Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Madalena Aliverti canta para N. Senhora de Nazaré

A padroeira dos paraenses continua recebendo homenagens mesmo depois da procissão do Círio. A Fundação Carlos Gomes, seguindo essa tendência, realiza hoje, às 20h, o recital “Ave Maria Paraense”, com a cantora lírica Madalena Aliverti acompanhada ao piano por Adriana Azulay. O evento tem entrada franca.

O repertório é fruto da pesquisa de Madalena, que consiste em resgatar a produção musical relacionada a Nossa Senhora de Nazaré, de compositores paraenses esquecidos e anônimos dos séculos XIX, XX e XXI. Para mostrar ao público esse acervo, o recital foi elaborado em ordem cronológica, com as tendências estilísticas de cada período, sem, contudo, ser uma pesquisa de cunho histórico.

Entre os compositores selecionados, encontram-se Henrique Eulálio Gurjão, J.C da Gama Malcher, A. Marques Coelho, Theophilo de Magalhães, Wilson Fonseca, Tynnoko Costa, Vicente José Malheiros e Altino Pimenta, entre outros.

De acordo com a pesquisa, foi constatado que músicos clássicos, mesmo não tendo conseguido a mesma projeção das músicas e ladainhas populares das igrejas, compuseram diversas músicas para expressar devoção e homenagear a santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário