Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

TSE conclui lacração dos sistemas eleitorais para plebiscito no Pará

Buscando garantir ainda mais segurança e transparência ao processo de votação durante o plebiscito sobre a separação do Pará, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu no início da noite desta quinta-feira a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais para o plebiscito, marcado para o dia 11 de dezembro.

Aberta ao público, que pôde acompanhar todos os procedimentos, a cerimônia foi encerrada com o armazenamento, na sala-cofre do TSE, dos programas eleitorais já assinados eletronicamente e lacrados fisicamente.

Pouco antes da cerimônia, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, explicou que este é um procedimento tradicional que ocorre antes das eleições, para mostrar a todas as partes interessadas que os softwares que serão utilizados na consulta popular são autenticados pelo Tribunal. "Este é mais um dos vários procedimentos de segurança que a Justiça Eleitoral adota no processo eleitoral", destacou.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que o Ministério Público compareceu ao evento "para testemunhar mais uma etapa desse processo de grande segurança, que é o processo eleitoral brasileiro, agora com vistas ao plebiscito no Estado do Pará".

O plebiscito do Pará tem a finalidade de consultar todos os eleitores paraenses acerca do desmembramento ou não do Estado para a criação de duas novas unidades da Federação: Tapajós e Carajás. No dia da consulta popular, os votantes deverão comparecer às suas respectivas seções eleitorais das 8h às 17h. Quem não comparecer terá de justificar a ausência nos 60 dias seguintes ao da votação.

O resultado da votação será encaminhado pela Justiça Eleitoral ao Congresso Nacional, que terá a palavra final sobre a criação ou não dos Estados. A criação dos Estados do Tapajós e Carajás depende da edição de lei complementar, conforme a Constituição Federal de 1988. (conjur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário