Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 20 de novembro de 2010

Regulamentação da profissão domina congresso de jornalistas em Belém

Foi aberto ontem, em Belém, o VII Congresso Estadual de Jornalistas, que tem como tema "Comunicação Cidadã. Que Sociedade Queremos?". Durante a abertura, no início da noite, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o novo presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Celso Schoröeder, disse que é preciso unir forças para enfrentar problemas como a tentativa de desregulamentação da profissão.

"A liberdade de expressão para informar deve ser exercida por quem tem a capacidade ética e profissional de exercê-la, que é diferente da liberdade de expressão de cada cidadão. E porque ninguém tem o direito de questionar as nossas atividades, esse é um momento que empresários, jornalistas, homens e mulheres preocupados com a democracia precisam compreender que a agressão aos jornalistas é uma violação de direito, porque o jornalismo como plataforma de negócios é um benefício para todos, mas a defesa do jornalista é uma defesa de cidadania, que precisa ser feita por toda a sociedade", declarou. Ele acredita que o jornalista é quem está mais preparado para defender a democracia e a pluralidade da sociedade.

Celso Schoröeder disse que os congressos estaduais e nacionais são os "motores" dos sindicatos e da Fenaj, porque são revitalizadores e neles são decididas as proposições para que sejam formuladas e instituídas as políticas para a profissão, além das estratégias de luta pela democracia no País.

O presidente da Fenaj lembrou que o VII Congresso Estadual de Jornalistas do Pará é o primeiro depois do congresso nacional realizado em Porto Alegre (RS) e com essa vanguarda vai afirmar a política da nova direção da Fenaj. Faz parte dessa política a retomada das discussões para unificar a luta pela obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão, juntamente com a regulamentação da profissão e a criação do Conselho Federal dos Jornalistas.

Schoröeder acredita que as discussões em Belém irão servir também para dar continuidade às propostas e posição da Fenaj sobre os dois principais eixos da comunicação brasileira, que tratam sobre a democratização das políticas de comunicação no País, que permite maior concorrência, mas também exigem melhores condições e relações de trabalho para os jornalistas.

Para Sheila Faro, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor), o tema do VII Congresso Estadual de Jornalistas enfatiza a defesa da profissão e da importância do jornalista para a sociedade. "A escolha do tema deve-se ao que o jornalista vive hoje como a não exigência do diploma, é a nossa luta pela regulamentação da profissão, mas principalmente sobre a função social que o jornalista exerce na sociedade, o nosso papel e a nossa missão, a ética, a responsabilidade. Será que é possível exigir ética de quem não tem diploma e como ele deve ser questionado ou como irá responder em caso de um crime como os que estão acontecendo nas novas mídias, como os blogs, por exemplo?", questionou. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário