Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

domingo, 24 de abril de 2011

Chico Anysio diz que ficou à beira da morte

Chico e o filho André
No jornal O Dia (RJ):
O mestre do humor no Brasil, Chico Anysio, saiu de cena por 110 dias, 85 deles passados na UTI do Hospital Samaritano, no Rio, onde chegou a ser desenganado pelos médicos. Enfrentou cirurgias, teve pneumonia, perdeu a fala, deixou de andar. “Estive à beira da morte três vezes, mas sobrevivi”, comemora.

Chico sofreu, e muito. Mas o longo período de internação não acabou com a graça de quem nasceu para fazer rir. Recuperado, voltou ao lar e ao trabalho. Na entrevista, o humorista, de 80 anos, conta o que passou e fala sobre o que o motivou na luta para sobreviver: “A vida em si! Estou vivendo um momento muito feliz. Adoro minha mulher, me dou muito bem com os meus filhos, meus amigos, meu trabalho. E vou gravar meu especial de fim de ano, em julho”.
O que tirou de lição desse período em que ficou internado? “Não somos nada! Qualquer coisinha derruba a gente. Eu estive à beira da morte três vezes, fui desenganado, mas sobrevivi.
Qual foi a primeira coisa que fez ao receber alta e chegar em casa? “Pedi um copo d’água bem gelado, depois comi uma rabada. Estou comendo de tudo desde que cheguei do hospital. Já comi feijoada, feijão tropeiro...”.
De quem recebeu mais apoio? - “Sem contar minha mulher? Da Lu, minha secretária, do meu vizinho que trabalha comigo, do Nizo (Neto), meu filho, que ia muito lá. O pessoal da igreja Messiânica, que todo dia enviava alguém diferente para me aplicar o johrei (método de canalizar a energia com as mãos) e o apoio total da junta médica. Fui visitado pelo Maurício Sherman (diretor do ‘Zorra Total’), Érico Magalhães, da Globo; o Ziraldo (cartunista). A Rede Globo é de uma importância transcendental. Colocou uma ambulância na porta do meu condomínio, com médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Me ofereceu de presente o ‘home care’, que estou usando até agora. Agradeço a Deus por ter me inspirado a não aceitar nenhuma das propostas feitas para sair da Globo. Cada vez eu sou mais global!”.
Você é considerado o maior humorista do Brasil. Acha que existe um sucessor à altura? “Não, pelo seguinte: o fato de ninguém ser insubstituível não se aplica ao humor, porque no humor todos nós somos insubstituíveis. O Oscarito, Mussum, Zacarias, Rogério Cardoso, cada um tinha sua personalidade, um jeito, um estilo, que é incopiável. No meu lugar, ninguém! Vai ficar a saudade para quem gosta de mim, e o alívio para quem não gosta”.
Como encara a velhice? “Acho que pior do que viver até os 80 anos é não chegar a tê-los! Estou esperando chegar aos 90. Estou brigando por isso...”.
Tem medo da morte? “Dá para encará-la. É impossível ela não vir. Então, quando chegar a hora, quero estar preparado”.
Que presente gostaria de ganhar? “Um pulmão novo!”.

3 comentários:

  1. Johrei, sem duvida nenhuma foi o que lhe trouxe de volta. Boa missão Chico Anysio!

    ResponderExcluir
  2. Tenho absoluta certesa de que foi O Johrei que lhe trouxe de volta. Boa missão nessa nova vida senhor Chico Anisyo!

    ResponderExcluir
  3. tenho certeza de que foi deus que lhe permitiu continuar nesse plano, porque nem uma folha cairá sem a sua permissão.
    num foi negocio de johrei não.
    tudo de bom e que deus te mais anos de vida.

    ResponderExcluir