Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Círio 2011: Traslado, hoje, abre as romarias

A Traslado, primeira e mais longa das 11 romarias que serão encerradas apenas no dia 24 de outubro, no Recírio, dá início à programação oficial do Círio 2011. Saindo da Basílica-Santuário às 9h, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorrerá 55 quilômetros nas cidades de Belém, Ananideua e Marituba, com destino à Igreja de Nossa Senhora das Graças, na BR-316, em Ananindeua. O Traslado, segundo estimativa da Diretoria da Festa, deve durar cerca de 12 horas ininterruptas, terminando por volta das 21h. Pelo menos um milhão e cem mil pessoas participarão da celebração, segundo o Dieese/PA (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), reunindo um número maior que a metade da população de Belém e Região Metropolitana.

A Região Metropolitana de Belém deverá parar para saudar a passagem da imagem peregrina, que será transportada em carro aberto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um mar de papel picado e pétalas de rosas, além dos tradicionais fogos, esperam pela Virgem no decorrer do trajeto. Estão programadas pelo menos 43 homenagens nos 55 quilômetros do percurso. Contudo, a Diretoria da Festa informa que, onde houver uma homenagem, a Santa vai parar. 'Onde houver um grupo maior de pessoas, vamos fazer uma parada. Não só as homenagens previamente acertadas, mas sim para para todos', explicou Kléber Vieira, diretor de Procissões da Festa.

A primeira das homenagens será ainda na Basílica. Um coral formado pela Guarda de Nazaré entoará cânticos marianos nas escadarias da igreja. No percurso, as atenções serão voltadas para os locais onde ocorrem as maiores congratulações a Nazaré. 'Já sabemos que as maiores são Polícia Civil, Cosanpa e Jucepa, Hospital Porto Dias, Dnit (Departamento Nacional de Trânsito), shopping Castanheira e Unama (Universidade da Amazônia)', resumiu o diretor. Em cada homenagem, a imagem peregrina permanecerá cerca de dois ou três minutos no local. A maior será na Unama, na BR-316, que durará um quarto de hora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário