Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Ctbel está sob nova direção

Melhorar a imagem da Companhia de Transporte do Município de Belém (Ctbel) perante a sociedade belenense e conscientizar os atores do trânsito da real necessidade de punir. Essas são as duas principais tarefas da nova diretora-superintendente da Ctbel, a advogada e atual comandante da Guarda Municipal de Belém (Gbel), Ellen Margareth Souza. Acumulando as duas funções durante os próximos 60 dias, Margareth assumiu a superintendência da companhia no início da tarde de ontem, após uma longa conversa com o prefeito de Belém, Duciomar Costa. Uma das primeiras medidas adotadas pela diretora foi se reunir com os agentes de trânsito, que segundo Ellen, estão entre os principais responsáveis pela imagem da companhia.

Durante o período de sua gestão, a diretora espera fazer algumas correções. "A Ctbel é uma autarquia, mas leva o nome de companhia - fator que está ligado à parte de estrutura legal. Vamos realizar um estudo que vai definir se continua companhia ou se passa ao status de autarquia", propõe.

O ex-superintendente da Ctbel, Alfredo Sarubby, vai auxiliar na implantação de um novo órgão de gestão urbana municipal, idealizado pela prefeitura de Belém. Segundo explica Ellen Margareth, Sarubby tem o perfil necessário para atuar na fundação da nova secretaria. "Ele foi convidado pelo prefeito para ajudar na composição da Secretaria de Ordem Pública, que embora já exista, precisa de ajustes", garante.

Algumas capitais brasileiras já dispõem de Secretaria de Ordem Pública - onde a mesma tem o papel de regular e fiscalizar a atividade econômica e das posturas municipais. No Rio de Janeiro, por exemplo, o órgão de gestão urbana ordena o espaço público, fazendo valer as leis, como no caso do comércio ambulante, dos pontos de taxi e de outros aspectos ligados ao código de posturas municipais. Sarubby não apontou previsões para a implantação da nova secretaria, no entanto, deixou a superintendência da Ctbel na tarde de ontem - tendo sido convidado a entregar o cargo na última sexta-feira.

Ellen Margareth terá pela frente um legado contraproducente, deixado pelo ex-diretor, Alfredo Sarubby. Pelo menos é o que afirmam alguns servidores do órgão, que acusam Sarubby de deixar a Ctbel bastante endividada.

"Ctbel é dirigida pelo ‘eu quero’", diz Sá

Para o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, Benedito Wilson Sá, a mudança de chefia pode não implicar em alteração nos serviços oferecidos pela companhia. "O correto seria substituir o ex-superintendente por alguém que tivesse gestão sobre o assunto, ou seja, uma pessoa especializada em trânsito. A Ctbel é dirigida pelo ‘eu quero’, e pelo ‘eu acho’, e não se tem controle sobre as suas principais atribuições. Por exemplo, eles não sabem quantos pontos de táxi temos em Belém", afirma.

Sá assegura que a estrutura da companhia foi montada para multar e não para orientar. "Apenas uma viatura faz a vistoria de trânsito, enquanto existem 20 guinchos espalhados pela cidade. Eu faço críticas construtivas. Espero que a nova superintendente faça uma boa gestão, caso contrário, o ônus será nosso", pontua. (Fonte: Amazônia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário