Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Parfor inscreve professores até 10 de setembro

Professores de educação básica da rede pública têm até o dia 10 de setembro para fazer a pré-inscrição no Plano Nacional de Formação de Docentes (Parfor), que pretende formar mais de 40 mil docentes em todo o Estado. As inscrições devem ser feitas através da Plataforma Freire (freire.mec.gov.br), na qual o professor se cadastra e faz a opção de curso disponível na região. Nesta etapa, com início em julho do ano que vem, a Universidade Federal do Pará (UFPA), responsável pela oferta de cursos, vai oferecer nove turmas dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, Matemática, Pedagogia e Licenciatura Interdisciplinar em Ciências, Matemática e Linguagens. Serão 360 novas vagas distribuídas nos municípios de Abaetetuba, Acará, Belém, Itaituba, Mãe do Rio, Tucuruí e São Caetano de Odivelas.

Segundo a UFPA, a pré-inscrição é necessária para a escolha do curso pretendido pelo professor. Após essa primeira etapa a Universidade faz a validação/homologação das inscrições pelas secretarias municipais de educação. A última etapa é o processo de composição de turmas pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e Secretarias de Educação nos Estados. É importante que as secretarias de educação fiquem atentas ao período de validação das inscrições dos professores, que vai de 11 de setembro a 8 de outubro deste ano, já que os professores só podem participar da próxima etapa da seleção com a autorização das secretarias. Como não há vestibular é necessário que os professores estejam no exercício da docência e dentro dos critérios de seleção. A maioria dos cursos tem duração de quatro anos e acontece no período em que os professores estão em recesso de suas atividades na escola, durante os meses de janeiro e julho. Ao final das atividades os docentes recebem diploma de curso superior.

O Parfor é resultado de uma ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), IPES e Secretarias de Educação dos Estados e Municípios. "O Parfor tem o objetivo de formar professores que não têm formação adequada, seja ministrando aulas de disciplina diferente da sua formação ou mesmo não tendo o diploma de graduação", explicou Márcio Nascimento, coordenador geral do Parfor na UFPA. Este ano, o Parfor/UFPA está presente em 42 polos (municípios) no Pará. O Plano possui 183 turmas e tem 6.495 professores-alunos matriculados no Estado. A Universidade oferece 21 cursos no Parfor entre eles Artes Visuais, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia. A relação completa dos cursos e maiores informações sobre o Parfor podem ser obtidas no site www.ufpa.br/parfor. (No Amazônia)

2 comentários:

  1. OLA EU ME CHAMO ANA VERAS EU MORO NO MUNICIPIO DE MÃE DO RIO EU GOSTARIA DE SABER SE E VERDADE, SE QUEM FAZ O PARFOR NÃO PODE SER DEMITIDO DE SEU CARGO NA ESCOLA, OU E MENTIRA????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera,
      Sugiro que você peça informações da Secretaria de Educação do seu município. Um abraço e grato por ter acessado este blog.

      Excluir