Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Governos estadual e federal firmam pacto para agilizar transplantes de órgãos no Pará

Helder, Jatene e Hélio

Um dia após a inauguração do novo hospital público Jean Bitar, o governador Simão Jatene se reuniu com o coordenador geral do Sistema Nacional de Transplante do Ministério da Saúde, Helder Murari Borba. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 4, no gabinete do Comando da Polícia Militar e contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Hélio Franco.

Durante a reunião foi discutida a possibilidade de o estado do Pará intensificar os transplantes de rim, córneas e coração e começar a realizar o transplante hepático. “O novo hospital inaugurado pelo governador oferece tecnologia e profissionais capacitados para que os transplantes comecem a acontecer no estado. As Regiões Norte e Centro Oeste são as que mais carecem dos transplantes. Temos certeza que com o que vimos aqui no Pará, essa realidade poderá será mudada”, enfatizou Helder Borba.

Ele disse ainda que o Ministério da Saúde está interessado e fazendo o possível para facilitar a realização do transplante hepático (fígado) no novo hospital público de Belém. O Hospital Ophir Loyola já deu entrada junto ao Ministério da Saúde para credenciar a equipe médica e o material necessário para a realização do transplante no Jean Bitar. “Nos comprometemos com o governador a fazer o possível para agilizar essa situação e que o Pará possa começar a realizar o transplante”.

O secretário de saúde afirmou que desde o início da atual gestão, o governador demonstra preocupação com a questão dos transplantes. “A situação dos paciente que precisam de transplante é muito complicada e causa um transtorno financeiro e social. O governo está buscando mudar esse cenário”, ressaltou. Na próxima semana, será agendada uma nova reunião entre o governador, o secretario de saúde, representantes do Ministério da Saúde e os profissionais que atuam no Sistema de Transplantes de Órgãos no Pará. (Ag.Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário