Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Fórmula do Campeonato Paraense 2011 traz mudanças

A fórmula do Campeonato Paraense 2011 foi aprovada, na tarde de ontem, durante a reunião do Conselho Técnico na sede da Federação Paraense de Futebol (FPF). Todos os clubes, com exceção de Tuna Luso e Santa Rosa, que por serem contra algumas mudanças não quiseram votar, decidiram que a competição será disputada da mesma forma que nos últimos dois anos, só que com pequenas mudanças.

A primeira delas diz respeito ao número de clubes previamente garantidos na segunda fase do certame. Ficou decidido que os seis melhores classificados da edição deste ano - Paysandu, Águia de Marabá, Remo, Independente, Cametá e São Raimundo - estão garantidos na etapa principal do campeonato, que continuará a ser disputada em turno (Taça Cidade de Belém) e returno (Taça Estado do Pará).

A mudança provocou polêmica, já que diminuíram de quatro para duas as vagas em disputa na primeira fase, que será disputada no final deste ano. Mas as maiores modificações na fórmula do campeonato dizem respeito às semifinais. A partir do ano que vem, as semifinais serão disputadas em jogos de ida e volta, ao contrário das últimas edições, nas quais havia um jogo único, com vantagem de empate para o clube com melhor índice técnico. Também ficou decidido que os jogos das semifinais e finais só poderão ser disputados em estádio com capacidade para 7 mil espectadores em 2011 - somente em 2012 serão exigidos 10 mil lugares.

A terceira mudança foi relacionada ao aspecto financeiro. A partir do ano que vem, a renda será toda do mandante. Isso acaba com a divisão de renda que vinha sendo praticada, com 60% para o vencedor e 40% para o perdedor de cada jogo ou divisão por igual em caso de empate.

REGULAMENTO DO PARAZÃO 2011

Primeira fase

Dez clubes jogam a primeira fase entre si, em turno único. Classificam-se para a segunda fase os dois primeiros colocados. Os dois últimos colocados nesta fase serão rebaixados para a Segunda Divisão, a ser disputada no final de 2011.

Segunda fase

Na segunda fase os classificados juntam-se a Paysandu, Águia de Marabá, Remo, Independente, Cametá e São Raimundo. Jogam entre si em turno, Taça Cidade de Belém, e returno, chamado de Taça Estado do Pará. Os quatro primeiros colocados vão para a semifinal em jogos de ida e volta. Os vencedores dos confrontos seguem para a final de cada turno.

Final

Os campeões de cada turno fazem a final em duas partidas (Taça Açaí). Caso um mesmo clube vença os dois turnos, será o Campeão Paraense.

Critérios de desempate

1- Maior nº de vitórias;

2- Maior saldo de gols;

3- Maior nº de gols pró;

4- Confronto direto;

5- Sorteio. (Fonte: Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário