Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 28 de junho de 2011

Tucuruí recebe os campeões

A festa dos novos, e inéditos, campeões paraenses despertou a cidade de Tucuruí para uma comemoração sem precedentes. Os habitantes do município famoso pela usina hidrelétrica homônima já haviam dormido bem tarde no domingo, depois das comemorações intensas ao fim do jogo. Mas ontem houve energia suficiente para que, a partir das 18 horas, uma multidão estimada em 30 mil pessoas, a bordo ou não dos quase mil carros em carreata, saudasse os atletas responsáveis por toda aquela alegria: houve desfile em carro aberto do Corpo de Bombeiros, trio elétrico, banda e uma espécie de mini-carnaval, no dia em que a cidade foi liberada pelo prefeito para comemorar.

A odisseia do Independente de volta ao local onde está acostumado a cantar de Galo começou na manhã de uma outrora preguiçosa segunda-feira. O cansaço foi esquecido pelos eufóricos jogadores, que, de taça na mão, faixas no peito e galos (de brinquedo ou não) a tiracolo, pegaram um ônibus às 10 horas com destino a Tucuruí. Ainda no ônibus os jogadores cantavam músicas comemorativas e lembravam do padecimento do Papão. Mas a viagem era longa e também houve espaço para pequenos cochilos. Afinal, a melhor parte ainda estava por vir.

Perto de 16 horas o ônibus que transportava a delegação chegou em Breu Branco, onde a festa acontecia, ainda que em menor escala. A parada na cidade vizinha a Tucuruí, que abriga um grande número de torcedores do Galo e é terra natal do volante Moisés, deu início a uma carreata sem precedentes naquela região paraense: segundo o técnico do time, Sinomar Naves, e do assessor da prefeitura de Tucuruí, Jean Ribeiro, mais de mil carros estavam enfileirados. "Parecia um daqueles engarrafamentos de saída de grandes cidades para um feriado", disse o técnico Sinomar Naves, com a voz cansada, mas feliz. A cidade até não pode ser das grandes. Mas a parte do feriado até que corresponde: o prefeito da cidade Sancler Ferreira decretou ponto facultativo em Tucuruí. A vizinha Breu Branco entrou na onda, ainda que não oficialmente.

O trajeto entre Breu Branco e Tucuruí, que normalmente não dura mais que 20 minutos, ontem foi lento. E nem por isso tedioso: a medida que o ônibus se aproximou da barragem da UHE de Tucuruí o trânsito parou e só abriu passagem para os campeões, que a partir do km 11 foram seguidos por ainda mais veículos para adentrar na cidade. Já na cidade natal, o Galo foi recebido de maneira apoteótica. O time teve um caminhão do Corpo de Bombeiros para iniciar o desfile com a taça. Nesse ponto, a carreata recebu o reforço de uma passeata, com milhares de torcedores do Galo que cantavam músicas alusivas ao clube e carregavam bandeiras.

O time seguiu em cortejo até a escadaria de Santo Antônio, local onde ontem esteve armado o telão. Mais uma vez o público estimado foi de 20 mil pessoas nas ruas. Na escadaria, onde o time usufruiu da estrutura montada para festa junina, houve ainda um show com a banda Soul Garoto. E a festa continuou. Sem hora para acabar. (Texto: Amazônia - Foto: Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário