Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ibama aplica R$ 240 milhões em multas e apreende 1,7 mil cabeças de gado em áreas desmatadas do Pará

Pela primeira vez, cabeças de gado que estavam sendo criadas em áreas particulares desmatadas no estado do Pará foram apreendidas por fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Balanço divulgado pelo órgão informa que foram apreendidas 1,7 mil cabeças de gado em desmatamentos. A maioria das 211 notificações e 477 autuações feitas pelo órgão ambiental ocorreu no sudeste e sudoeste do estado, onde acontecem os maiores desmatamentos de floresta no Pará por causa do avanço da pecuária. No total, o Ibama aplicou R$ 238,5 milhões em multas por desmatamento da floresta.

As cidades de Redenção, São Félix e Altamira lideram o desflorestamento no estado do Pará. Em 2008 e 2009, durante a operação Boi Pirata, o Ibama já havia feito apreensão de gado que estava sendo criado em unidades de conservação na Amazônia.

Segundo o Ibama, o gado apreendido de janeiro a julho deste ano estava em áreas que já haviam sido embargadas, mas os proprietários continuavam exercendo atividades pecuaristas. Os proprietários foram multados e serão processados civil e criminalmente. Os donos das reses foram notificados a retirá-las dessas áreas. Em alguns casos, eles não obedeceram à notificação e o gado acabou sendo apreendido. Em Redenção, cerca de 400 cabeças serão doadas à Prefeitura. Nos outros municípios, os bois devem ser doados ao programa Fome Zero.

Entre janeiro e julho deste ano, o Ibama fez 15 operações de combate ao desmatamento ilegal no Pará. As operações tiveram agentes ambientais de diversas partes do país.

Além das cabeças de gado, também foram apreendidos 44 tratores, 59 motosserras e fechadas 22 serrarias nestes sete primeiros meses do ano. O Ibama também embargou 25,2 mil hectares de desmatamentos irregulares em todo o estado, uma área maior que a cidade de Recife, que tem 21,7 mil hectares.

Para os próximos cinco meses, o Ibama ainda tem operações previstas de combate a desmatamentos ilegais e de cumprimento dos embargos aplicados pelo instituto, além das ações de fiscalização de rotina.

De acordo com dados do sistema do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), que gera alertas de áreas desmatadas em tempo real, houve queda no desmatamento no estado do Pará entre agosto de 2010 e julho deste ano. No acumulado do período, o sistema do Inpe detectou o desmate de 85,8 mil hectares (858 km2) de florestas, contra 1.012 Km2 de desmates no período anterior, de agosto de 2009 a julho de 2010.

- Os dados revelam que o desmatamento caiu inclusive nos meses de maior pressão sobre a floresta, que são maio, junho e julho, quando os índices tradicionalmente aumentam - diz o superintendente do Ibama no estado, Sérgio Suzuki. (estadão.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário