Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 21 de julho de 2010

PSM muda atendimento

O sufoco que a população de Belém enfrenta em busca de atendimento de urgência e emergência no Pronto-Socorro Mário Pinotti (PSM da 14), no bairro do Umarizal, parece estar com os dias contados. Pelo menos é o que prevê a prefeitura de Belém ao inaugurar amanhã um novo modelo de serviço. Trata-se de um espaço criado para atender à demanda, uma das maiores do Estado, por meio do "Protocolo de Manchester", já utilizado na Inglaterra, para desafogar o fluxo de pacientes que procuram todos os dias o PSM, alvo constante de reclamações e críticas.

Com a implantação do protocolo, os pacientes que procurarem o PSM receberão outro tipo de atendimento. Ou seja, além de encontrarem um novo espaço físico, as pessoas passarão por uma triagem especial, que vai priorizar cada caso de forma isolada, onde os médicos levarão em consideração a situação dos pacientes, o que significa que terão prioridade os mais urgentes.

Em obras desde fevereiro deste ano, o novo espaço vai oferecer aos usuários uma recepção ampliada, sala de espera e entrada de acesso ao PSM exclusiva para as ambulâncias. Além de uma área de encaminhamento dos pacientes, que serão identificados por cores, de acordo com o grau de urgência ou classificação de risco, conforme estabelece o Protocolo de Manchester.

Pelo protocolo, é estabelecido um tempo de espera pela atenção médica, o que não prioriza um diagnóstico, mas o atendimento. Assim, ao chegar ao PSM, o paciente passa pela triagem, onde os médicos identificam o problema e a partir dele fazem o encaminhamento de acordo com o quadro clínico que apresenta.

Os médicos que atuarão no novo serviço já passaram por uma capacitação, realizada em abril pelo Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR), de Belo Horizonte, que é o único certificado no Brasil pela empresa Manchester Triage Group, pioneira no protocolo.

Sérgio Pimentel, titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesma), diz que o Protocolo de Manchester marca o início de uma nova fase na saúde pública do município. O secretário ressalta que Belém é a primeira capital do Norte do País a oferecer a novidade aos usuários do serviço de saúde. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário