Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Para ouvir e sentir saudade da terra querida

14 comentários:

  1. Caro amigo Ércio,

    Impossível não sentir saudade da terra querida. As fotos que ilustram a postagem estão maravilhosas!

    A “CANÇÃO DE MINHA SAUDADE” (1949), que tem letra de Wilmar Fonseca, meu tio, e música de Wilson Fonseca (Maestro Isoca), meu pai, foi gravada no LP “Encantos de Santarém” (lado B - faixa 5), lançado em 1988, interpretada pelo cantor Ray Brito, acompanhado por José Agostinho da Fonseca Neto (Maestro Tinho), meu irmão, no teclado eletrônico.

    Veja o texto poético dessa lindíssima canção, considerada o “hino sentimental” de Santarém:

    Canção de Minha Saudade
    (canção)
    Letra: Wilmar Fonseca
    Música: Wilson Fonseca (1949)

    Nunca vi praias tão belas
    Prateadas como aquelas
    Do torrão em que nasci!
    Da CAIEIRA, do LAGUINHO
    (MAPIRI é um carinho)
    Onde canta a Juruti.
    Nunca vi praia tão boa
    Como aquela da COROA
    Bem pertinho do SALÉ...
    De SÃO MARCOS, tão branquinha
    (A candura da PRAINHA)
    VERA-PAZ... MARIA JOSÉ!

    Bem juntinho àquela serra
    Que domina a minha terra,
    Tem um pé de sapoti
    Onde entoa, sem mentira,
    Alegrando CAMBUQUIRA
    O seu canto o Bem-te-vi.
    Quem me dera em suas águas
    Sufocar as minhas mágoas
    A beira do Igarapé!
    E depois no IRURÁ
    (Ó meu Deus, quando será?)
    Reviver a minha fé.

    Mergulhei já no AMAZONAS
    (Não me digas: tu blasonas)
    P’ra no TAPAJÓS boiar...
    Há encanto em teus jardins
    Vicejando benjamins
    Que prateiam ao luar.
    Tens Maria por padroeira
    Essa Mãe tão brasileira,
    SANTARÉM DA CONCEIÇÃO .
    Se relembro teus recantos,
    Ó Jesus lá vêm meus prantos,
    Vou cantando esta canção!

    ...

    Feliz Círio de N. S. da Conceição, que ocorre amanhã (28/11), em Santarém.

    A propósito, leia na Revista do Programa da Festa de N. S. da Conceição (2010), os textos dos artigos que escrevi, a pedido dos organizadores da Revista, em homenagem ao Dr. Emir Bemerguy e à D. Dica Frazão.

    Abraços,

    Vicente Malheiros da Fonseca
    Belém (PA)
    http://www.trt8.jus.br/juiz/juizes_togados.asp

    ResponderExcluir
  2. Realmente Ercio dá mesmo vontade de chorar! Sabes q postei no meu Facebook cá em Portugal uma foto de alter-do-chão, como uma das praias mais lindas da Amazônia. É q só mostram as praias do Rio, Fortaleza e etc...Como sou boa mocoronga postei da nossa terra claro!!!Sábado estarei saindo de Lisboa directo a Fortaleza e depois Belém. Uma grande beijoka .Rô Oliveira.

    ResponderExcluir
  3. Ercio,
    Não podia ser diferente: me fizestes chorar! Teu blog está cada vez melhor, merece os aplausos de quem, como eu, ama Santarém. Um grande abraço do Gilberto Caminha, de Curitiba.

    ResponderExcluir
  4. Que música linda! Não conheço Santarém, mas pelo que publicas neste blog, estou convicta de que se trata de uma cidade maravilhosa. Já estou programando ir até lá em janeiro do próximo ano, com meu esposo e minha filha. - Celeste Vieira/Belém

    ResponderExcluir
  5. Santarém é a minha segunda casa e Alter do Chão tem sido meu refúgio quando quero a paz e o sossego. Não existe nada melhor no mundo.
    Ainda agora em dezembro estarei por lá matando saudades dessa terra querida e desfrutando da culinária abençoada que nós, do oeste do Pará, temos.

    ResponderExcluir
  6. adorei! que saudade! obrigada por mais esta oportunidade de matar as saudades da terrinha. regina silva

    ResponderExcluir
  7. Que beleza! Ouvi, gravei e senti muita saudade da nossa terrinha. Ercio, foi um prazer imenso encontrar na internet este teu blog maravilhoso.Saudações mocorongas do Felipe Evangelista dos Santos - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  8. Caro amigo Ércio

    Como bem disse meu mano :"Impossível não sentir saudades da terra querida".
    Lembrei-me quando meu querido e saudoso pai a executava em seu piano, lá em casa, com muito esmero e emoção.

    .."Se relembro teus encantos,
    Ó Jesus lá vêm meus pratos,
    Vou cantando esta canção!"

    Fui as lágrimas...
    Quantas emoções !

    Abraços da mocoronga,

    Maria das Dôres Fonseca
    (Filha do Maestro Isoca, residente em Florianópolis SC)

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha poder lembrar da nossa terra querida de tao longe...
    Grace Malheiros Hall
    San Antonio - Texas

    ResponderExcluir
  10. A Grace Malheiros é filha do Rostand Malheiros (e de Ruth Serruya Malheiros). Rostand era irmão de D. Rosilda, esposa e musa inspiradora do maestro Wilson Fonseca, o famoso Isoca. Portanto, a Grace é sobrinha do mestre Isoca, autor da bela Canção de minha saudade. Ela mora nos EE.UU. Que saudade!...

    ResponderExcluir
  11. Ma-ra-vi-lha!
    Estive em Santarém, há 15 dias, onde matei um pouco a saudade de nossas praias, do belo rio Tapajós, dos deliciosos peixes. Revi pessoas queridas... tudo de bom.
    Já penso em retornar no próximo ano, se Deus quiser.
    Lourdes Campos
    Belém-PA

    ResponderExcluir
  12. Sempre tive essa canção como umas das mais belas que já ouvi em minha vida. Me achava bairrista por isso. Depois que vim morar em Manaus, veio junto a nostalgia, ai me dei conta que não era nada bairrista e sim mais um mocorongo fora de seu lar, sentindo a dor natural de estar longe dos rios que namoram; das areias alvas; das piracaias; do Irurá; enfim, de tudo...

    Parabéns pelo Blog.

    Xico Branco
    Poeta e Escritor.

    ResponderExcluir
  13. Realmente ouvir essa música é puro saudosismo. O coração fica apertadinho. Queria que os nossos governantes dessem mais atenção a nossa terrinha, afinal, a natureza foi generosa conosco por tamanha beleza. Precisa de uma melhor infra estrutura turística, promover um desenvolvimento sustentável.
    Que saudades!

    Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  14. Ainda hoje sei cantar essa música. Nunca esqueci!!!
    Morei em Santarém de 1973 a 1976, dos 8 aos 11 anos de idade. Foram os melhores anos de minha vida sem dúvida!!
    Meu pai era militar e morávamos na Vila de Oficiais do Exército. Estudei no Colégio Carequinha, no Dom Amando também. Lembro do Restaurante O Mocorongo, onde almoçávamos aos domingos, do Hotel Tropical, onde sempre tomávamos banho de piscina, da praia Maria José... Tantas recordações maravilhosas!!!
    Falo tanto em Santarém, q minhas filhas morrem de vontade de conhecer a cidade. Queremos visitá-la em outubro desse ano.
    Mtas saudades de Santarém eu e minha irmã sentimos!!!

    ResponderExcluir