Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 22 de outubro de 2011

Estado tem ponto facultativo no dia do Recírio

Em função do Recírio, que marca, nesta segunda-feira (24), o encerramento da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, o ponto é facultativo nos órgãos do Estado. É o que determina decreto governamental publicado dia 4 deste mês, para dar oportunidade ao servidor que deseja participar do encerramento da festa. Somente as áreas de serviços essenciais, como saúde, segurança e arrecadação funcionam, com servidores trabalhando em esquema de plantão.

O Recírio acontece sempre no 15º dia posterior à grande procissão da padroeira dos paraense. É o momento em que os fiéis fazem suas orações e agradecimentos finais, já que a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré sai da praça Santuário e segue de volta ao Colégio Gentil, onde fica durante todo o ano, até o próximo Círio.

A última procissão do Círio 2011 ocorre às 7 horas, logo após uma missa campal celebrada na Praça Santuário. Durante o trajeto do Recírio, a Imagem da Virgem de Nazaré é conduzida por um percurso de 650 metros, no menor trajeto entre as onze romarias oficiais. A procissão contorna a praça Santuário, seguindo pelas avenidas Generalíssimo Deodoro, Nazaré e Magalhães Barata, até chegar à capela do Colégio Gentil Bittencourt.

O percurso deve ser cumprido em 45 minutos e deve reunir 50 mil pessoas. Tradicionalmente, durante a passagem da procissão, a Imagem Peregrina é saudada e aclamada pelos paraenses que acompanham a caminhada ou simplesmente observam e saúdam à Virgem pelas janelas de suas casas. A primeira procissão do Recírio aconteceu no ano de 1859. (Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário