Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Belém terá rua coberta que ficará igual a shopping center

A Secretaria Municipal de Economia (Secon) deve iniciar até o mês que vem o projeto de revitalização da travessa Santo Antônio, no centro comercial da capital paraeense. A ideia é transformar o local, na primeira coberta de Belém. 'Na semana passada, entregamos aos proprietários das lojas o projeto de revitalização das fachadas, que deve ser concluído em 30 dias. A partir daí, a prefeitura dá início à recuperação da via', informou Ociane Vasconcelos, titular da Secon. O jornal Amazônia teve acesso, em primeira mão, ao projeto que pretende modrenizar o corredor comercial do trecho da Santo Antônio entre a avenida Presidente Vargas e a travessa 1º de Março.

Com a revitalização, além de cobertura com elementos de vidro que permitem aproveitar a luz do dia, rua e calçadas serão niveladas, como se fossem um amplo corredor de shopping center.'Serão instalados quiosques para vendas de jornal, artesanato, além de bancos e ornamentação', explicou. O charme da via vai ficar por conta das fachadas das lojas. A maioria delas ocupa prédios antigos tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nessa primeira etapa, 17 lojas participam do projeto. A revitalização das fachadas é de responsabilidade de cada lojista. 'A empresa contratada pela Secon elaborou os projetos para cada uma delas, que agora vão colocar em prática a revitalização. Nossa expectativa é que em 30 dias essa etapa esteja concluída'.

Já a revitalização da rua, é de responsabilidade da PMB, está em fase de composição de orçamento e abertura de licitação. A prefeitura ainda não sabe precisar quanto vai custar o projeto. Entre os trabalhadores da rua Santo Antônio é grande a expectativa sobre o novo funcionamento da via. 'A gente ainda não sabe ao certo como vai ficar, mas, pelo que tenho escutado falar, acredito que vai valorizar bastante o comércio nessa área', comentou Aleílse Carvalho, gerente de uma das lojas envolvidas na revitalização.

Como parte da execução do projeto, a Secon remanejou, no mês passado, todos os vendedores ambulantes da área; eles foram instalados provisoriamente na praça Barão de Guajará, também no centro comercial. De acordo com a Secretaria, existem de dois projetos em andamento para abrigar os trabalhadores remanejados: um na travessa 28 de Setembro e outro na rua João Alfredo. Os dois espaços, que serão transformados em shopping popular, vão receber vendedores ambulantes tanto da Santo Antônio quanto das próprias João Alfredo e 28 de Setembro, mas ainda não há previsão para o início das obras. 'Como elas não estavam previstas no orçamento deste ano, é provável que sejam iniciadas apenas no ano que vem', afirmou Ociane Vasconcelos. (Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário