Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 14 de março de 2011

Colégio Dom Amando completa 68 anos de fundação

Irmão José Ricardo

Hoje, 14 de março, o Colégio Dom Amando, um dos colégios mais tradicionais de Santarém, completa 68 anos de fundação. As festividades marcam também os cinquenta anos de dedicação a educação na cidade do diretor do colégio, irmão José Ricardo Kinsman.

Um dos símbolos mais expressivos do Colégio Dom Amando, irmão José Ricardo acompanha de perto tudo o que acontece com seus alunos e funcionários. Essa é a rotina que o norte americano, natural da Filadélfia, que chegou a Santarém como voluntário da Congregação dos Irmãos da Santa Cruz, iniciando sua dedicação dentro da sala de aula.

“Comecei como professor, e aí em diante, começou a progredir, o colégio progrediu, cresceu, cidade cresceu. Realmente eu vi tudo isso de primeira mão, foi uma parte da história de Santarém, e eu gostei, fiquei realmente com uma parte de Santarém”, relembra o diretor geral do Colégio Dom Amando, José Ricardo Kinsman.

A forma carinhosa de tratar todos a sua volta e a dedicação ao trabalho realizado fez com que José Ricardo conquistasse a admiração de todos os seus funcionários.

“O irmão José se confunde com o Dom Amando. Como se não existisse Dom Amando sem irmão José, e vice-versa. E a gente que acompanha o irmão José há muitos anos percebe a mudança do relacionamento deles com os alunos, mas uma grande surpresa é ver que os alunos, mesmos os pequenininhos, abraçam o irmão José de forma espontânea, conversam com ele, vão até ele, embora ele tenha essa postura que você olha e pensa que ele é uma pessoa muito fechada, muito rígida, mas não, o irmão José é uma pessoa acolhedora”, afirma a coordenadora pedagógica, Mônica Godinho.

“Ele nos surpreende, ele tem a resposta certa, rápida, ele resolve um problema em questões de segundo, que a gente tinha horas pensando, até dias, para resolver. Ele tem uma habilidade, que faz com que a gente fique sempre se espelhando na capacidade de como se superar problema”, ressalta o diretor José Maria Maia.

À frente da direção do colégio há 42 anos, a seriedade de seu trabalho ajudou a construir e firmar um dos maiores colégios da região oeste do estado onde formou grandes profissionais na região.

“A gente não tem dúvida de que ele foi muito importante para muitas gerações, porque ele formou essas gerações, a personalidade das pessoas, essa noção de valores: de valores religiosos, de valores de disciplina, de valores de responsabilidade, de valores de respeito ao ser humano. Nós não temos dúvidas que o irmão José Ricardo é um símbolo para Santarém e merece todas as homenagens, todas as nossas homenagens, porque ele tem uma importância muito grande para todas as gerações que hoje estão atuando no mercado, e muitas que já atuaram, e muitas que ainda vão atuar no mercado de Santarém e do Brasil”, destaca a empresária Vânia Pereira Maia.

Com a sensação do dever cumprido, o educador José Ricardo diz: “Os nossos alunos estão espalhados em todo o Baixo Amazonas, tem gente no governo, até no Governo Federal. E em todas as profissões tem aluno do Dom Amando. Grande prazer para mim de saber que eu fiz a minha parte”. (Fonte: site No Tapajós)

3 comentários:

  1. Tive a felicidade, na década de 70, de estudar nesse querido colégio. Hoje, como médico atuando em São Paulo, tenho muito orgulho desse fato tão importante em minha vida. Parabéns Dom Amando, parabéns Irmão José Ricardo. Sds Mauro

    ResponderExcluir
  2. Também estudei lá no Dom Amando. Mas ele não tinha forma carinhosa nenhuma. Era disciplinador, ríspido. Mas era estimado. Parabéns ao colégio e para ele.

    ResponderExcluir
  3. Estudei noDom Amando em 1975, na quinta série e nunca esqueci o colégio, seus professores maravilhosos, a oficina de marcenaria, os boletins com as láureas Summa cum laude, magna cum laude, as aulas que eu adorava assistir!!
    Saí do colegio porque vim embora para Teresina, onde moro até hoje.
    Mas nunca esqueci os dois colégios maravilhosos que estudei em Santarém:Carequinha e Dom Amando!!

    ResponderExcluir