Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 27 de julho de 2010

Milhões sem banheiro

O Instituto Trata Brasil divulgou ontem um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostrando que o Brasil é o nono colocado no "ranking mundial da vergonha" dos países cuja população não tem acesso a banheiros. São 13 milhões de brasileiros sem banheiro em casa.

Entre 2003 e 2008, houve um avanço de 11,7% no atendimento de esgoto, e de 4,6% no tratamento de esgoto nas 81 maiores cidades do país. Os dados do instituto foram obtidos em levantamento nas cidades que têm mais de 300 mil habitantes — e reúnem, ao todo, 72 milhões de habitantes.

Cada morador consome em média 129 litros de água por dia, dos quais 80% se transformam em esgoto. Toda essa população gera 9,3 bilhões de litros de esgoto diariamente, e 5,9 bilhões de litros não têm qualquer tratamento. Apenas 35% do esgoto recebem tratamento.

Apenas 50,6% da população que vive em áreas urbanas no país têm acesso a redes de esgoto, e somente 34,6% do volume de esgoto coletado no Brasil recebem tratamento, segundo dados da pesquisa "Benefícios econômicos da expansão do saneamento brasileiro", realizada este ano pelo Instituto Trata Brasil, organizador do debate de ontem, em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O estudo mostra ainda que 217 mil empregados precisam se afastar do trabalho, por ano, para se tratar de problemas gastrointestinais provocados pela falta de saneamento. Cada afastamento significa a perda de 17 horas de trabalho. (Em O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário