Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

CNJ cancela 5.000 registros imobiliários no Pará

O corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, determinou o cancelamento de mais de 5.000 registros imobiliários e matrículas considerados irregulares no Estado do Pará. A medida afeta todos os registros que não obedeceram os limites de área definidos pela Constituição.
O objetivo, segundo o CNJ, é combater atos ilegais praticados e a grilagem de terra no Estado, garantindo a segurança jurídica das propriedades. Na decisão, o ministro acolheu solicitação feita por órgãos e entidades estaduais e federais, que denunciaram a irregularidade.
São consideradas irregulares as matrículas de imóveis rurais registradas entre 16 de julho de 1934 e 8 de novembro de 1964 com área superior a 10 mil hectares; de 9 de novembro de 1964 a 4 de outubro de 1988, com mais de 3.000 hectares e a partir de 5 de outubro de 1988, com mais de 2.500 hectares.

Com o registro cancelado, a pessoa fica impedida de vender a propriedade ou utilizá-la como garantia em transações bancárias, por exemplo, até que a situação da propriedade seja regularizada. Ficará a cargo do Estado do Pará e da União, por meio de seus órgãos fundiários competentes, adotar as medidas necessárias para a regularização dos títulos, de acordo com os parâmetros legais e os limites estabelecidos na Constituição.

Em setembro do ano passado, o corregedor determinou o cancelamento de registro imobiliário na Comarca de Altamira (PA), envolvendo área superior a 410 milhões de hectares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário