Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 8 de outubro de 2011

Quatro procissões por terra e rio movimentam o sábado

Círio Fluvial no ano passado

Belém terá talvez seu sábado mais agitado durante todo o ano, por conta das quatro romarias, em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, que acontecem hoje. Antes de o sol nascer, a Romaria Rodoviária será o início da maratona de procissões marcadas para o dia de hoje. A última delas, a Trasladação, deve terminar já próximo do domingo, por volta das 23h. No total, a imagem de Nossa Senhora vai percorrer cerca de 48,5 quilômetros, até chegar à igreja da Sé, de onde partirá amanhã na grande procissão do Círio. O arcebispo metropolitano, dom Alberto Taveira e o bispo auxiliar, Teodoro Tavares, acompanharão todas as procissões de hoje e o Círio amanhã.

O trajeto das procissões inclui viagens por terra e rio: Romaria Rodoviária, Círio Fluvial, Motorromaria e Trasladação. Durante toda a noite de ontem, a imagem peregrina ficou exposta em um altar da igreja de Nossa Senhora das Graças, na praça Matriz de Ananindeua. Por volta das 5h30 deste sábado, um comboio levará a Santa até o trapiche de Icoaraci, em um trajeto previsto para terminar às 8h. A procissão é a segunda mais longa das 11 romarias e deverá parar nos pontos onde já estão marcadas homenagens e também onde houver manifestações não agendadas.

Meia hora depois, chega o momento de Nossa Senhora visitar a população ribeirinha da Amazônia, no Círio Fluvial, que vai navegar por 10 milhas náuticas, cerca de 18,5 quilômetros, na Baía do Guajará, entorno de Belém. A estimativa é que a imagem de Nossa Senhora desembarque na Escadinha do Cais do Porto às 11h30, duas horas e meia depois da saída de Icoaraci. Serão pelo menos 50 mil pessoas reunidas no Círio Fluvial, entre aqueles que estarão nos barcos e espectadores em terra firme, segundo estimativa da Diretoria da Festa e Dieese/PA (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). A romaria fluvial também contará com o arcebispo emérito, dom Vicente Zico.

Ao desembarcar na orla de Belém, a imagem de N. S. De Nazaré será recebida com honras de chefe de Estado, com presença do prefeito de Belém, Duciomar Costa. A imagem será retirada do navio Garnier Sampaio e é recebida com o cortejo da Cobra Grande, do Arraial do Pavulagem.

Paralelo ao cortejo, começa a homenagem de 16 mil motoqueiros ao Círio de Nazaré. Partindo da Escadinha, a Motorromaria será a quarta procissão do Círio deste ano, e tem como destino o Colégio Gentil Bittencourt, na avenida Nazaré. Serão apenas uma hora até o colégio, em um percurso de 2,4 quilômetros. (Amazônia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário