Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cardiologista alerta para os maus hábitos

A prevenção às doenças cardiovasculares - as que mais matam no mundo, com 300 mil mortes/ano no Brasil - implica em uma mudança no estilo de vida dos cidadãos. "É preciso romper com um ciclo de alimentação nada saudável, falta de exercícios físicos regulares (sedentarismo com tendência à obesidade), estresse e hábitos como fumar, muito presentes na vida moderna", diz o presidente da Sociedade Paraense de Cardiologia (SPC), Kleber Ponzi. O alerta é feito no Dia Mundial do Coração que transcorre hoje.

Para Ponzi, essa data "é um dia para se refletir sobre as doenças cardiovasculares, que são as que mais matam no Brasil, segundo o último censo do IBGE". "No Pará, não é diferente. As doenças do coração e suas complicações também lideram o ranking de mortalidade", afirma.

Ponzi resalta que, no mundo moderno, entre outros fatores para a incidência de doenças cardiovasculares figuram os alimentos "embutidos", ricos em gordura saturada, ou seja, o "mau colesterol", e o excesso de sal. "Esse e outros fatores facilitam o aparecimento do diabetes, de hipertensão arterial ou dificultam o seu controle. Quanto mais desses fatores de risco forem encontrados em um indivíduo, maior a chance de um infarto agudo do miocárdio, o chamado ataque cardíaco", explica o cardiologista.

O cardiologista ressalta que o infarto, se não tratado em ambiente hospitalar, pode atingir a assustadora taxa de 50% de mortalidade nas primeiras 48 horas após o início do quadro. "Tratado em ambiente hospitalar, ainda assim pode levar à morte 10% dos pacientes acometidos. Por isso, o melhor mesmo é prevenir. E a receita não parece tão difícil: atividade física diária (30 minutos de caminhada), preferência a alimentos frescos, controle da pressão arterial e taxas de glicose e colesterol no sangue. Seguir a orientação do cardiologista, especialmente a partir dos 40 anos de idade, ou antes se existir histórico familiar de doença cardíaca precoce", detalha.

Para comemorar a data, a Santa Casa vai orientar pacientes e usuários sobre os riscos das doenças cardiovasculares, como parte de campanha com o tema "Um Mundo, um lar, um coração feliz", centrada na família, como informa a cardiologista Elizabeth Caetano.

Segundo ela, adotar hábitos saudáveis, como praticar exercícios, não fumar e comer frutas, verduras e legumes diariamente, diminui o risco de doenças cardíacas em até 80%. "A alimentação adequada se preocupa com algumas questões importantes: o que, quando, quanto e como consumir os alimentos", destaca a médica.

Esses e outros temas relacionados à saúde do coração serão abordados no XXI Congresso Paraense de Cardiologia e I Fórum Multidisciplinar de Cardiologia do Estado do Pará, promovido pela Soicedade Paraense de Cardiologia, no Hilton Hotel Belém, de 19 a 21 de outubro. (Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário