Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

STF: Jader é barrado pela Lei da Ficha Limpa

O candidato ao Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), acaba de ser enquadrado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) como “ficha suja”.

Jader é o primeiro caso relacionado à nova Lei de da Ficha Limpa julgado pelo Supremo.

A princípio, com a decisão dos ministros de hoje, que tem “repercussão geral”, estão inelegíveis por oito anos os parlamentares que tiverem mandato e renunciarem para escapar de um processo de cassação de mandato.

No entanto, apesar desse entendimento, em outros casos tudo pode ser alterado se o entendimento 11 ministro for contrário à aplicação das novas regras de inelegibilidade.

Desde agosto, após o ministro Eros Graus se aposentar, o Supremo é composto apenas por 10 ministros.

Por isso, se o ministro - que ainda deve ser indicado - votar contra a validade da Ficha Limpa, o placar teoricamente ficaria em 6 a 5.

Dessa forma, os candidatos que tiverem os recursos julgado após essa decisão podem ser liberados para assumirem o mandato.

Na sessão de hoje, o placar ficou empatado em cinco a favor e cinco contra a aplicação imediata das novas regras de inelegibilidade.

A solução encontrada, pela maioria, foi a de recorrer ao regimento interno no art 205 que diz:

“Havendo votado todos os ministros, salvo os impedidos ou licenciados por período remanescente superior a três meses, prevalecerá o ato impugnado”. (No G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário