Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Anunciadas medidas para combate à violência

Um grande pacto pela paz selado entre órgãos estaduais de segurança pública, prefeituras e entidades civis. Assim o secretário estadual de Segurança Pública, Luiz Fernandes Rocha, definiu o encontro realizado em Altamira, sudoeste paraense, no último sábado, 22, em que foram apresentadas as primeiras ações que serão desenvolvidas pelo governo do Estado para combater a violência na região.

A instalação de uma Superintendência Regional da Polícia Civil em Itaituba, o desenvolvimento de ações conjuntas entre as polícias (civil, militar e ambiental), intensificação do policiamento ostensivo, implantação de monitoramento eletrônico, repressão do tráfico de drogas e aparelhamento do serviço de inteligência policial foram as principais medidas anunciadas durante a audiência pública, realizada no auditório da Associação Comercial, Industrial e Agroindustrial de Altamira (Aciapa).

O fórum reuniu no município toda a cúpula de segurança do Estado para um debate aberto com as organizações da sociedade civil, representadas pelo presidente do Conselho de Segurança do município de Altamira, José Iramar da Silva; pelo promotor de Justiça do município, Emério Mendes Costa; o presidente do Conselho Tutelar da Altamira, Josivan Batista; e pelo bispo da Prelazia do Xingu, dom Erwin Klauter, entre outros.

O secretário Luiz Fernandes ouviu as principais reivindicações das entidades que atuam na área social e de segurança do município, reunidas em documentos entregues pelo presidente do Conselho de Segurança Pública de Altamira, José Iramar da Silva, e pela presidente da Associação Comercial, Industrial e Agroindustrial de Altamira (Aciapa), Maria do Perpétuo Socorro Martins. "Hoje o município vive um verdadeiro caos, em todos os aspectos, e este é o melhor momento para rever os problemas da região e reforçar nossos pedidos e reclamações junto ao governo do Estado", afirmou a presidente da Aciapa.

"É preciso que haja um combate ininterrupto à corrupção no meio policial. Para isso nós estamos dispostos a firmar uma aliança com as autoridades do governo para manter um canal permanente de diálogo", acenou o presidente do Conselho de Segurança.

Promessa de combate intenso às drogas

"Nosso projeto de segurança pública possui várias linhas de combate à violência. Uma das mais intensivas será o enfrentamento rigoroso e eficaz do tráfico de drogas. Para isso estamos equipando e reforçando a área de inteligência policial", informou o secretário. O planejamento da Segup conta também com um projeto especialmente voltado para a redução de impunidade. "Já criamos o sistema eletrônico de registro de procedimentos, que estará interligado a todo sistema de Justiça do Pará. Essa é uma ação que possibilita um maior controle por parte da sociedade e é uma ferramenta fundamental para o combate à impunidade", acrescentou.

"As ações integradas de segurança são imprescindíveis, mas não basta apenas reduzir os índices de criminalidade, é necessário, também, diminuir o sentimento de medo na população. Esse fator nos levou a criar a Superintendência de Prevenção Social da Criminalidade, que vai contar com uma equipe multidisciplinar de profissionais e fará uma análise mais profunda sobre as causas da criminalidade e da violência no Pará, em seus mais diferentes níveis de complexidade.

Ao final da reunião pública, o secretário de Segurança e demais integrantes da comitiva do governo do Estado procederam à entrega de dois carros, tipo caminhonete, para reforçar a frota e dar apoio às ações operacionais da Superintendência da Polícia Civil de Altamira e da Delegacia da Mulher. (No Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário