Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Governador Simão Jatene inaugura Hospital Jean Bitar

A Região Metropolitana de Belém (RMB) acaba de ganhar um novo hospital público, o “Jean Bitar”, que oferecerá para a população 80 leitos de clínica médica e cirurgia geral, além de oito leitos de terapia intensiva adulta, oito de neonatal, 12 de pediátrica e mais sete leitos de pronto atendimento e oito de berçário, totalizando mais de 100 novos leitos incorporados pela rede estadual ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Pará. Esse é o primeiro hospital público inaugurado na Região Metropolitana desde 2005, quando entrou em operação o Hospital Metropolitano, ainda no primeiro governo de Simão Jatene.

O hospital Jean Bitar irá receber a demanda hoje concentrada no Hospital Ophir Loyola de pacientes de clínica médica e de cirurgia geral não oncológica passando a trabalhar com especialidades nas áreas de Endocrinologia, Cardiologia, Pneumologia e Nefrologia. Com isso, o Ophir Loyola vai poder iniciar reforma e expandir o atendimento na sua área de referência, que é a oncologia, passando a oferecer 47 novos leitos. O hospital ampliará ainda o atendimento da Santa Casa de Misericórdia, disponibilizando mais 28 leitos, sendo 12 de UTI pediátrica, 8 de UTI neonatal e 8 berçários. A inauguração da unidade hospitalar foi feita na manhã desta segunda-feira (3), pelo governador Simão Jatene e sua equipe de governo.

“A complexidade da saúde no Pará exige um conjunto de ações. Essa unidade hospitalar coroa a primeira gestação do nosso governo. Com nove meses completos de gestão estamos entregando um novo hospital público. O último inaugurado na região metropolitana de Belém foi o Hospital Metropolitano, entregue em 2005, na nossa primeira gestão. Quero agradecer a população do Pará que permitiu que pudéssemos realizar mais este grande investimento”, ressaltou o governador.

O chefe do Executivo relembrou os esforços que ele, juntamente com os representantes da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) fizeram para conseguir desapropriar um hospital para melhorar a saúde na capital. “Tínhamos pressa. Estávamos correndo atrás do prejuízo e precisávamos encontrar uma alternativa para liberar novos leitos e diminuir as filas que tem na sua própria essência, a dor”. A secretária adjunta da Sespa, Rosemary Góes, também ressaltou o quanto a equipe se empenhou para que a desapropriação fosse realizada. “Nós trouxemos o governador para o hospital em uma quinta-feira Santa, em pleno feriado. Ele veio e rapidamente entendeu o quanto essa conquista seria importante para toda a população”, afirmou.

A diretora do Hospital Ofir Loyola, Graça Jacob, garantiu ao governador que o novo hospital irá oferecer humanização, modernização e atendimento de qualidade para a população. “Iremos levar essa cultura de humanização para o Ophir Loyola e todos os locais do hospital. A nossa equipe está coesa, inteira e compromissada em servir bem a população”.

Transplante

O governo do Estado também está preparando o Hospital Jean Bitar para ser o primeiro centro médico da Região Norte a realizar transplante hepático (fígado). Como se trata de um serviço de alta complexidade precisa passar por várias etapas de aprovação. O Ophir Loyola já deu entrada junto ao Ministério da Saúde para credenciar a equipe médica e o material necessário para a realização do transplante.

O representante do Ministério da Saúde, Silvano Raia, participou da inauguração do novo hospital público de Belém e falou sobre o desenvolvimento do transplante na região Norte. “Estou aqui com muita alegria com tudo com o que estou vendo. É muito mais fácil implantar serviços de transplante em locais onde já há uma tecnologia e profissionais qualificados. Como estamos vendo todos esses fatores aqui, podemos afirmar que o Pará tem a capacidade necessária para realizar os mais diversos tipos de transplantes”, enfatizou.

Serviços oferecidos: Cirurgia geral (40 leitos), nas seguintes especialidades: serviços de parede abdominal; de cirurgia gástrica, incluindo a cirurgia bariátrica (para redução do estômago); de fígado; de pâncreas e vias biliares e serviço de intestino. A clínica médica (com 40 leitos), atuará nas seguintes especialidades: Endocrinologia, Cardiologia, Nefrologia e Pneumologia. Já está em andamento o projeto para implantação do serviço de transplante de fígado. (Ag.Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário