Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Mutirão para julgar crimes fundiários no Pará

O Conselho Nacional de Justiça e o Tribunal de Justiça do Pará começaram, neste domingo (25/9), uma força-tarefa para julgar casos de homicídios decorrentes de conflitos por terra. Durante 15 dias, o mutirão vai mobilizar Ministério Público, Defensoria Pública, oficiais de Justiça, advogados e todas as partes envolvidas nos processos. A expectativa é de julgar pelo menos um processo por dia.

De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), entre 1985 e o ano passado foram registrados 1.580 assassinatos de agricultores e lideranças camponesas no estado. Todos os crimes estavam ligados a disputas agrárias. Desse total, porém, só 91 foram julgados.

O primeiro caso a ser julgado pela força-tarefa será a chacina da Fazenda Ubá, localizada no sul do Pará. O crime aconteceu em 1985, por causa de uma disputa pela terra da propriedade. Dezessete trabalhadores foram assassinados e tiveram casas queimadas por pistoleiros, e o caso chegou a ser levado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA). - As informações são da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário