Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Estado garante equipamentos para pessoas com deficiência

No máximo até setembro deste ano, o governo do Estado fará licitação para comprar cadeiras de rodas, próteses ou órteses. A informação foi dada pelo diretor da Unidade de Referência Especializada (URE) Demétrio Medrado, Said Kalif, ao chefe da Casa Civil da Governadoria, Zenaldo Coutinho, que, na tarde desta quarta-feira (27), esteve reunido com entidades ligadas às pessoas com deficiência.

Durante o encontro, as entidades se queixaram das péssimas condições dos produtos oferecidos pela empresa com a qual o governo anterior fechou contrato. mediatamente Zenaldo entrou em contato, por telefone, com Said, recebendo a confirmação sobre a compra dos novos aparelhos. O diretor da URE, inclusive, está em Goiânia, pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), para resolver essa situação.

Com a aquisição, o Pará será referência nacional no que diz respeito à qualidade de equipamentos de órteses, próteses e outros produtos que garantam a melhoria funcional do indivíduo. A notícia animou aos que estavam presentes na audiência.

Satisfação - “Se ele está em Goiânia, está no caminho certo. As melhores fábricas para esses equipamentos estão em Goiânia e Porto Alegre. Para mim foi excelente, porque já estávamos esperando isso. Ele (Zenaldo) é muito prático”, disse o presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Pará e do Conselho Estadual do Direito das Pessoas com Deficiência, Valdir Soares de Moura.

Já havia sido feita a licitação para aquisição desses produtos quando a atual administração estadual assumiu. Zenaldo explicou que o processo não podia ser anulado porque o Estado perderia os recursos. Além da questão da compra de equipamentos para as pessoas com deficiência física, as entidades também fizeram denúncias e encaminharam novas demandas ao governo.

O chefe da Casa Civil defendeu que haja uma conversa entre todas as entidades sobre as demandas que podem ser tomadas – uma vez que em algumas situações as opiniões são divergentes – e as solicitações ou denúncias sejam formalizadas para que o Estado tome as devidas providências. “Temos que saber a opinião majoritária de vocês para que o governo possa agir, porque estamos tratando pessoas”, observou.

“Se vocês puderem, que se estabeleça uma pauta. Vou chamar uma nova reunião com vocês e com diversos segmentos do governo, como, por exemplo, a Seter (Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda), Seas (Secretaria de Assistência Social) e Sespa, para que possamos elaborar projetos que atendam os interesses coletivos”, enfatizou Zenaldo, que pretende agendar o encontro para mês que vem.

Estiveram presentes na reunião Bernardo Junior, do Serviço de Atendimento em Reabilitação (Saber); José Gonçalves Filho, da Associação dos Surdos de Belém (Asbel); Maria Madalena Silva, da Associação Beneficente Milton Pereira de Melo “Projeto Acreditar”; Álvaro Adolpho de Brito Carvalho, da Fundação Pestalozzi; Clovis dos Santos Loureiro Júnior, da Associação dos Amigos do Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Pará (Aacieq); Maria José Barros Neves, também da Aacieq; Renata Cunha Quaresma e Carlos Eduardo Costa Quaresma, da Fundação Especial Permanente “Casa da Esperança”; e Tiago de Souza Costa, do Centro de Capacitação de Profissionais e Atendimento a Pessoas com Surdez. (Ag.Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário