Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 15 de março de 2011

Irmã de Luiz Gonzaga morre no Rio de Janeiro

Chiquinha Gonzaga durante show realizado no Recife, em junho de 2009

A cantora, compositora e sanfoneira Chiquinha Gonzaga, 85 anos, irmã mais nova de Luiz Gonzaga, o rei do baião, morreu na madrugada desta terça-feira (15) no Hospital Moacir do Carmo, em Duque de Caxias (RJ). Segundo a família, ela sofria de Mal de Alzheimer e vinha sofrendo com complicações nos últimos nove meses.

Ela era a caçula de dez irmãos e chegou ao hospital com problemas respiratórios e infecção urinária. "Minha tia foi ficando debilitada por conta da doença de Alzheimer, já que ela ficava mais na cama", disse a sobrinha Maria Gonzaga, que morava com a tia em Duque de Caxias.

Chiquinha começou a carreira na década de 1950 e seu último trabalho gravado foi o CD "Chiquinha Gonzaga - 8 & 80", de 2006. Seu sepultamento será realizado na tarde de amanhã (16), no mausoléu da família, no Cemitério Tanque do Anil, no Rio de Janeiro.

A letra de um baião - ´Tacacá` -, de autoria de Chiquinha, fala de Belém do Pará:

Quem vai a Belém do Pará,
desde a hora em que sai
não se esquece de lá,
quer voltar.

Lembrar o açaí, o tacacá,
que saudade que dá
de Belém do Pará!

Orar na Matriz de Belém,
conversar com alguém,
como é bom recordar!

Jesus em Belém foi nascer,
eu quisera morrer
em Belém do Pará.

Tá aqui tucupi,
tem mais o jambu,
também camarão.
Quem quer tacacá?

Um comentário:

  1. Ercio, eu nem sabia que a música era dela. Pensei que fosse do "Candango do Ipê" (lembras>). Belos tempos em que essa música tocava nos serviços de auto falantes e nas rádios em Santarém.
    jwilsonmalheiros
    Quanto às polêmicas dos advogados, são os sujos falando dos mal lavados, não achas?

    ResponderExcluir