Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Círio entra na lista para ser patrimônio imaterial da humanidade

Chegou a vez do Círio de Nossa Senhora de Nazaré pleitear o reconhecimento como patrimônio imaterial da humanidade. Na última semana, a Diretoria da Festa do Círio entregou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a documentação necessária para incluir a festa paraense na lista das Obras-primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. De acordo com o responsável pela documentação, a campanha inclui apenas a parte religiosa do Círio, excluindo expressões como a Festa da Chiquita e Arrastão do Pavulagem, que são reconhecidos pelo Iphan como parte do Círio e patrimônio imaterial do Brasil. A escolha deve ser feita por uma comissão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no mês agosto.

Segundo o secretário da diretoria do Círio, Flávio Américo, foi feita uma espécie de dossiê do Círio para o reconhecimento como patrimônio da humanidade. "Para a documentação exigida, levamos todo o histórico do Círio, com as cartas de apoio de órgãos que trabalham junto conosco durante a festa, como a Cruz Vermelha, Guarda da Santa, Associação de Peixeiros e Associação dos Estivadores. Ainda tivemos de levar fotos e vídeos das romarias do Círio, todos os registros possíveis que conseguimos reunir", afirma Flávio Américo, que esteve à frente do levantamento dos documentos. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário