Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Órgão emociona católicos

A Basílica Santuário lotou no último sábado: centenas de fiéis foram ao concerto para ouvir o órgão que estava parado há duas décadas e era reformado desde 2010. O espetáculo exigiu concentração dos artistas e não teve improvisação do instrumentista Paulo José Campos de Melo, presidente da Fundação Carlos Gomes (FGC), que fez abertura com a soprano Patrícia Oliveira e o tenor Tiago Costa. O instrumento estará presente nas celebrações especiais.

As peças tocadas eram sacras e populares do cancioneiro mariano, como "Lírio Mimoso", e foi seguido à risca o que foi ensaiado. "Nesse primeiro momento, nossa apresentação é mais técnica. O instrumento é muito sofisticado e mistura técnicas mecânicas (tradicionais) com eletrônicas, tem registros digitalizados. Pode ser tocado somente por quem tem curso de organista, pois exige conhecimento de mistura dos registros, tocar a pedaleira, dois teclados com sonoridades diferentes. Tem que ter estudo e treino para se familiarizar com ele. A técnica de tocar é diferente da do piano, porque o órgão não tem um pedal de sustento, tem só o tempo do toque e se tirar o dedo ele para. Não é fácil", revela Paulo de Melo. (Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário