Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 8 de outubro de 2011

Governador participa do Círio Fluvial e presta suas homenagens à padroeira do Pará

O governador do Estado, Simão Jatene, acompanhou a romaria fluvial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, realizada na manhã deste sábado, 8 de outubro. A procissão teve início às 9h, no trapiche de Icoaraci, e seguiu até a até a escadinha do cais do porto, na Estação das Docas. Cerca de 550 embarcações formaram o cortejo que acompanhou a imagem da Virgem de Nazaré pelas águas da Baía do Guajará, na 26ª Romaria Fluvial.

Como já é tradição, a imagem de Nossa Senhora foi conduzida dentro de uma redoma de vidro instalada no mirante do navio hidro-oceanográfico, “Garnier Sampaio”, da Marinha do Brasil. O Círio das Águas, como é chamado, cumpre um percurso de 10 milhas náuticas, que corresponde a 18 quilômetros, com duração de aproximadamente duas horas e meia. Cerca de 50 mil pessoas participaram da procissão fluvial, segundo estimativa da Diretoria da Festa de Nazaré e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Na chegada ao cais do Porto, a imagem da Virgem de Nazaré recebeu honras de Chefe de Estado e, nas mãos do Arcebispo metropolitano, Dom Alberto Taveira, passou pelo corredor formado por um grupamento de cadetes da Polícia Militar até chegar ao carro que a conduziria em nova procissão, desta vez a frente da moto-romaria. Após a passagem da Santa, outra tradição da festividade de Nazaré, o “Arrastão do Pavulagem”, levou centenas de pessoas à Avenida Presidente Vargas.

A bordo do barco fretado pelo Governo do Estado, ao lado de Simão Jatene estavam os secretários de Estado Nilson Pinto (Promoção Social); Sidney Rosa (Projetos Estratégicos); Ney Messias (Comunicação Social); Joaquim Passarinho (Obras Públicas); o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Mário Solano e o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Donato, além do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Manoel Pioneiro, e do deputado estadual José Megale (PSDB).

Para que a procissão ocorresse em segurança, apenas para a romaria das águas o Corpo de Bombeiros destacou 450 homens, operando entre as embarcações da procissão. O esquema contou com sete embarcações de apoio, um helicóptero,quatro jet skis e equipamentos de proteção. “Montamos um esquema especial para atender qualquer eventualidade, tanto nas embarcações como na água, caso seja necessário”, informou o comandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Donato. Também foram montados 15 postos de atendimento e três hospitais campanha, espalhados pelo percurso da procissão, montados em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde ( Sespa). No período do Círio serão dois mil homens, trabalhando em regime de revezamento.

Já a Polícia Militar conta com um efetivo de mil homens trabalhando por dia, mais de 300 veículos e um helicóptero. Durante toda a procissão serão mobilizados 3.500 homens. “Mas na verdade, como montamos um grande esquema de segurança integrada, há muito mais pessoas envolvidas. Durante esses dias do Círio estaremos trabalhando com a nossa capacidade máxima de pessoas” informou o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Mário Solano. (Ag.Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário