Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 11 de março de 2011

Terremoto no Japão

Casas são arrastadas para o mar e pegam fogo após tsunami provocado pelo terremoto em Natori, no nordeste do Japão
O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, ao centro da foto, participava de uma reunião no parlamento japonês no momento do tremor. Todos os parlamentares se surpreenderam com o abalo.
Após um abalo, um prédio pegou fogo no centro de Tóquio.
Tremor destruiu vários localidades na costa japonesa
O terremoto que atingiu nesta sexta-feira, 11, a costa nordeste do Japão alcançou magnitude de 8,9 graus na escala Richter, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), embora as autoridades japonesas o tenham avaliado em 7,9 graus.

O potente tremor, que sacudiu edifícios em Tóquio, foi seguido por duas réplicas, ambas de 6,4 graus, informou o USGS em seu site. Segundo as autoridades japonesas, 23 pessoas morreram devido ao terremoto, que ainda deixou vários feridos e gerou um alerta de tsunami que o Centro do Pacífico estendeu à Rússia e às ilhas Marianas.

O tremor principal aconteceu às 2h46 de Brasília, com epicentro a 130 quilômetros de Sendal, nas ilhas Honshu, e com profundidade de 24,4 quilômetros, na mesma região onde há dois dias ocorreu um terremoto de 7,3 graus que não deixou vítimas.

As ondas de 10 metros arrasaram a costa de Sendai, capital da província de Miyagi, no nordeste do Japão, carregando barcos, carros e até construções. As informações são de que há vários feridos. A ilha japonesa de Odaiba também foi bastante atingida. O tremor deu-se a 380 quilômetros a nordeste de Tóquio, a 125 quilômetros da costa oriental, à profundidade de 10 quilômetros. O alerta de tsunami se estendeu à Rússia, Austrália, ilhas Fiji, Nicarágua, ilhas Marianas do Norte, ilha de Guam, Taiwan, Filipinas, Indonésia e Havaí.

Atualização às 12h40:

A brasileira Marcia Tardelli, 38, disse que teve a sensação de que o chão iria se abrir sob seus pés após o terremoto.Moradora de Chiba, Márcia trabalha numa fábrica do Japão há oito anos.

Ela disse que estava trabalhando no momento do terremoto. "Estávamos todos dentro da fábrica trabalhando. De repente, começou a tremer. Ficamos parados. Pensamos que ia ser como nos outros [mais fraco], que tremia e parava. Depois veio um mais forte e tudo começou a cair. Brasileiros e japoneses correram para fora da fábrica desesperados. Tudo balançava na rua, os prédios balançavam, o chão parecia que iria se abrir debaixo de nossos pés."

Segundo Márcia, todos já foram orientados a manterem o kit-sobrevivência por perto. "Estamos preparando mochilas com primeiros-socorros, apitos e comida."

Atualização às 14h02:

Até agora, mais de 88 mil pessoas estão desaparecidas, segundo informação oficial do governo japonês. Segundo a agência de notícias Kyodo, mais de 300 corpos já foram encontrados em Sendai. É o maior tremor já registrado na história do país, que mantém dados sobre abalos há 140 anos.

De acordo com o embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão, não há registro de brasileiros mortos ou feridos na tragédia . Segundo ele, há 254 mil brasileiros no país, mas a maioria se concentra em Tóquio. O maremoto atingiu o estado americano do Havaí , no Pacífico, e a Indonésia.

A capital japonesa também foi afetada pelo tremor, mas não foi devastada pela onda gigante como outras cidades. O alerta de tsunami se estende do México à América do Sul , mas a maior preocupação é com as ilhas do Pacífico. No Japão, há temor em relação às usinas nucleares e uma delas foi colocada em estado de emergência após uma falha no sistema de resfriamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário