Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"O Mocorongo" internacional

Dos Estados Unidos da América, José Emanuel (Joseph Browne - <je.browne@verizon.net>) endereçou o e-mail transcrito abaixo, ao Vicente Fonseca, sobre a postagem Gente que Brilha: LORENA SIROTHEAU DA FONSECA:

'Prezado amigo Vicente,
Lendo o blog do Ércio, vejo que eu devo uma nota de congratulações e parabéns à sua filha, a nova paraninfa e advogada, Lorena Sirotheau da Fonseca. Não sei como é no Brasil, mas aqui, depois de receber o diploma de JD (doutor de jurisprudência) o recém-graduado tem que prestar um bocado de exames (chamados "bar exams") e decorrente destes, se recebe um certidão admitindo o candidato à prática da lei em uma ou outra especialidade. E algumas destas especialidades requerem estudos mais avançado, estudos esses, pelo que aparece no blog do Ércio, a Lorena já completou.
Entre as muitas honras que embelezam a família Sirotheau-Fonseca, já tem mais uma e você e a d. Neide devem ser premiados pelo apoio e encorajamento prestados a sua filha no decorrer de sua formação e por ter servido de excelentes modêlos de profissionalismo. Favor comunique-lhe que lhe desejamos uma carreira de crescente sucessos e satisfações".
==
Resposta de Vicente:
"Prezado amigo José Emanuel,
Muito obrigado pela mensagem, alusiva à nota no blog do Ércio Bemerguy sobre a minha filha Lorena. Grato também pelas informações sobre o sistema adotado aí nos Estados Unidos a respeito das atividades do profissional da área de Direito.

A Lorena tem a quem puxar, pois é neta do Dr. Silvério Sirotheau Corrêa (1906-1980), o primeiro advogado santareno, formalmente graduado numa Faculdade de Direito (antes dele, haviam os "rábulas", que exerciam advocacia, como "provisionados", embora sem terem feito o curso superior de ciências jurídicas, como era o caso, por exemplo, de Alberico Nóvoa, em Santarém). Ela está entusiasmada com o magistério.

Lorena já havia me substituído, eventualmente, na Universidade da Amazônia (UNAMA), logo que se graduou em Direito (Turma de 2007, colação de grau em janeiro de 2008).

Ao concluir o curso jurídico, com apresentação da monografia sobre o “Fundo de Garantia das Execuções Trabalhistas”, em que obteve nota dez (10), à unanimidade da Banca Examinadora, Lorena foi aprovada logo na primeira oportunidade no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), obrigatório para que o Bacharel em Direito possa exercer advocacia, no Brasil.

Depois, fez curso de pós-graduação (Especialização) em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, na UNAMA.

Também foi convidada para ministrar aula no curso de pós-graduação (Especialização) na FABEL (Faculdade de Belém) e aguarda a concretização do convite. Tem exercido a advocacia, inclusive na Justiça do Trabalho.

Em 2009, ela foi aprovada, em 2º lugar, em concurso público para o cargo de advogado do Município de Castanhal. Entretanto, resolveu não assumir a função, porque prefere continuar estudando – com afinco – para o concurso público (provas e títulos) para ingresso na magistratura trabalhista, que exige um mínimo de 3 anos de atividade jurídica.

Em setembro de 2010, ela e eu proferimos palestras no Sindicato dos Empregados em Tecnologia da Informação no Estado do Pará (SINDPD), sobre o tema “O SINDICATO BRASILEIRO, HISTÓRIA, POLÊMICAS E JURISPRUDÊNCIA”.

O esboço dessas palestras foi publicado, em forma de artigo, na Revista nº 85 do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (julho-dezembro/2010), p. 15-102.

A propósito, outro seu aluno, no Colégio Dom Amando, em Santarém, possui dois filhos que estudam atualmente em cursos de pós-graduação na Alemanha. Trata-se do nosso amigo e colega (do Tribunal Regional do Trabalho) Herbert Tadeu Pereira de Matos. Estou certo de que isso ainda é fruto do saber que recebemos no C.D.A. e procuramos transmitir aos nossos filhos, graças a Deus e aos grandes mestres que tivemos naquele magnífico educandário.

No mesmo blog do Ércio Bemerguy, veja esta nota sobre a minha colação de grau, no C.D.A. (1966), onde você também aparece na foto que ilustra a matéria: http://ercioafonso.blogspot.com/2010/01/removendo-o-passado-santareno_29.html

Neide e Lorena também agradecem e mandam lembranças. Recomendações à D. Beth e toda a sua família".


Um comentário:

  1. Senhor Ércio,
    Agradeço a postagem no blog, o que muito me honra e incentiva.
    O link do artigo escrito, em parceria com meu pai, pode ser encontrado no seguinte link:
    http://www.trt8.jus.br/images/stories/presidencia/Revista/rev85.pdf
    Cordialmente,
    Lorena Teles Sirotheau da Fonseca.

    ResponderExcluir