Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

No Planalto, Dilma recebe FH para jantar

Presidenta Dilma recebe os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Jimmy Carter e a ex-alta comissária da ONU para Direitos Humanos Mary Robinson.
A volta de Fernando Henrique Cardoso na noite de ontem (25) ao Palácio da Alvorada, nove anos depois de ter deixado a Presidência da República, deixou apreensivos petistas e tucanos.

Tentando disfarçar o desconforto diante da relação cada vez mais amistosa entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente, dirigentes do PT e do PSDB minimizaram o impacto político dessa convivência civilizada entre os dois, mas as brincadeiras e ironias de parte a parte revelavam que a proximidade não é encarada como algo tão normal assim.

Atendendo a um pedido de Fernando Henrique, Dilma recebeu, para um jantar no Alvorada, o grupo "The Elders" (que pode ser traduzido como "os anciãos"), formado por líderes mundiais engajados na promoção da paz e com uma agenda humanitária, criado pelo ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, em 2007. A presença de Fernando Henrique é mais um sinal da relação respeitosa entre Dilma e o principal líder da oposição.

Além do tucano, estavam presentes o arcebispo sul-africano Desmond Tutu; o ex-presidente norte-americano Jimmy Carter; Martti Ahtisaari, ex-presidente da Finlândia e Prêmio Nobel da Paz; Gro Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega; Mary Robinson, primeira mulher a assumir a presidência da Irlanda; Ela Bhatt, fundadora da associação das mulheres empreendedoras da Índia; e a princesa holandesa Mabel de Orange. Acompanhavam Dilma os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Helena Chagas (Comunicação) e o assessor especial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

A ida do ex-presidente ao Alvorada era o assunto do dia no Senado. - Quando soube que Fernando Henrique seria recebido por Dilma no Alvorada, fiquei pasmo. Só depois percebi que a presidente estaria recebendo um grupo. Portanto, é justificável, não há como criticar - admitiu o líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), estocando o antecessor de Dilma. - Trata-se de uma questão protocolar, que exige civilidade política. Está acima dos interesses meramente partidários. Não sei se o Lula pensa da mesma forma.

Líder do PT, o senador Humberto Costa (PE) elogiou a iniciativa de Dilma e afirmou que não há motivos para Lula ficar com ciúme de Fernando Henrique: - O bom relacionamento da presidente com ex-autoridades é bom para o Brasil e para a democracia. Além do mais, Lula sabe que o coração dela (presidente) é dele.

Já o senador Paulo Paim (PT-RS) admitiu que essa proximidade tem causado "frisson" em setores mais sectários do PT. E reagiu com bom humor ao ser indagado se o "namoro" acabaria em casamento: - Seria um fato inédito. Quem não iria gostar é o Lula. Além disso, um dos dois teria de abrir mão de disputar a Presidência em 2014.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), assegurou que não estava incomodado:- Fico feliz. A presidente tinha o dever de receber representantes de um organismo com ex-presidentes e expoentes da política. (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário