Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Busato tem 6 meses para resgatar o nome da OAB-PA

Temos que trabalhar para sair desta mídia negativa em um prazo máximo de seis meses. Viemos para trabalhar sem qualquer intervenção política ou acobertamento”, assegura o interventor da seção Pará da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), o advogado paranaense Roberto Busato, ex-presidente e atual membro do conselho federal da Ordem. Busato e mais quatro advogados que integram o conselho estadual foram nomeados para administrar a entidade desde o dia 23 de outubro, quando o conselho federal afastou, por 22 votos a quatro, a diretoria da OAB/PA, acusada de corrupção. Entre as irregularidades, a principal seria a falsificação da assinatura do então vice-presidente Evaldo Pinto para venda do terreno da subseção de Altamira.

A falsificação foi comprovada através de duas perícias encomendadas pela entidade. A falsificação teria sido realizada pela ex-assessora jurídica da Ordem, Cíntia Portilho.

Apesar de admitir que a missão que deve desempenhar até abril não é nada fácil, Roberto Busato afirma que a diretoria provisória vai olhar para frente e que os fatos ocorridos até o dia 23 de outubro serão objeto de análise do conselho federal e da Polícia federal, a quem cabe a investigação da falsificação de assinaturas. Busato admite que se ficar comprovado que o crime de falsificação, de fato, ocorreu, os advogados envolvidos poderão perder o registro e não poderão mais atuar na função.

Esta investigação administrativa caberá ao conselho estadual. Já a parte criminal caberá ao conselho federal e à PF. Neste caso, o conselho estadual escolhe de forma indireta os substitutos até o final do mandato em 2012. Mas, se ficar comprovado que não houve crime, segundo Busato, os acusados poderão recuperar seus cargos na OAB/PA e o processo será arquivado. “O momento é de desarmamento dos ânimos. Espero que tenha resistência. Sou amigos de todos e vou ouvir todos. Não tenho interesse em ser candidato aqui, por isso não vejo porque sofrer rejeição. Eu vim auxiliar voluntariamente”, assegura Busato, complementando que a finalidade é restabelecer as condições administrativas na OAB/PA.

PENTE FINO - Roberto Busato informa que na terça-feira, dia 8, às 17 horas, presidirá a primeira sessão do conselho estadual da entidade e o principal item da pauta será o debate do orçamento 2012, visando a estabelecer o valor da anuidade do advogado para o próximo ano. O orçamento 2012, prevê o estatuto da entidade, deve ser aprovado até o dia 10 deste mês.

Para isso, o interventor já requereu informações financeiras de todas as subseções. Será feito o levantamento geral de todas as finanças da instituição. Se for encontrado problema financeiro, a intenção, segundo Busato, é sanear. Mas, se houver irregularidades, a determinação é enviar para o conselho federal. “A situação aqui é muito complexa, mesmo entre os grupos antagônicos existem subgrupos. Mas, a OAB/PA é uma das mais tradicionais do País. Tenho certeza que esta situação passará”, almeja o paranaense. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário