Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Ministério da Saúde incentivará brasileiros a comerem mais peixes

O Ministério da Saúde prevê a criação de uma campanha para incentivar o consumo de peixe entre os brasileiros até abril deste ano. A intenção é adotar medidas para que o pescado esteja presente, pelo menos, duas vezes na semana à mesa dos brasileiros. A ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti, é uma das parceiras do projeto. Em visita ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na última terça-feira (22), ela disse que o consumo médio de peixe no Brasil é de 9 quilos por ano. O valor está abaixo da média recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 12 a 17 quilos por ano. O Pará não tem dados sobre o consumo de carne branca do peixe. A Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq) informou que pretende fazer a catalogação dos dados este ano com base nas ações de fiscalização.

Entre os principais benefícios do consumo regular de carne branca de peixe, a nutricionista Rita Barros destaca a menor ingestão de gordura saturada, quando comparada à carne vermelha, além da redução no nível de triglicerídios - gordura que faz mal à circulação sanguínea. "Os peixes também são ricos em ômega 3, um ácido graxo importante para pacientes que sofrem de artrite reumatóide, por exemplo. Na verdade, o alimento é bom para todos."

Para a ministra Ideli Salvatti, a carne branca é uma das opções mais baratas para a alimentação do brasileiro. Mas a informação gera controvérsias. A vendedora Francinete Arruda, 35 anos, destacou que o preço do peixe é mais elevado do que o preço da carne nos supermercados. "Quem quiser encontrar peixe em conta, tem que ir ao Ver-o-Peso, porque mesmo nos outros bairros os feirantes vão até lá adquirir os produtos para a revenda. E isso é trabalhoso, é mais fácil ir ao supermercado, mas lá é a carne que sai mais barato", comentou.

Dados da Secretaria Municipal de Economia (Secon) apontam que são comercializados 80 toneladas de peixe por dia no mercado do Ver-o-Peso. (No Amazônia)

Um comentário:

  1. Comer mais peixe com o salário míinimo em R$ 545? Já sei, o Ministério da Saúde está preocupado só com os barões!

    ResponderExcluir