Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Nova droga previne AVC

Uma nova droga foi lançada e já está disponível no Brasil para prevenir o acidente vascular cerebral (AVC) em pacientes com fibrilação atrial, sem necessidade de controle laboratorial rigoroso ou alteração do padrão alimentar do doente. Essa e outras novidades acerca serão discutidos pelo professor Angelo de Paola, cardiologista e professor titular da Universidade Federal de São Paulo, no XXI Congresso Paraense de Cardiologia, que ocorre de 19 a 21 no Hilton Hotel. No evento, o professor ministrará a conferência "Diagnóstico e tratamento da fibrilação atrial: o que o clínico, o cardiologista e o eletrofisiologista podem fazer de melhor". A atividade será presidida pelo cardiologista paraense Kleber Ponzi, presidente do congresso.

Uma causa importante de AVC são as doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial e a arritmia cardíaca chamada fibrilação atrial, que ocorre quando o coração não contrai por completo, gerando estagnação do sangue no órgão, que não "bate" adequadamente. A estagnação leva à formação de coágulos que podem se desprender do coração e chegar ao cérebro, provocando o AVC. Por isso, a maioria dos pacientes com fibrilação atrial precisa usar uma medicação que impede o sangue de coagular, deixando-o mais fino, prevenindo assim o derrame cerebral. A droga até então disponível para essa prevenção requer um controle laboratorial (exame de sangue) periódico e contínuo, além de adequação da dieta para não causar flutuações bruscas nos níveis do medicamento.

Durante o XXI Congresso Paraense de Cardiologia será promovido o Simpósio Satélite de Cardiologista Intervencionista, com um momento de prática. Direto da sala de cateterismo cardíaco, o implante de um stent coronariano (prótese que desobstrui artérias do coração sem necessidade de cirurgia aberta) será transmitido ao vivo aos congressistas.

Além dos cardiologistas paraenses, que realizarão os procedimentos ao vivo, o simpósio contará com palestra do cardiologista Marcelo Queiroga, da Paraíba, futuro presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Intervencionista. (Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário