Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Governadora entrega terminal rodoviário

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, entregou ontem à população o Terminal Hidroviário "Luiz Rebelo Neto", localizado na avenida Arthur Bernardes. O terminal terá capacidade de embarque e desembarque de duas mil pessoas e deverá atender, principalmente, embarcações - de transporte de passageiros e cargas - dos Estados do Amazonas, Amapá e região do Baixo Amazonas. Apesar de já ter sido inaugurado, o espaço ainda não poderá entrar em funcionamento, pois boa parte das obras não foi concluída. Quando Ana Júlia chegou ao local, operários ainda trabalhavam, limpando vidros e pisos. Além disso, a entrada não está pavimentada. Mesmo assim, a governadora garante que conseguiu concluir 98% da primeira etapa do empreendimento. Segundo Ana Júlia, falta apenas a segunda parte, que envolve uma área para instalação de lojas e terminal de cargas. "Na segunda etapa estamos deixando 70% prontos. No próximo mês já pode funcionar. Na primeira etapa basta entregar apenas a pavimentação", assegura.

Durante o seu discurso, a governadora comentou sobre a dificuldade que enfrentou para aprovar projetos de financiamentos na Assembleia Legislativa, o que, segundo ela, dificultou o desenvolvimento do Estado e a conclusão de várias obras. O Terminal Hidroviário será gerenciado pela Socicam Terminais Portuários S.A, vencedora da licitação. De acordo com o engenheiro Civil e assessor da Secretaria de Estado de Transporte, Marcos Vinícius Neto, o empreendimento conta com seis berços de atracação. "Uma estrutura que não há no Estado", afirma. Além disso, o terminal possui um calado de dez metros. "Que é mais do que suficiente para o tipo de embarcação que vai atracar aqui", disse. Marcos observou ainda que o Pará representa 25% de todas as vias navegáveis do País. "E esta é a primeira iniciativa para que o Estado desponte com um terminal hidroviário digno".

A obra do terminal se iniciou no final de 2008. Foram investidos R$ 7 milhões na primeira etapa e R$ 3 milhões na segunda etapa. Metade do recurso é do governo federal e a outra metade do Tesouro Estadual. Segundo Marcos Vinícius, outros 14 terminais hidroviários devem ser construídos no Pará, como parte das obras do Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2). "Isso é apenas o momento inicial. Constitui o início do desenvolvimento desse Estado", assegura.

Homenagem - Luiz Rebelo Neto, que dá nome ao novo Terminal Hidroviário da Região Metropolitana de Belém, era diretor de um dos maiores e mais tradicionais grupos empresariais do Pará, o Rebelo Indústria Comércio e Navegação (Reicon), e faleceu no início deste ano, em um acidente com avião bimotor, que ocorreu próximo a cidade de Altamira. "Emprestar o nome do Luiz Rebelo para este terminal é homenagem mais do que justa", destacou Paulo Rebelo, irmão de Luiz e diretor da Renave. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário