembargador também esclareceu que o próprio defensor público do caso, Alex Noronha, em nenhum momento queixou-se de escassez de tempo para estudar o processo e, quando perguntado em sessão sobre suas condições, o defensor respondeu que se sentia preparado para a defesa. Então, tendo em vista “que o impetrante não indicou qualquer ato concreto” que culminasse com a anulação do julgamento, o relator denegou o pedido, sendo acompanhado à unanimidade pelas Câmaras. (Fonte: site do TJE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário