Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 25 de março de 2011

Recadastramento de aposentados e pensionistas do INSS começa hoje

Começa hoje o recadastramento dos aposentados e pensionistas que recebem pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Para agilizar o processo e evitar transtornos, o INSS descentralizou o serviço de atualização cadastral, o que desobriga o comparecimento dos aposentados junto ao órgão. As informações serão atualizadas nas agências bancárias, no momento em que o beneficiário se apresentar para receber os proventos mensais. No caso dos beneficiários com dificuldade de deslocamento, que recebem por meio de representantes legais, o banco não poderá efetuar alterações nos cadastros e, por isso, os intermediários devem procurar o Instituto. Neste âmbito, a Previdência vai disponibilizar um funcionário para realizar o processo residência do beneficiado.

Segundo informações da Assessoria de Comunicação do INSS, o recadastramento não terá um prazo específico para término, podendo se estender até o final do semestre. A ideia é que todos sejam atendidos, sem contratempos. Para realizar o recadastramento, são necessários cartão do banco (com o número do benefício), documento com foto e comprovante de residência.

O intuito da atualização de registro é evitar erros nos sistemas da Previdência - como pagamentos indevidos -, bem como controlar os dados cadastrais dos beneficiários. Todas as agências bancárias credenciadas junto ao INSS estão aptas a realizar o serviço de recadastramento. Os aposentados devem respeitar o calendário de pagamento para realizar a atualização.

Os recebedores de benefícios do INSS pagos nas modalidades cartão magnético, conta corrente e conta poupança devem fazer anualmente a comprovação de que estão vivos nas instituições financeiras. Assim, a prova de vida e renovação de senha - que poderão ser realizadas pelo representante legal ou pelo procurador do beneficiário legalmente cadastrado no INSS - deverão ser efetuadas pelo recebedor do benefício, mediante identificação pelo funcionário da instituição financeira ou por sistema biométrico em equipamento de auto-atendimento que disponha dessa tecnologia. A instituição financeira deverá transmitir ao INSS, por intermédio da Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social - Dataprev, os registros relativos à prova de vida e à renovação das senhas.

De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados - Seção Pará (Sindnap-PA), Benedito Lima, o recadastramento obrigatório será favorável também para os aposentados. "Existem muitas fraudes, que os próprios familiares cometem. O parente idoso falece e a família continua recebendo. Isso é um absurdo, e mesmo que a necessidade obrigue, nada justifica o estelionato", pontua. Ele destaca que o INSS, já algum tempo, vem trabalhando para tornar o processo de pagamento mais seguro, inclusive com a implantação de senhas. "Este modelo facilita a nossa vida. E com o recadastramento nos bancos, tudo será mais rápido.", afirma. (No Amazônia)

11 comentários:

  1. Exelente sua explicação. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Muito útil esta coluna e foi de muita utilidade para mim e outras pessoas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. A idéia foi excelente, conhecí caso em Rn que a familia recebia da mãe que tinha sido diretora de uma Escola vários ano depois dela ter morrido,espero que essa vigilância continue.parabens

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, achei a informação que eu queria. Muito útil seu BLOG! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Faltou o link para o recadastramento.

    ResponderExcluir
  6. adorei sua explicação ta de parabéns aqui tirei todas minhas duvidas obrigado

    ResponderExcluir
  7. ajudou bastante obrigado!

    ResponderExcluir
  8. OBRIGADA PELA EXPLICAÇÃO AMIGO.

    ResponderExcluir
  9. excelente sua iniciativa.

    ResponderExcluir