Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dilma inicia visita à Bulgária, terra natal do pai

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, iniciou nesta quarta-feira uma visita de Estado de dois dias à Bulgária, país de nascimento de seu pai.

"Estou feliz e emocionada de visitar a terra natal de meu pai", afirmou durante uma cerimônia na sede da presidência búlgara, ao lado do chefe de Estado deste país, Georgui Parvanov.

Dilma afirmou estar vinculada à Bulgária "por laços de sangue, e pela memória de meu pai", que emigrou do país em 1929 e faleceu no Brasil em 1962.

A presidente brasileira, que foi condecorada por Parvanov com a ordem Stara Planina, a maior distinção da República da Bulgária, defendeu mais relações econômicas e políticas com o país europeu. "Meu país vê na Bulgária um sócio nesta região, onde queremos estreitar e expandir nossa presença" disse a presidente.

Dilma colocou uma coroa de flores com as cores da bandeira brasileira no túmulo do soldado desconhecido, no primeiro ato da visita de dois dias ao país. Diante do monumento, ela foi recebida oficialmente por seu anfitrião, com honras militares e os hinos das duas nações.

A presidente brasileira passou em revista os soldados da guarda do país balcânico, a quem cumprimentou em búlgaro. Depois, foi homenageada com um desfile acompanhado de uma banda militar.

Ainda nesta quarta, Dilma terá reuniões com o presidente e o primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov.

Na quinta-feira, a presidente terá a parte mais emotiva da visita à Bulgária, com uma viagem a Gabrovo - cidade que fica a 230 km de Sofia, aos pés da cadeia de montanhas dos Bálcãs -, onde seu pai, Petar, nasceu em 1900. A presidente visitará ainda a exposição sobre sua família no Museu Regional de História: "As raízes búlgaras de Dilma Rousseff".

Dilma Rousseff desembarcou na Bulgária na terça-feira à noite procedente de Bruxelas. A viagem pela Europa terminará na Turquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário